terça-feira, maio 04, 2010

Artigo de Opinião de Luís Avelãs

O Benfica perdeu no Porto e o Sp. Braga, em casa, levou de vencida o P. Ferreira. Em traços gerais isso significa que as águias continuam sem poder festejar o que há várias semanas parece óbvio, ao passo que a sensacional formação minhota - já com presença na "Champions" assegurada - não desiste de pensar no título. Quem diria que tal seria possível quando, há uns meses, a temporada arrancou? Provavelmente ninguém! E se alguém acrescentasse à previsão correcta que o FC Porto, a uma ronda do fim (mesmo derrotando os encarnados), já não passaria do terceiro posto e que o Sporting estaria quase a 30 pontos da liderança... então o melhor seria preencher um boletim do euromilhões.

No Dragão, o Benfica sofreu a segunda derrota da época na Liga. E perdeu bem. É verdade que até entrou disposto a lutar pela vitória, quando o empate chegava para garantir o 32.º campeonato da sua história, mas depois falhou, com a particularidade de ter sido completamente dominado quando jogava com um homem a mais. Lembro-me de ouvir Jesualdo Ferreira, então sentado noutro banco, dizer que, por vezes, era mais difícil jogar contra 10 do que contra 11. Foi o que aconteceu...

Quando Luisão, a pouco mais de meia-hora do final, fez o 1-1, tudo indiciava que as águias estariam mesmo em condições de alcançar o objectivo. Contudo, o que se passou depois foi surpreendente. O Benfica quase não teve tempo de respirar empatado, pois num lance em que foram várias as oportunidades de recuperar (ou pelo menos afastar) a bola, sofreu o golo de Farias e voltou a ficar em desvantagem.

Depois, quando a superioridade numérica mandava os pupilos de Jorge Jesus voltar a pressionar em busca do 2-2, a equipa só uma vez (por Aimar, proporcionando óptima defesa a Beto) esteve perto de marcar. Bom, podia ter acertado mais uma vez na baliza, mas o juiz (mal) iria invalidar o lance em que Weldon foi protagonista. De resto, basicamente, só deu FC Porto que, com total justiça, fez o 3-1 (um golaço) e "matou" o jogo. Mas não o Campeonato. E evitou a primeira festa benfiquista em solo azul e branco.

Agora, ao Benfica resta a derradeira jornada para poder carimbar a conquista do título. Jogando em casa com o Rio Ave, as águias só precisam de fazer o que sempre têm conseguido esta temporada nos embates na Luz (13 vitórias e 1 empate) para, independentemente do resultado do Sp. Braga na Choupana, rematar o Campeonato. Contudo, aquilo que noutro contexto pareceria uma situação mais que favorável, surge agora algo complicada face à ansiedade que a equipa e os adeptos revelam já há 15 dias.

Domingo, na Luz, teremos, garantidamente, uma grande festa ou, ao invés, uma enorme desilusão.

PS - Não gostei do trabalho de Olegário Benquerença no Dragão. Os erros foram vários, assim como as interpretações dúbias. E se olhar para a questão disciplinar... foi demasiado mau.

Sem comentários: