Escola de Peneiras
Dando de barato, que a escola de formação do SCP é a melhor do pais, e quiçá, uma das melhores da europa, importa perceber as raízes do seu pseudo-sucesso.
O Sporting é, e sempre foi, um clube pobre. Falído. De gente bem vestida,bem falante e cheios de pose, mas que não têm dinheiro para “mandar cantar um cego”.
Uma vertente repúblicana dos aristocratas falidos, de meados do século XX.
Os mesmos que, durante mais de três decadas fugiram impunemente ao pagamento de impostos, mas que hoje , são impolutos pagadores dos mesmos.
Género:”Nós somos um clube sério!”
Quando não se riem, são.
Ora aqui começa a “aposta” nos jovens.
Como não têm capacidade financeira para adquirir jogadores já amadurecidos, têm que “apostar” nos jovens da formação.
No entanto, o que nos diz a história recente?
Que a formação do Sporting tem um exelente marketing e uma boa imprensa.
Quantos grandes jogadores, de categoria internacional, produziu a formação do Sporting? Três! Paulo Futre, Luis Figo e Cristiano Ronaldo.
E estes, só conseguiram dimensão extra, quando sairam do clube.
Acrescente-se Ricardo Quaresma e Simão Sabrosa, jogadores acima da média, e temos o resultado da “aposta” nos jovens.
De resto, só têm produzido jogadores razoáveis para consumo interno, mas que, quando são transferidos para outros campeonatos mais competitivos, são invariavelmente titulares indiscutíveis das bancadas dos estádios dos clubes que os contratam. Ou então são emprestados a clubes nacionais que lutam pela sobrevivência e caiem no esquecimento.
Os que ficam no clube, agoniam.
Sem terem tanta e tão “boa” tradição na formação, o Benfica e o FC Porto, produziram nos últimos vinte anos, pelo menos sete jogadores de nível mundial.
O Benfica com Rui Costa, Maniche e Paulo Sousa, e o FC Porto com Vitor Baía, Ricardo Carvalho, Sérgio Conceição e Fernando Couto.Todos com vários títulos nacionais e internacionais.
É a aposta na qualidade em detrimento da quantidade.O marketing nem sempre, resolve tudo.
Mas a penúria financeira do Sporting, nota-se também, na insuficiência de recursos humanos noutros sectores do clube. A falta de um cabeleireiro decente, por exemplo.
Quem não se lembra do mítico penteado de Luis Figo, ao jeito de uma abóbora-menina?
Um problema que se arrasta até hoje. Quem afinal, trata do cabelo do Paulo Bento?
Porque será que, quase todos as “jovens apostas” da formação do Sporting, desde Jorge Cadete a Lima, passando por Mourato, Litos, Djaló ou Varela têm penteados ridiculos?
Será que no Projecto do Dr. Roquete, não há lugar para um terapêuta capilar?
A estas e a outras questões, voltarei numa próxima oportunidade.
Casquinada da Semana: “Parece-me incrível depois de tudo o que Nani tem feito e do grande jogador que se tem revelado que comece agora a ser assobiado... Os adeptos do SCP são mesmo assim, verdadeiros suicidas...”
Carlos in redvermelho.blogspot.com 23/10/06
31 comentários:
Mau, muito mau. Artigo de alguém que não sabe o que dizer, e prefere lançar disparates. Com tempo, que não disponho agora, responderei de modo a desmascarar este artigo sem nexo nenhum.
O artigo do Cavungi - condómino que aprendi a apreciar - é interessante e mostra-se bem redigido.
Aborda um tema bastante actual - a formação de jogadores - e tem a necessária dose de humor, com as referências ao cabeleireiro do SCP e ao Maniche como um exemplo do produto da formação do Benfica.
Ficamos a saber que, ao contrário do que sucede com os jogadores do SCP, os do Benfica - no caso o Rui Costa, o Maniche e o Paulo Sousa - ganharam dimensão ainda enquanto jogadores do clube da Luz.
Estou totalmente de acordo, principalmente no que ao Maniche se refere.
Esqueceu-se, porém de citar o Chalana como um exemplo da formação do Benfica, o que não deixa de ser uma falha imperdoável.
No mais, só me resta dar-lhe os parabéns por este (mais um)brilhante artigo, a que não falta a frase para "casquinada da semana" - no caso uma frase minha, o que muito me orgulha.
Parabéns, Cavungi.
Amigo Carlos, o artigo do condómino Cavungi aborda diversos temas, e esse, para mim., é que é o problema. Se queria falar da formação do Sporting que abordasse esse tema. Agora mistura formação, com fuga aos impostos, com ofensas aos sportinguistas, com aspectos de beleza pessoal, enfim, uma tristeza.
Quem dera a nós benfiquistas ter actualmente na sua equipa jogadores que desde pequenos têm o emblema do clube nas camisolas.
Neste momento só me lembro de dois que pelos vistos um deles até fez metade da formação noutro clube, ao que julgo saber no Salgueiros.
Estou a falar do Moreira!
O outro é o Rui Costa.
E nenhum dos dois joga, um tapado pela abelhinha do Quim e o outro estacionado no Gabinete Médico-Legal da Luz!!
Eu prefiria ter como o Sporting neste momento tem pelo menos 3 ou 4 miúdos da "cantera" a jogar todos os sábados ou domingos e é isso que faz o público de Alvalade aplaudir os seus jogadores no final do jogo mesmo quando perdem!
Sabem que aqueles miúdos deram o litro durante o jogo e para além disso também a eles lhes custa perder o jogo, pois sentem o brio da camisola e do clube!!!
Amigo Salame:
É isto que aprecio em si.
A sua sinceridade, o seu bom coração, a sua honestidade a sua ingenuidade (entendida no bem sentido da palavra).
Diz aquilo que lhe vai na alma.
Por isso invectiva os jogadores da Briosa quando simulam faltas e lesões em vez de jogarem à bola.
Mais um benfiquista que, geneticamente, é sportinguista.
Ainda está a tempo de se corrigir.
amigos:
o artigo do condómino Cavungi debruça-se, essencialmente, sobre a glorificação da formação do Sporting.
Não renega o seu estatuto de melhor do País, apenas aponta as razões para a aposta na formação e procura desmistificar ou melhor dar a dimensão que entende por justa do sucesso daquela aposta.
Em momento algum, afirma desprezar a formação ou não querer que semelhante modelo seja implantado no Benfica.
Penso que se trata de um artigo, predominantemente, bem humorado.
Apostar na formação deve ser um imperativo, também por razões económicas. Mas, não só.
Também, por razões afectivas como bem diz o condómino Samsalameh.
Aliás, quer Benfica, quer Porto trilham, agora, caminhos perdidos no passado.
O Porto menos, pois que a sua formação nunca foi completamente descurada, mas, verdade seja dita, não produziu nenhum talento acima da média nos últimos anos.
Benfica e Porto apostaram na profissionalização das cúpulas directivas das suas camadas jovens por forma a revitalizá-las.
Carraça e Luís Castro são disso exemplo.
A implementação de um rede de escolas em sistema de franchising parece ser a aposta com vista a alargar a rede de detecção precoce de talentos.
Ora, radica neste ponto o cerne da discussão que penso ser importante ter no que à formação respeita.
Em Portugal não existe verdadeira formação, mas tão só Prospecção de Talentos.
Em Portugal não se "criam" jogadores, apenas se aproveita o seu talento natural.
Nem sequer se aperfeiçoa o talento natural.
A falta de competitividade do nosso futebol jovem a tal conduz - é praticamente impossível obrigar um miúdo a soltar a bola quando ele percebe que pode fintar todos os seus adversários e marcar golo.
O jogador português é, por definição, talentoso, mas se virmos bem perde, claramente, em relação aos seus congéneres europeus nalguns aspectos técnicos e tácticos.
Talento, criatividade e técnica de drible temos de sobra, mas falta-nos o resto - sentido posicional, capacidade de recepção de bola, domínio de bola, capacidade de leitura de jogo, capacidade de remate,etc.
Exemplo mais flagrante é a incapacidade dos nossos jogadores de rematarem à baliza - não temos técnica de remate.
quantos laterais, centrais e médios, que não fantasistas, produzimos?
temos muitos alas, muitos n.ºs 10, mas poucos jogadores para posições em que se exige mais do que talento.
Os que temos apenas atingiram patamares de diferenciação após vários anos no futebol sénior, nos quais preencheram as lacunas da formação.
Exemplo mais paradigmático do que Ricardo Carvalho não há.
Esse é o grande desafio da nossa formação.
abraço.
amigo zex:
o que dizes é uma nova realidade da sua nossa formação.
Nova que não boa.
É o fim da democratização do acesso à prática desportiva.
No meu tempo, que não difere muito do teu, íamos, como dizes, aos treinos de captação.
No meu primeiro treino no Velhinho Santa Cruz éramos perto de 50 miúdos em meio-campo, pois que na outra metade decorria o treino dos iniciados.
Não havia condições logísticas, mas, pelo menos, a todos era dada uma oportunidade.
Hoje ou os Papás têm dinheiro ou os putos ficam privados de jogar à bola.
Na "província" não existe a praga das escolinhas dos ex-jogadores, mas os próprios clubes cobram uma mensalidade para os miúdos jogarem nas escolinhas.
Na académica, por exemplo, as receitas das escolinhas Briosa representam 1/4 do orçamento do futebol juvenil.
abraço.
Condómino Zex:
Com calma, vou rebater essa sua ideia das escolas e escolinhas de vedetas. Não falo dos outros clubes porque não conheço a realidade.
Como sabe o Sporting tem um protocolo com o Casa Pia, onde treinam dezenas de miúdos até aos 11, 12 anos. Seguidamente é feita uma selecção, onde os melhores "seguem" para a Academia Sporting Puma.
Em breve comentarei mais profundamente esta matéria.
Embora, condómino Zex, sei daquilo que fala. Mas no seu tempo o amigo "apresentou-se" no Benfica e no Sporting. Hoje em dia, no que toca ao Sporting, pode fazer exactamente a mesma coisa.
Fale do que sabe, condómino Sempre. Talvez na sua terra a noção do que é a Casa Pia seja essa...
E ninguém disse que o protocolo com a Casa Pia seja para abonar o que quer que seja. Serve é sim, para substituição do que deveriam ser os deveres estatais, em proporcionar a actividade desportiva a dezenas de miúdos, muitos deles vivendo em ambientes familiares conflituosos.
A questão não é essa, condómino Sempre. Não deve banalizar o que é a Casa Pia, em virtude de casos polémicos que estão em julgamento. Separe as águas. Uma coisa são os crimes horrendos que estão em discussão. Outra é o papel da casa Pia na sociedade portuguesa, e pode crer, que protocolos com clubes desportivos em muito ajudam a Casa Pia a desempenhar o seu papel.
Amigo Carlos,
Muito obrigado pelas tuas palavras.Sei que o Manniche não teve projecção no SLB.mas foi formado no SLB.O Rui Costa e o Paulo Sousa foram campeões Nacionais pelo clube, ao contrário do Futre,Figo e Ronaldo que nada ganharam no SCP.
Não mencionei o Chalana porque não teve dimensão Internacional e porque penso que foi formado no Barreirense.
O Amigo Nunca, Vermelhonunca saberá.
Amigo Mínimo/Petit/Small,
Não mencionei o Moutinho,Veloso ou Nani porque ainda não provaram nada.Sei que têm muitas qualidades e serão certamente jogadores acima da média.Como possivelmente o Manuel Fernandes ou o Vieirinha.Mas até hoje tem só "boa imprensa".Que merecem.
A aposta na formação é essencial.Uns precisam mais dela do que outros.Só isso.
Condómino Sempre:
Eu falei do protocolo do Sporting com o Casa Pia. Você respondeu-me assim:
"Oh Shôr Lhunca.. esse protocolo com o Casa Pia não abona muito a seu favor.
Não me diga que os "Misters" são o Silvino e o Cruz, o Silvino para apanhar as bolas e o Cruz para as meter lá dentro.
Será que é por isso que o Pedro Barbosa tinha aquele andar esquisito? "
Quem falou do caso Casa Pia??
Amigo Zex,
É verdade.Quando escrevi este artigo, queria tambem denunciar o excesso de vedetismo dos jovens Leos.Mas não tenho o poder de sintese do José António Saraiva nem a qualidade literária do Miguel Sousa Tavares.
Sabes que estes temas "verdes" são infinitos para mim.
Amigo Vungi:
Agradeço que corrija a ausência de titulos por parte de Figo no Sporting.
Amigo Cavungo:
Quantos anos jogou Rui Costa no Benfica? Não se esqueça que este no Fafe...
Cavungi:
Penso que não é o facto de se terem ganho ou não títulos que dá projecção a um jogador.
Se não, todos os jogadores da equipa do Boavista que ganhou o campeonato nacional tinham grande projecção.
Mínimo:
Por favor, tire lá a cara do Petit da sua personagem com o mesmo nome.
Quero ter uma tarde descansada e uma digestão tranquila.
Se tiver que vomitar, que seja por uma noite de loucura.
Sr Padre Nunca,
Não pretendi, de forma alguma ofender qualquer sportinguista.Para além de sí, tenho muitos amigos e familiares adeptos desse nefasto clube.
mas temos que denunciar os impostores.
Ao ler a sua reacção e a do seu acólito Sacristão Minimo, ví que tinha acertado no alvo.
V.Exas são bons na formação.Não tão bons como o julgam.Ou como vos fazem.
Agora vou sair.Até logo.
Amigo Reverendo Padre Nunca,
Ok.Sei que Figo ganhou uma Taça de Portugal.Como os jogadores do Amadora e do Beira-Mar na década de 90.
Agora vou mesmo que abandonar...
Amigo Carlos,
Para mim só são jogadores de dimensão extra os Vencedores.Os que ganham títulos significativos.O Rui Costa e paulo Sousa são campeões da europa.Ganharam campeonatos nacionais em vários paises.Além de taças e trofeus importantes.Obviamente que o Figo é de outa galáxia.Mas no SCP, tinha pouca projecção e não ganhou titulos importantes.Aliás queria tanto sair do clube que assinou por 3 (Três) clubes ao mesmo tempo.Parma e Juventus que depois o venderam ao Barcelona.
Abraço
Cavungi:
Estamos de acordo, então.
Rui Costa e Paulo Sousa tiveram tanta projecção enquanto jogadores do Benfica como o Ronaldo e o Figo no SCP.
Aliás, e quanto ao Ronaldo, só se justitifica o preço pago por ele por se tratar já de um jogador com cartel quando o Mancnhester o comprou.
amigo carlos:
rui costa foi campeão pelo Benfica.
abraço.
amigo carlos:
o preço pago pelo Manchester foi irrisório se comparado com o preço pago pelo Rooney.
abraço.
Amigo Vermelho:
Pois foi, mas não foi isso que lhe deu projecção.
Abraço também.
Amigo Vermelho:
Pois foi, e eu já aqui critiquei e venda do Ronaldo por insignificante valor, atenta a sua qualidade.
Mas não deixou de ser o melhor negócio de sempre do SCP, o que demonstra que era um jogador já com notoriedade.
Abraço de novo.
Amigo Vermelho:
Quando saiu do benfica Rui Costa foi para que clube? Qual a dimensão desse clube? Só depois é que foi para o Milan, ou estou enganado?
O Paulo Sousa também foi campeão nacional pelo Benfica.
Enviar um comentário