domingo, julho 25, 2010

Vantagem na Luz - Luís Óscar

O Benfica apresentou-se ontem aos adeptos e o FC Porto mostrará hoje a equipa no Dragão, uma semana depois do Sporting que, no entanto, não retira qualquer vantagem deste avanço. Pelo contrário, os leões partem em desvantagem na corrida ao título 2010/11, como bem se viu na madrugada de ontem, apesar do triunfo nos EUA.

Paulo Sérgio, o novo treinador do Sporting, ainda se debate com problemas de afirmação. O relacionamento com o enorme ego de Liedson precisa de encontrar um patamar aceitável. O Levezinho é agora um dos (quantos?) novos capitães mas isso não lhe dará privilégios na hora de jogar, obviamente, se bem que não esteja em causa a titularidade do homem que marcou na primeira vez que tocou na bola frente à Coreia do Norte, na África do Sul mas ontem nem sequer chegou a entrar. Yannick, por seu turno, continua a aproveitar a montra da pré-época para pôr um pé fora de Alvalade e aumentar os problemas do treinador, que já trabalhou para suprir a falta de Miguel Veloso – o tal que preferia (não) jogar no Sporting a mudar-se para Génova... – e vai desenrascando a baliza com o improvável Tiago. Enfim, muito por fazer, embora os resultados não estejam a desagradar.

Sem se colocar a questão da autoridade, embora André Villas-Boas ainda seja mais novo do que Paulo Sérgio, o FC Porto estreia um técnico que, no entanto, precisa de ganhar algo para poder ser encarado como uma ameaça real ao reinado que a águia iniciou na última época. A Supertaça é o troféu ideal para o dragão lançar o desafio.

Tal como sucede com Jorge Jesus no Benfica, Villas-Boas está bastante dependente dos nomes que lhe falta... perder. Bruno Alves e Raul Meireles são pilares que não podem entrar nas certezas do treinador, da mesma maneira que David Luiz e Ramires são joias que Jesus não tem garantias de poder continuar a ostentar. Mas com uma grande diferença: há muito que o timoneiro dos encarnados se prepara para estas eventuais perdas. É esta a principal vantagem do Benfica, inerente ao facto de (man)ter o experiente treinador do título.

1 comentário:

patriarca disse...

Desvantagem na e da LUZ- Os Vermes do Apito.