quarta-feira, julho 21, 2010

Exorcizar os fantasmas - Miguel Belo

A questão da baliza é, sem dúvida, o tema mais controverso no reino da águia neste defeso. E tudo começou com a conturbada saída de Quim. O veterano guarda-redes português, que esteve em todos os títulos das águias nos últimos anos, deixou a Luz de uma forma polémica, já que não foi convidado a renovar o contrato.

De seguida colocou-se o problema da sucessão e muitos adeptos pensaram que era desta que surgiria o tão ansiado substituto de Preud’Homme, já que o fantasma do belga continua a pairar na Luz. Vários nomes foram ventilados durante algumas semanas, mas a decisão acabou por ser algo surpreendente. Roberto, guardião que pertencia aos quadros do Atlético Madrid ficou acertado numa das viagens de Luís Filipe Vieira à capital espanhola.

A escolha, já por si, era inesperada, mas quando foi revelado o valor da contratação, as dúvidas apoderaram-se de todos. 8,5 milhões de euros fizeram de Roberto o guarda-redes mais caro de sempre do Benfica e a terceira maior contratação do clube. Por todos estes fatores cedo se percebeu que o espanhol não teria vida fácil, se as coisas não começassem a correr da melhor forma.

E não correram. Os primeiros jogos de Roberto não têm sido famosos, mas é preciso ter calma. Roberto é jovem [24 anos] e se existe margem para errar, é nos jogos de pré- temporada. E convém não esquecer que este mesmo Roberto salvou uma equipa da descida da Liga Espanhola e na última jornada os adeptos do Saragoça fizeram questão de cantar durante largos minutos o nome do guardião, pedindo-lhe que ficasse mais um ano, tal a preponderância que adquiriu no emblema de Aragão.

Há mais: é necessário lembrar que o guarda-redes foi internacional pelas camadas jovens espanholas e no país vizinho são vários os especialistas que lhe auguram um futuro brilhante. Formou-se no Atlético Madrid e, apesar de nunca ter conseguido vingar, passou por vários clubes modestos, mas onde foi sempre a primeira opção.

É certo que é diferente defender a baliza do Benfica, um clube onde há mais pressão, mas também é um dado adquirido que a Liga Espanhola é uma das melhores mundo e Roberto teve pela frente alguns dos melhores executantes da modalidade: Messi e Cristiano Ronaldo são os expoentes máximos.

Por tudo isto, é preciso dar o benefício da dúvida a este jovem guardião que os responsáveis encarnados resolveram contratar para ser o dono da baliza encarnada. Quando custar pontos ao Benfica, aí Roberto vai perder muitos argumentos mas até lá confio na sua qualidade e potencial. E partilho da opinião de Aimar, que após o encontro com o Sion, finalizou a conversa com os jornalistas com esta frase: "Quem começa mal no clube, acaba querido e adorado pelos adeptos."

Sem comentários: