segunda-feira, novembro 01, 2010

Fracos arranques - Domingos Amaral

From: Domingos Amaral

To: André Villas-Boas

Caro André Villas-Boas

Um dia destes, disseste que não havia campeões à 9.ª jornada e tinhas toda a razão. É uma daquelas coisas tão óbvias que parece uma verdade infantil. Contudo, lembrei-me de Steven Gerard, o jogador do Liverpool, que aqui há uns anos acrescentou a essa simples constatação um raciocínio mais complexo, mas também mais verdadeiro. Disse o inglês que “nas primeiras 10 jornadas não se pode ganhar um campeonato, mas pode-se perder um campeonato”. E, de facto, foi isso que se verificou este ano em Portugal.

Tanto o Braga, que tão bem jogou a época passada; como o Sporting, que tanto se reforçou em comparação com os tempos de Paulo Bento; como o Benfica, que vinha de uma época supersónica, onde fora campeão, e além disso constituíra, nas palavras do seu presidente, “a equipa mais cara de sempre”; arrancaram mal. À 9.ª jornada, perderam muitos pontos, demasiados pontos, e estão os três a uma importante distância da tua equipa, o FC Porto. Isto, é evidente, não tira mérito nenhum ao teu trabalho, nem desvaloriza as tuas vitórias.

Porém, tudo seria diferente se os adversários continuassem por perto. Não fosse a fraca partida de Braga, Sporting e sobretudo do Benfica, e outro galo cantaria. A pressão sobre a tua equipa seria outra, e a confiança dos teus jogadores estaria permanentemente a ser testada. Assim, não está. Ao contrário do Benfica, que o ano passado só ultrapassou o FC Porto nesta altura, e teve o Braga à sua frente até mais de metade do campeonato, este ano ninguém te tem dado luta. Tu ainda não és campeão à 9.ª jornada, mas Braga, Sporting e Benfica já praticamente perderam o campeonato.

Sem comentários: