quinta-feira, julho 29, 2010

O peso de Cardozo - Luís Pedro Sousa

O Benfica não tem jogadores com características iguais às de Tacuara, o que gera uma relação de dependência

O regresso de Oscar Cardozo ao Benfica coincidiu com a última fase da pré-época, período em que os jogos são levados mais a sério.
Com os campeonatos à porta, as equipas melhoram logicamente os índices físicos e começam a revelar os necessários automatismos, fruto do trabalho desenvolvido pelos treinadores desde o dia da apresentação.
Sem as facilidades conhecidas ou consentidas em termos técnico-táticos nas semanas anteriores, começamos a ter a noção mais exata do que vale um jogador ou mesmo uma equipa.
Em relação ao bota-de-ouro de "Record" 2009/10 os sinais são claros.
O paraguaio promete uma temporada pelo menos ao nível da anterior, com muitos e decisivos golos.
Tal como, por exemplo, Mário Jardel, não tem a velocidade como imagem de marca e nem sempre apresenta um futebol de grandes primores técnicos.
Faz, no entanto, o mais difícil. Ou por estar no sítio certo, ou por adivinhar onde o companheiro lhe colocará a bola, ou por conseguir impor quase invariavelmente a sua estampa atlética, ei-lo a marcar em 2 jogos consecutivos e frente a adversários de valor.
A forma de atuar do Benfica é favorável a Cardozo e como os encarnados não dispõem no plantel de alguém com características iguais, cria-se uma relação de dependência que beneficia o avançado mas não o clube.
Alan Kardec que, para muitos, seria a alternativa, assume-se cada vez mais como um avançado mais móvel do que posicional.
Não é, neste ponto de vista, concorrente de Saviola e Jara, mas talvez o seja de Weldon e Nuno Gomes, jogadores que pouco têm a ver com Tacuara.
Em suma, para colocar as bolas na rede e dar sequência efetiva ao fluxo ofensivo que toda a equipa gera, resta a Jorge Jesus, conforme ele próprio relevou no último defeso, certificar-se da continuidade de Cardozo e organizar o conjunto em função disso.

3 comentários:

Mentiroso disse...

Quando há três épocas atrás o Benfica foi buscar Freddy Adu fiquei entusiasmadíssimo com a contratação de um reforço a quem alguma comunicação social catalogava como o sucessor natural de Pelé. Reforcei a minha convicção quando vi alguns vídeos do YouTube onde o prodígio, na altura com 18 anos, encantava pela técnica, improviso e capacidade de concretização. Um achado, pensei eu. Como é que o clube do Porto se deixou antecipar pelo Benfica nesta contratação?

Não foi necessário muito tempo para corrigir a minha opinião. Hoje Freddy Adu é aquilo que todos nós sabemos: um jogador que ninguém quer na sua equipa nem mesmo com o Benfica a suportar grande parte do seu salário.

Vem isto a propósito da recente contratação de Alípio, um miúdo de 18 anos até agora desconhecido da maior parte dos benfiquistas, e que neste momento aparece envolto em algum mistério por “ninguém” saber onde pára, quanto vale, onde vai jogar na próxima época, e quanto custou ao Benfica.

O site ZeroZero apresenta na página dedicada ao jogador um vídeo que me fascinou. A minha primeira reacção foi igual à que já me tinha deixado boquiaberto com a magia de Freddy Adu. Este miúdo será seguramente um fenómeno dentro de dois a três anos. Vi e revi o vídeo embevecido, até dar conta que o miúdo catalogado como o novo Ronaldinho, afinal não se chama Alípio, nem tão pouco é Brasileiro. Será que o vídeo induziu alguém mais em erro ou fui só eu o enganado?

Natálio Santos disse...

Eu confio no meu presidente, no presidente do nosso amado SPORT LISBOA E BENFICA, pois não me esqueço de como estava o nosso benfica e de como agora está, mas tambem não gosto e nunca gostei da sport tv e por isso é que eu nunca subscrevi e nem vou ver os jogos aos cafés, antes de ter internet preferia ouvir os relatos radiofónicos em casa e por isso sou tambem da opinião de que devemos todos os benfiquistas nos unir e fazer ver á nossa direção que não queremos a sport tv com os direitos de transmissão dos jogos do nosso clube, mas sem hostilizar o nosso presidente como já estou a ver na Internet em alguns comentários...!!!

Já sugeri por várias vezes aqui e em outros blogs que nos devemos unir sempre e sobretudo em situações em que como esta da sport tv atacam o nosso amado benfica, pois tenho a certeza que estamos a ignorar um tremenda força que os nossos numeros(somos milhões) nos conferem ...???

quanros benfiquistas enviaram e mails de protesto para a sport tv...???

quantos benfiquistas enviaram e mails para a CMVM a criticar e a questionar a diferença de tratamento que existe da parte deles, entreo nosso clube e os outros...???

quantos benfiquistas enviaram e mails para as marcas que patrocinam os corriuptos a informá-los que jamais comprariamos os seus produtos, por estarem a patrocinar um clube corrupto...???

Benfiquistas reflitam nisto e acreditem que estamos a ignorar uma das maiores, senão a maior força que temos para defesa do nosso clube, e muitas vezes já vi e ouvi o nosso presidente indirectamente a mencionar isso mesmo...!!! BENFIQUISTAS ACORDEM POR FAVOR...

BENFIQUISTAS A NOSSA INÉRCIA É A MAIOR FORÇA DOS NOSSOS INIMIGOS...!!!

VIVA O SPORT LISBOA E BENFICA !!!

Mentiroso disse...

Confirmou-se aquilo que todos nós já prevíamos. Rodrigo é o mais recente reforço do Benfica, custa seis milhões e o Real Madrid incluiu no negócio uma cláusula de recompra, de valor próximo dos 14/15 milhões.

Em termos práticos há duas hipóteses: ou o jogador mostra qualidade e dentro de dois anos o Real vem buscá-lo pelos mesmos 14/15 milhões, ou é apenas mais um (grande) barrete e o que nos resta é pagar-lhe o vencimento até ao final do contrato e tentar encontrar um clube que aceite receber o jogador por empréstimo.

Vi dois jogos de Rodrigo no recente europeu sub-19. Pareceu-me um jogador banal, dos mais fracos da selecção espanhola, em termos comparativos com algumas semelhanças a Nelson Oliveira mas não mais do que isso. Se ficar no plantel (o que eu duvido) será certamente a sétima opção de Jesus para o ataque.