quarta-feira, maio 05, 2010

Di Maria - O Adeus (artigo de opinião de Nuno Martins)

Já não há dúvidas: Angel Di María não será jogador do Benfica na próxima época.
O encaixe que o Benfica vai fazer com a transferência do jovem internacional argentino é proporcional ao talento que aquele expressou em três épocas na Luz, muito embora a despedida não seja a que mais deseja - o cartão amarelo com que foi admoestado no Dragão afasta-o do encontro com o Rio Ave.

Escrevi anteriormente, que a saída de Di María no final da temporada passada seria um desperdício, uma que vez que há muito que o jogador vinha a ser seguido por grandes clubes europeus.
O argentino sempre mostrou qualidades acima da média, mas estas nunca foram verdadeiramente potenciadas e enquadradas com as necessidades do coletivo. Por outras palavras, era um diamante por lapidar.

Jorge Jesus teve esse mérito. Soube aproveitar o potencial do campeão olímpico, algo que se traduziu nas assistências e nos golos marcados. Se o Benfica conquistar o campeonato - e esse objetivo está à distância de 1 ponto -, então poderá dizer que Di María foi, agora sim, uma mais-valia para a equipa lisboeta. Este é, pois, o momento certo para Di María sair. Aliás, nem seria possível ao Benfica protelar este cenário.

PS: A contratação de Nicolás Gaitán revela conhecimento do mercado argentino por parte do Benfica. Aliás, a América do Sul tem sido um campo privilegiado de recrutamento das águias. Mas é também uma jogada de antecipação: com tempo, resolvem a substituição do camisola 20 com um jogador que ainda tem margem de progressão.

Sem comentários: