quarta-feira, setembro 27, 2006

A ressaca

Benfica/ Manchester United:
Declarações de Fernando Santos, no final do jogo,: “fizemos 45 minutos de grande qualidade”; declarações de Carlos Queirós : fizemos a nossa própria gestão de esforços, e resultou, porque os jogadores do Benfica, no segundo tempo, já não podiam com as pernas….pagaram a factura e viram como o figurino se alterava”. Esta é bem a imagem do jogo de ontem. O engenheiro já deveria saber que os jogos duram pelo menos 90 minutos. Entrou bem o Manchester, mas a partir dos 15 minutos e até final do primeiro tempo, foi superior o Benfica, embora a grande oportunidade de golo tenha sido de Saha, após remate de Cristiano Ronaldo, e defesa incompleta de Quim. O Benfica insistiu nos remates de longe, com Nuno Gomes a criar muito perigo num deles. Ao intervalo o engenheiro falou com os jogadores. Em má hora o fez, pois a segunda metade foi totalmente inversa. Melhorou muito a equipa inglesa, passando a dominar o meio campo , e jogando em contra ataques perigosos. Destaque absoluto para Cristiano Ronaldo- fez uma 2ª parte de alto nível, respondendo aos assobios dos adeptos benfiquistas, com uma exibição de gala. Após o golo de Saha, onde mais uma vez está Anderson incluído, os ingleses podiam ter aumentado o marcador, sendo que, num lance, Quim, defendeu por 3 vezes remates dos adversários.
A questão do apuramento está em aberto. Os escoceses que equipam à Sporting serão o segredo do apuramento, estando o Benfica obrigado a ganhar em casa e pontuar pelo menos fora.
Por fim destaco a questão climatérica em Lisboa. Dia quente, noite um pouco mais fresca, provocando ligeiras constipações em adeptos benfiquistas, munidos de lenços nas mãos, numa atitude meramente preventiva.
Arsenal/ FCPorto:
Um problema técnico em minha casa- TV Cabo deixou de funcionar, não me permitiu ver imagens do jogo. Apenas li as declarações dos intervenientes e acho que é consensual que a vitória inglesa é totalmente justa.
É minha convicção que os portitas não vão à 2ª fase da prova, sendo mesmo difícil irem à Taça UEFA, mas isso são contas para fazermos mais à frente.

35 comentários:

VermelhoNunca disse...

Faz muito bem. Aliás acho que mais se devem juntar à sua pessoa, e assim matar este agradável espaço.

Unknown disse...

Excelente análise ao jogo Benfica-"Manster" - como pronuncia o Imbecil - por parte do Snr. Co-Administrador Temporário.
Numa táctica suicida, o Benfica tentou marcar golos na 1ª parte do jogo, actuando sempre em pressing altíssimo e num ritmo elevadíssimo.
Tal empenho dos jogadores não surtiu efeitos práticos, pois que não foram criadas oportunidades de golo.
Como se esperava, os jogadores do Benfa deram o estouro no final da 1ª parte e na segunda metade até tiveram sorte, pois podiam ter sido goleados e ter aparecido o tal resultado histórico que o Administrador Rui Cunha vaticinava.

Quanto ao FCP, vi o resumo alargado na RTP1.
Pareceu-me que a equipa foi mal montada para o jogo - e é pena o boicote do ZEX, pois que era a pessoa ideal para se pronunciar sobre isso.
A introdução do Ricardo Costa no lugar de defesa esquerdo e a subida do Chec para o meio campo foi um desastre completo.
Na prática, o FCP jogou com 5 defesas (Bosingwa, Pepe, Bruno Alves, Ricardo Costa e Chec), apenas dois médios - Paulo Assunção e Lucho - e três avançados - Quaresma, Postiga e Andersen.
Defesas a mais, médios a menos e avançados desapoiados e mal colocados.
Postiga andou quase sempre na esquerda em vez de se manter à entrada da área;
Anderson tinha de vir buscar jogo a trás e aparecer na área;
Quaresma encostado às linhas mas longe do Quaresma da época passada.
Lucho também fora de forma.
Com este quadro, o Arsenal fez o que quis do FCP.

Penso que o dedo de Jesualdo Ferreira começa a fazer-se sentir.
Parece-me ter mostrado receio do Arsenal reforçando a defesa e retirando jogadores ao criativo meio campo do FCP e ao perigoso sector atacante - seus pontos fortes a época passada.
O Jesualdo deve julgar que ainda está a treinar o Braga.
O facto de Bruno Alves (!?!?!) ter sido considerado o melhor jogador do FCP pela Bola diz tudo do que foi a equipa portista.

Vermelho disse...

amigos:
como sabem, estive, ontem, na Luz, na companhia de Samsalameh, Sh cala-te e Cavungi.
Não fôra o convívio e a oportunidade de conhecer o cavungi e a minha ida a Lisboa ter-se-ía saldado por uma desilusão completa.
Se a criação deste blog me trouxe algumas satisfações, a oportunidade de conhecer o caungi foi, certamente, uma delas.
O "Imbecil" provou, uma vez mais, não ser treinador para o Benfica.
Ontem, pura e simplesmente, a derrota deve-se em larga medida à sua acção.
Ao tirar Karagounis matou a equipa.
Retirou o único condutor de jogo, o único homem capaz de estender o jogo ofensivo do benfica até ao meio-campo contrário.
Por outro lado, ao tirar Paulo Jorge incorreu num outro erro, qual seja despovoar a ala direita do ataque, contribuindo para o afunilar do processo ofensivo.
Como Alcides nunca subiu pelo seu corredor, criou-se um vazio na direita que só beneficiou um Heinze muito, mas muito lento e duro de rins.
Começou melhor o Manchester, mas, tal como refere o co-administrador, a partir do quarto de hora, o Benfica assenhoreou-se da partida, dominando e controlando o jogo.
Sempre que pressionou alto, o Benfica criou problemas ao desenvolvimento do processo ofensivo do Manchester, recuperando muitas bolas em zonas avançadas do terreno.
é certo que tal domínio foi pouco mais do que estéril, pois que apenas em remates de meia distância os jogadores benfiquistas lograram alvejar a baliza de Van der Saar.
Neste período, o benfica construiu a sua melhor ocasião de golo e os seus melhores momentos no jogo.
Na segunda metade, o Manchester voltou a entrar melhor no jogo e num lance de puro contra-ataque chegou ao golo.
Anderson não está isento de culpas, pois que concedeu demasiado espaço a Saha, permitindo-lhe preparar e direccionar o remate.
aliás, não fôra o toque da bola em anderson e não teria sido golo.
Logo após, o descalabro.
o "Imbecil" decide mexer na equipa e oferece a vitória ao Manchester.
Tira Karagounis e em seguida Paulo Jorge e a equipa do Benfica deixou de existir ofensivamente.
o seu futebol que já havia sido pouco mais do que estereotipado, passou a assentar exclusivamente em lançamentos longos de Luisão para as alas.
Como na direita não estava ninguém e na esquerda também não, ou melhor, estava o Simão mas vai dar ao mesmo, tal a sua inoperância, o processo ofensivo morria invariavelmente fora das quatro linhas ou nos pés dos defesas ingleses.
Para piorar, o "Imbecil" fez entrar Mantorras.
O homem entrou a coxear e saiu a coxear.
A condição de Mantorras não dá para estes jogos. talvez, nem para jogar futebol de alta competição...
A não convocação de Kikin é um mistério, que alguém, um dia, desvenderá.
O Benfica perdeu mais por culpa da inépcia e da incompetência do "Imbecil" do que pela valia ou superioridade do Manchester.
O Manchester não fez um jogo por aí além.
aliás, sempre que pressionados, os seus jogadores viveram momentos de absoluto pânico, despachando a bola para onde estavam virados.
Com excepção de Ronaldo e Saha, todos os restantes exibiram-se a um nível muito baixo.
Rooney, então, exibiu-se em plano sofrível.
Na segunda metade, a exibição do Manchester subiu um pouco de qualidade, mas mais fruto das alterações verificadas no Benfica do que por mérito próprio.
Apenas quando a pressão benfiquista desapareceu, os jogadores do Manchester conseguiram melhorar a sua produção e ainda assim ligeiramente.
em suma, um jogo que o Benfica podia e devia ter ganho ou, pelo menos, não ter perdido, mas em que a absoluta incompetência do "Imbecil" provocou a derrota.
Uma nota final para a péssima forma física que alguns jogadores do Benfica evidenciam.
Léo, Petit, Simão e Nuno Gomes não conseguem fazer uma mudança de velocidade que seja, para além de durarem pouco mais do que 45 minutos.
Aqui também o "Imbecil" tem responsabilidades, pois que aceitou um preparador físico sem experiência e sem provas dadas.
Todos sabemos o porquê da sua contratação...
abraço.

Vermelho disse...

amigo carlos:
eu estive lá e não vi qualquer ritmo elevadíssimo, antes pelo contrário.
o queiroz deve ter visto outro jogo.
é verdade que o benfica pressionou alto, mas só a espaços.
nunca o jogo foi jogado a ritmo alto, apenas moderado.
aliás, se o benfica tivesse jogado com um pouco mais de velocidade teria, certamente, vencido o Manchester.
abraço.

Vermelho disse...

amigo nunca:
o amigo zex está, apenas, um pouco abalado, mas isso passa-lhe.
estou convicto que alguém que como ele se empenhou a fundo na divulgação deste nosso espaço jamais o deixaria morrer.
abraço.

Vermelho disse...

amigos:
não vi o jogo do porto, mas parece-me que a mentalidade tão típica dos treinadores portugueses fez-se notar.
tirar um avançado e meter mais um defesa é tributário da nossa melhor escola temerosa de encarar os embates internacionais.
abraço.

Vermelho disse...

amigo carlos:
na realidade, o manster marcou um golo e nós não.
este manster, na realidade, parece-me melhor do que o do ano passado.
dantes assobiava-se, agora, na realidade, exibem-se lenços brancos.
na realidade, sou uma besta quadrada, que de futebol pouco percebo e que, na realidade, tenho que estar agradecido aos meus amigos ventoinha e veiga pelo emprego que me deram.
na realidade, eu devia ir-me embora depressa, mas, na realidade, o dinheiro faz-me falta.
e ao rosário, na realidade, ainda mais.
abraço

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, isso está mesmo a doer um pouco... . O que vale é que vem aí o professor Neca na próxima jornada, para bem dos que não são do seu clube, pois normalmente o Benfica ganhará e Santos continuará.

Unknown disse...

Amigo Vermelho:
Na realidade, e visto o jogo pela televisão, pareceu-me que os jogadores do Benfica jogaram, na realidade, a um ritmo muito alto na 1ª parte, pressionando logo os ingleses, na realidade, no seu próprio meio campo.
Mas ao vivo, na realidade, a percepção do jogo é bem diferente, e, na realdiade, admito ter ficado também sugestionado pelos comentários do treinador adjunto do Manster.
Mas é tudo normal, os lenços brancos, na realidade, são normais, principalmente para quem anda constipado.

O que irrita no Imbecil - já me irritava no tempo em que esteve no SCP - é aquele ar e aquele discurso de normalidade em qualquer situação e a respeito de qualquer assunto.

Vermelho disse...

amigo nunca:
claro que sim, o que assisti ontem foi mau de mais para ser verdade.
já não podia com o homem, mas hoje nem ver aquela cara de rezingão da branca de neve suporto.
estou como o cavungi, por muito que me custe, espero que o grande neca me possa proporcionar a suprema alegria do despedimento do "Imbecil".
abraço.

Vermelho disse...

amigo vermelho sempre:
já viste o que poupaste?
sorte a tua que o trabalho não te permitiu vires à Luz.
não me deixaram entrar com o lençol, questões de segurança disseram.

amigo carlos:
acredita que a anormalidade do "Imbecil" é directamente proporcional àquele ar e àquele discurso de normalidade em qualquer situação e a respeito de qualquer assunto que debita.
abraço.

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
Previa-se o pior mas o resultado ultrapassou todas as previsões.Com Koeman estávamos á beira do precipicio, com o Imbecil demos um passo em frente.
No Xadrez ficou célebre uma jogada dum mestre Norte Americano que numa final do campeonato do mundo deu a sua rainha a "comer",para duas jogadas depois dar o xeque-Mate.
Por isso, Força Prof. Neca.Forca Imbecil.
Graças a deus não tive a oportunidade de ver o jogo do FC Porto treinado pelo Prof de sessenta e tal anos e que nunca ganhou nada, porque estava no santuário a ver o jogo do Manster, na companhia do Vermelho, Samsa e Shcala-te.Só mesmo a companhia destes fez com a derrota fosse um pouco atenuada.Foi uma oportunidade única, que guardarei no meu baú das boas recordações.
Bem hajam.

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Ontem não me apercebi logo, que a preparação fisica da nossa gloriosa equipe estava tão má.De facto esta "equipe técnica" é apenas um grupo de amigos que se juntaram para treinar uns rapazitos.Nem para o campeonato do Inatel servem!Quem é Bruno Moura?
Preparador fisico???? do SL Benfica.Não.É filho do Rodolfo Moura, fisoterapeuta do SL Benfica, afilhado de Veiga, amigo do Homem-k-Rouba-Moedas-ao-Elefante.Estamos entregues á bicharada.
Afinal aqueles lenços brancos que vimos,são normais.Aliás Zé Mourinho como ganha sempre também costuma ver lenços brancos.É normal.

Vermelho disse...

amigo cavungi:
faço minhas as tuas palavras.
espero que tenhamos oportunidade de repetir o nosso encontro de ontem.
foi mesmo a única coisa boa do jogo.
abraço.

Mestrecavungi disse...

A falta de liderança do Imbecil, vê-se na altura das substituições.Ontem quem saiu, primeiro Karagounis, depois Paulo Jorge, deixaram o imbecil de mão estendida.Já em Paços Manú foi "acalmado" por katsuoranis e Miguelito na altura da substituição e o Imbecil levou-o até às cabines.Isto é inadmissivel numa equipe profissional.Quem é Paulo Jorge?.Para além de precisar de um avisita urgente ao cabeleireiro, quem é Paulo Jorge?E Manú?.Que estatuto têm?Se assim é, que podemos esperar de Sinão, Nuno Golos ou Rui Mialgia Costa.Fazem como Fábio Rochemback fez ao saudoso Zé Peseiro?Ou batem-lhe apenas?Esta última parte agrada-me mais.

VermelhoNunca disse...

Amigo Cavungi, você está mesmo em pulgas. Quer ir a minha casa ver o Sporting? Pelas 17h00 abandono o local de emprego...

Vermelho disse...

amigo cavungi:
espero que açoitem o Imbecil ou melhor que o sodomizem com um varapau ou uma sequóia.
abraço.

Mestrecavungi disse...

Será que se o sodomizassem ele mantinha aquela cara de zangão?Ou faria um sorrizinho maroto?

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca.
Agradeço sinceramente o seu amável convite, mas hoje tenho mesmo que trabalhar!

Unknown disse...

O Imbecil é um treinador mediano, ao nível de um Carlos Carvalhal ou de um Carlos Manuel, que teve a sorte de ir para o FCP e de ganhar um campeonato com uma equipa já formada onde pontificavam Jardéis, Drulovics e companhias, com a qual até eu era campeão.
Logo a seguir conseguiu perder o campeonato com a mesma equipa, nomeadamente com o Jardel e foi despachado para a Grécia pelo Pinto da Costa.
Passou - infelizmente - pelo SCP de onde onde foi despedido pelo telefone e regressou a esse fantástico campeonato que é o grego.
E chega assim ao Benfica, onde pretendeu impor a tática do losango que depois de levar várias abadas alterou para uma espécie de 4-3-3.
Só me custa a perceber como é que os benfiquistas demoraram tanto a reagir.

Vermelho disse...

amigo cavungi:
aposto num sorrizinho maroto, acompanhado de um gemido clamando por mais.
abraço.

Unknown disse...

Mas também é preciso ver o seguinte:
O Benfica tem tido ultimamente vários treinadores que são constantemente criticados e acenados com lenços brancos.
TRapattoni e Koeman também tiveram inícios de campeonato complicados e viram os lenços brancos ao fim das primeiras jornadas.

Provavelmente o problema não estará no treinador.

Vermelho disse...

será que o insulto se dirigia ao Imbecil?
"A comunidade gay inglesa exige que Paul Scholes apresente um pedido de desculpas, depois de um alegado comentário homofóbico feito esta terça-feira, no jogo da Liga dos Campeões com o Benfica.
Tudo aconteceu logo aos dez minutos de jogo. O médio do Manchester United cometeu uma falta sobre Petit e foi admoestado com o cartão amarelo pelo árbitro belga Frank de Bleeckere. Terá sido então que Scholes soltou a expressão «fucking poof».
O comentário não agradou aos gays ingleses, que não só exigem um pedido de desculpas do jogador, como pretendem que a UEFA actue contra estes casos da mesma forma que faz com o racismo.
«Os comentários homofóbicos são tão inaceitáveis quanto os racistas. É chocante que a UEFA não tenha agido face ao comentário do Scholes. Se tivesse sido um comentário racista, a UEFA ou a federação inglesa agiam logo disciplinarmente. Exigimos que o Paul Scholes peça desculpa», disse o activista Peter Tatchell."
abraço.

Mestrecavungi disse...

Amigo Carlos,
Tudo isso é verdade.Não esquecer porém que quando treinou o Panathinaikos (O maior clube grego), conseguiu perder três jogos consecutivos.Foi despedido á quarta jornada.No 2º ano de FCP conseguiu perder 6! Seis! jogos consecutivos fora das Antas.No último ano de FCP conseguiu ser o unico treinador do mundo a perder um campeonato para o Boavista de Jaime Pacheco.
O problema actual do SL Benfica não é só culpa do Imbecil.Mas dos lenços é que não é.

Mestrecavungi disse...

Alguém poderá informar-me onde poderei encontrar um Busto do Mantorras em marfim branco?.Tenho um amigo que também queria um para pôr na sua sala.

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
o Boicote, ou Arrufo de Zex não passará de um subterfúgio para fugir ao doloroso comentário da derrota da sua equipe em Londres?

VermelhoNunca disse...

Não sei amigo Cavungi, mas parece birra de menino mimado...

Unknown disse...

Amigo Cavungi:
Será mais fácil encontrar um busto do Imbecil em pau-preto.

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Peter Tatchell é um suaço.Esta mania das minorias em imporem as suas "leis" é completamente irritante.É a ditatura das minorias.
Então agora quando o SC Portugal jogar na luz, já não se pode chamar Preto Paneleiro ao Liedson?

VermelhoNunca disse...

Amigo Cavungi, o vosso "ódio" pelo Liedson é comprensível...

Unknown disse...

Para o Peter Tatchell, preto pode. Paneleiro é que não.
Por mim, pode chamar isso e muito mais.
É sinal que meteu um golo.

Mestrecavungi disse...

Amigo Small,
As suas saudações foram entregues em "mão" aos condóminos.

Mestrecavungi disse...

São 17h e 40m.telefone-me um amigo que me diz: Pronto.Uma já está.Já estão a levar.
Vou mais tranquilo para casa depois de um intenso dia de trabalho.

Unknown disse...

Caro Cavungi:
São 21h42m.
Spartak 1; SCP 1.
Está tranquilo?
Acha que vai conseguir dormir?

VermelhoNunca disse...

Tenha uma boa noite de pesadelos, amigo Cavungi