terça-feira, novembro 16, 2010

Mourinho e Benfica - João Malheiro

Percebe-se o que são dez anos (quase) sempre a ouvir a mesma pergunta? «Porque é que o Zé Mourinho saiu do Benfica?» Canta o meu amigo Paulo de Carvalho que «dez anos é muito tempo».Dez anos é o tempo bastante para contar a história. Só essa? Outras mais. Porque é que o Zé Mourinho, um ano depois, não voltou ao Benfica… Só mais essa? Outras mais. Por isso é que, hoje mesmo, lanço o Eu, Mourinho e Benfica.


Há sempre uma altura na vida em que se decide. Melhor? Pior? Que impor-ta? O momento é esse, é este. Mourinho é, para quase todos, o melhor treinador do Mundo. Foi despedido do Benfica? Foi. Há uma década, não era o Mourinho da actualidade, conquanto já era um grande Mourinho.


E as interrogações, muito por isso, permanecem.A gente da bola merece ou não conhecer todos os contornos do processo? Eu não fui só testemunha, fui também protagonista. A história passa a ser (mais) pública. Com críticas a Mourinho? Também com a autocrítica de Mourinho. Fica-lhe bem? Assenta-lhe na perfeição.


Com serenidade da minha parte? Assenta-me, passe a imodéstia, na perfeição. Nem poderia ser de outra forma. Mourinho justifica o reconhecimento de todos, teve um trajecto sensacional. Dos benfiquistas? Porque não?


Foi na Luz que começou a treinar, que começou a proclamar que era grande, muito grande…
Este Eu, Mourinho e Benfica é um documento para os anais da bola. Sobranceria? E porque não história? Talvez até com “H”. Muito na convicção de que o povo do futebol vale um testemunho assim.
Por Mourinho? Também (e muito) por Mourinho.

Sem comentários: