sexta-feira, outubro 27, 2006

Antevisão da Jornada do Próximo Fim de Semana

Amanhã, joga-se o segundo clássico da temporada.
A música foi a mesma em semana de clássico. Acusações atrás de acusações com o povo a rir, a aplaudir e a pagar...
Como disse, ontem, Fernando Santos: “Para o Benfica não é decisivo mas é importante. Não é nos jogos entre os chamados grandes que se definem os campeões. Se assim fosse, o ano passado a classificação teria sido ao contrário. Entre os três grandes, o que fez mais pontos foi o Sporting e o Porto foi o que fez menos de todos”.
Eu digo mais – para o FCPorto, também, não é decisivo mas é, igualmente importante.
Numa altura em que as duas equipas estão separadas na classificação por três pontos, embora o Benfica tenha um jogo em atraso, o clássico desta semana não vai decidir absolutamente nada. Mas, já se sabe, este não é um jogo qualquer e para as duas equipas é uma questão de honra ganhar seja em que circunstâncias fôr.
Naquele que será o terceiro clássico disputado no Estádio do Dragão, o Benfica irá procurar manter a invencibilidade neste estádio.
O último clássico no Estádio do Dragão ficou marcado pelo facto do Benfica ter terminado com 14 anos de jejum de vitórias no terreno do FC Porto – o Benfica não vencia no estádio dos portistas desde 1990/91, ano em que César Brito deu a vitória ao clube da Luz com um bis.
Na temporada passada, também um bis, desta feita de Nuno Gomes valeu o triunfo à equipa então comandada por Ronald Koeman.
De lá para cá, pouca coisa mudou no plantel do Benfica - dos 18 jogadores que fizeram parte da lista de convocados do técnico holandês, 14 continuam a fazer parte do plantel benfiquista e sete deles devem mesmo repetir a titularidade.
Quim, Nélson, Luisão, Léo, Petit, Simão e Nuno Gomes iniciaram o confronto com os portistas e são fortes candidatos a manter esse estatuto amanhã.
Aliás, apenas um dos titulares já não integra o plantel, qual seja Manuel Fernandes.
O Benfica desloca-se ao Dragão privado, entre outros, de Miccoli, o que abre a discussão em torno do sistema táctico que Fernando Santos irá adoptar.
O italiano até foi titular na época passada no Dragão, mas não teve influência no claro triunfo das águias, por 2-0, uma vez que foi substituído prematuramente, aos 15 minutos, devido a uma lesão muscular, tendo os golos surgido apenas na segunda parte.
Fernando Santos não prima, propriamente, pela audácia, mas, ainda assim, penso que não irá alterar o modelo em que o Benfica tem actuado.
Ao que tudo indica, Fernando Santos irá manter o 4-4-2, com o meio-campo em losango, o que, desde logo, lhe permite obter uma vantagem importante – superioridade numérica a meio-campo, sector que quem conquista, por norma, vence a partida.
Assim, não abdicará de jogar com dois avançados – Nuno Gomes e Kikin – actuando Simão nas costas destes, como vértice mais avançado do losango.
Kikin Fonseca foi a contratação mais cara do Benfica esta época, mas, até ao momento, ainda não conseguiu justificar o investimento, revelando dificuldades em conquistar um lugar na equipa encarnada.
Kikin foi titular apenas uma vez, frente ao Nacional da Madeira, na terceira jornada da Liga, tendo actuado durante 78 minutos.
O avançado mexicano ainda não marcou qualquer golo e nas poucas oportunidades que tem merecido nada fez de significativo para justificar mais tempo de jogo.
Com excepção da substituição de Miccoli por Kikin, na defesa e meio-campo, Fernando Santos irá manter a estrutura da equipa que derrotou o Estrela.
Assim sendo, Quim irá manter-se como dono da baliza e à sua frente o quarteto defensivo será composto por Nélson, Luisão, Ricardo Rocha e Léo.
A mesma situação verifica-se no meio-campo, mantendo-se o losango utilizado nos últimos dois jogos e composto por Petit, Katsouranis, Nuno Assis e Simão.
Deste modo, Petit, irá surgir como habitualmente no vértice inferior, Katsouranis ligeiramente à frente sobre a direita, Nuno Assis no lado esquerdo, actuando Simão atrás dos avançados.
Apostando nesta estrutura, Fernando Santos trilhará o mesmo caminho de Koeman, que o ano passado, também, optou por um esquema contemplando dois avançados.
Não podendo contar com os médios Karagounis e Rui Costa, que continuam a recuperar de lesões, Fernando Santos não deverá mexer nesta estrutura, pese embora não seja de desconsiderar a hipótese de Karyaka ser chamado à titularidade, o que, inevitavelmente, importaria uma alteração sistémica.
Jogando Karyaka, o sacrificado seria Kikin, actuando a equipa num sistema próximo do 4x1x4x1, ou seja, com Petit declaradamente na zona da meia-lua da grande área, surgindo à frente deste um quarteto composto por Katsouranis, Karyaka, Nuno Assis e Simão, sendo certo que Simão disporia de liberdade para deambular por toda a frente de ataque no apoio a Nuno Gomes.
Uma outra possibilidade desenhou-se a partir da reintegração em pleno de Paulo Jorge, a saber o regresso ao 4x3x3, com Petit, Katsouranis e Assis no meio-campo, Simão e Paulo Jorge nas alas e Nuno Gomes no centro.
No que concerne ao processo defensivo, não é expectável que Fernando Santos contemple uma marcação especial sobre Anderson.
O treinador do Benfica nunca foi defensor desse recurso táctico, por regra optando por uma marcação à zona.
Aliás, frente ao Manchester United, Santos manteve-se fiel à marcação zonal.
Veremos se a equipa se consegue libertar da obsessão de jogar para pressionar, optando, ao invés, por pressionar para jogar.
Poucas dúvidas existem sobre o onze a apresentar por Jesualdo Ferreira.
Após a ausência de Anderson na deslocação a Alvalade, o técnico do F.C. Porto já terá à sua disposição o jovem brasileiro, daí que, muito naturalmente, o esquerdino faça parte da equipa inicial.
Em Alvalade, notou-se a falta da irreverência, das mudanças de velocidade e das fintas do brasileiro.
O «sacrificado» será, ao que tudo indica, Paulo Assunção, pois Raul Meireles e Lucho Gonzalez estão de pedra e cal no meio-campo portista.
Dessa forma, Meireles recuará para a posição de trinco, ocupada por Assunção em Alvalade, permanecendo o argentino como médio de transição.
À frente deles, liberdade quase total para Anderson.
Será um desenho em tudo semelhante ao utilizado por Jesualdo Ferreira na segunda parte do jogo com o Sporting, sendo que nessa ocasião Jorginho fez o papel de Anderson.
Assim, uma vez mais, Paulo Assunção vai regressar ao banco de suplentes.
O médio brasileiro foi um dos jogadores mais preponderantes na temporada transacta, nomeadamente com a implementação do 3x4x3 por Co Adriaanse, mas esta época tem vindo a perder influência na equipa.
Na verdade, Paulo Assunção ainda não se conseguiu adaptar a esta nova forma de jogar do FC Porto, que exige menos do físico e mais da componente técnica, sobretudo ao nível do passe e da recepção.
O estilo de jogo implementado por Jesualdo Ferreira é mais apoiado, de toque curto, e o brasileiro tem revelado algumas insuficiências nestes aspectos, precisamente por ter de passar mais tempo com a bola nos pés comparativamente com o que acontecia o ano passado, com a filosofia de Co Adriaanse.
Na baliza e na defesa, tudo igual: Helton, Jorge Fucile, Pepe, Bruno Alves e Marek Ceck.
Bosingwa, ultrapassado que foi o castigo interno, já treina normalmente mas não é crível que Jesualdo abdique de Fucile, até porque o uruguaio deixou indicações positivas diante do Hamburgo e do Sporting.
No trio ofensivo, Hélder Postiga é uma certeza na posição de ponta-de-lança, tal como Ricardo Quaresma para uma das alas.
O outro extremo deverá continuar a ser Lisandro Lopez, embora aqui subsistam algumas dúvidas, pois Jesualdo tem muitas outras opções em lista de espera, nomeadamente Alan, Jorginho, Vieirinha, Tarik e Diogo Valente.
Contudo, para já, o avançado argentino parece levar vantagem.
Resumindo, a equipa inicial que o F.C. Porto apresentará no clássico de amanhã será a seguinte: Helton; Fucile, Pepe, Bruno Alves e Marek Cech; Raul Meireles, Lucho e Anderson; Quaresma, Postiga e Lisandro.
Estou certo que o Porto entrará em campo imbuído de uma atitude bem diferente da evidenciada em Alvalade.
O temor de Alvalade deverá dar lugar a uma postura bem mais destemida.
Espero ver no Dragão um grande jogo de futebol, com duas das melhores equipas portuguesas e golos, muitos golos.
E espero que se mantenha a tradição do Benfica nas deslocações ao dragão…
Na deslocação a Aveiro, o Sporting só não ganhará se não quiser, tal a diferença de valores entre as equipas.
Na deslocação a Leiria, espero que a Briosa mantenha a tradição e vença.

26 comentários:

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Antes de mais, quero agradecer-te as tuas palavras de ontem.Só hoje o posso fazer.´
Bem Hajas.

Unknown disse...

A cara do Petit logo de manhã não, por favor.

Mestrecavungi disse...

Quanto ao jogo no Dragão, penso que o Imbecil vai reforçar o meio-campo.A tactica preferida dos treinadores portugueses de insucesso.
Assim entra Karyaka ou até mesmo Beto.
Kikin é avançado e pode até marcar golos.Não serve.
Depois de termos quebrado o inguiço dos 14 anos, penso que a alma é outra.
Já vamos em duas épocas sem perder no Porto e o Dragão nunca viu o FCP ganhar ao SLB.
Que assim continue.
O SCP vai ganhar por um golo ao B-Mar.
Inácio vai uma vez mais "fazer o jeito" ao seu clube do coração, como quando treinava o Guimarães e levou 5! em Alvalade porque foi lá jogar com três centrais.
Quando joga com o SLB Inácio até espuma da boca e a sua mãe cospe na televisão.
è tudo gente finissima esta lagartagem.
Pelos meus novos amigos de Coimbra espero que a Briosa ganhe na terra de Bartolas.

Mestrecavungi disse...

Amigo Carlos,
Concordo contigo, O Péti logo de manhã e duro.Este ar de débil mental assusta.
Mas peço-te que uses a tua influência clubistica e peças ao Sr Sacristão Mínimo que se deixe de duplas personalidades e se assuma.
Que Mínimo saia do armário.
Que Mínimo Solte a franga, e se deixe de egos e alter egos.

VermelhoNunca disse...

É verdade que eu dentro desta casa disse que eu não iria ao Estádio do Dragão, mas fiquem sabendo que vou lá estar, no camarote presidencial, porque nunca deixei de acompanhar a equipa técnica e os jogadores. Não faria sentido não ir...
E no Bessa, como foi? Acompanhou a equipa?

Unknown disse...

De certeza que vou estar no camarote presidencial, disse Filipe Vieira.
Não sei se irá.
Não sei como é regulado oa cesos ao camarote presidencial, mas para lá não vão só os convidados da direcção do clube da casa?
Alguém me elucide, por favor.
De qualquer forma, Filipe Vieira é sócio do FCP.
Por isso, se quisesse ir ao Dragão, bastava-lhe comprar o bilhete a que o seu cartão de sócio dá direito.

Unknown disse...

Snr. Administrador:

Na sua excelente antevisão da jornada (mais uma), refere que:

"Naquele que será o terceiro clássico disputado no Estádio do Dragão, o Benfica irá procurar manter a invencibilidade neste estádio."

O ano passado sei que o Benfica ganhou por 2-0 no jogo que disputou no Dragão.
Podia-me dizer quais os resultados dos outros dois jogos que o Benfica efectuou no Dragão?
Não me recordo.
Presumo que terão sido dois empates perante o que refere que o Benfica irá procurar manter a invencibilidade.

Vermelho disse...

amigo carlos:
os presidentes e comitiva têm direito de acesso a um camarote no estádios que os seus clubes visitam.
abraço.

Unknown disse...

Corrijo:
Qual o resultado do Benfica no outro jogo - e não nos outros dois jogos - que já efectuou no Dragão?

Vermelho disse...

amigo Carlos:
só houve mais um jogo, que se saldou por um empate a uma bola, com golos de McCarthy e Geovanni.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Pinto da Cosra não será um bandido seguramente, pois Cabeçudo disse que todos ficariam a saber quem são os bandidos, quando ele não estivesse presente nos jogos em causa.

Unknown disse...

Dois jogos parece-me ainda curto para se poder falar em tradição.
De qualquer modo, é também meu desejo, em termos de campeonato e pensando no meu SCP, que o Benfica não perca no Dragão.
Um empate seria para mim o resultado ideal, pois que ambos perdiam pontos em relação ao SCP - e caso o SCP ganhe, efectivamente, em Aveiro.
Uma vitória do Benfica também era, para mim, um resultado positivo.
O Porto perdia o terceiro jogo esta época e sofria inegável abalo psicológico.
Por outro lado, o Benfica pouco ganahria em termos psicológicos, pois que tem-se revelado uma equipa tão inconstante que essa vitória mais não seria do que o fruto dessa inconstância e não sinal de qualquer consolidação da equipa.
Uma vitória do Porto é que seria negativo para mim.
Daria grande ânimo aos portistas, que sairam de Alvalade sem perderem e levavam agora de vencida o outro concorrente directo ao título.
E mantinham-se na frente do campeonato.

Importa, porém, e acima de tudo, que o SCP ganhe, de preferência com muitos golos.

Vermelho disse...

amigo nunca:
também não vale a pena deturpar as coisas.
o que o ventoínhas disse foi que não se sentaria ao lado de bandidos e impostores.
ora, como o camarote onde se vai sentar dista alguma coisa daquele em que P.C. vai ficar, não vai estar, certamente, ao seu lado.
abraço.

p.s. isto são tretas para "empâte les bourgeois".
abraço.

Unknown disse...

P*** que p*** o minúsculo!

Mestrecavungi disse...

Infelizmente não vou poder ver o jogo em directo, já que a minha sócia comprou à cerca de um mês atrás, bilhetes para o teatro.
Agora, só me falta ter um filho nos escoteiros...

Mestrecavungi disse...

Escuteiros

Mestrecavungi disse...

Peço desculpa: Escuteiros.Com U.

VermelhoNunca disse...

Cavungi, e há não à!
Abraço

VermelhoNunca disse...

Referia-me a esta parte do seu comentário..." já que a minha sócia comprou à cerca de um "

VermelhoNunca disse...

Referia-me a esta parte do seu comentário..." já que a minha sócia comprou à cerca de um "

Unknown disse...

$%&*###*$$$%#&"**"&#%$$"$#%$$#&&$%#**"==#*$)(&$$*%**#"!"&&#%$$**##**"#*$%*$**&%%*$*##$""*"*"$#*"*********"*#"$$"$"$"$*Q#$%*Q#%*#%*#$Q"&%"$"#*$"$*"$*"$*"$*"$*
para o Petit!!!!!!!!!!!!!!!

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, coloquei-lhe uma questão na Liga dos Astros, se for possível responda-me, por favor.

Unknown disse...

VADE RECTRO SATANÁS!!!!
SAFA!

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
Há.Cada vez escrevo pior.

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
Há.Cada vez escrevo pior.

vermelhosempre disse...

Que pasa... o sr Vermelho está doente, hoje não há comentários nem Posts???