quarta-feira, novembro 24, 2010

Liga Ibérica: contra, claro - Luís Sobral

Fernando Gomes, presidente da Liga, admitiu que anda a conversar com responsáveis espanhóis sobre a possibilidade de haver uma prova mista, meio espanhola, meio portuguesa. E não disse mais.

Mesmo sabendo pouco, sou contra algo que se pareça com um campeonato a meias.

Por um razão simples: em Portugal deve haver um campeão português. A rivalidade alimenta-se de ganhar ao meu adversário de sempre, ao clube da minha cidade, da minha rua. Quanto mais perto melhor, sabemos todos.

Podia alinhar mais dez argumentos, todos emocionais. Todos os que interessam. Mas basta esse: precisaremos sempre de um campeão português.

Por outro lado, acho excelente que se façam experiências com clubes espanhóis. Ali jogam os melhores futebolistas do mundo. O futebol daquele país é mediático como talvez só a Premier League.

Seria adorável para clubes, treinadores e jogadores poder jogar em Espanha. Como?

Simples: fazer uma Taça da Liga ibérica. Na primeira fase as equipas jogavam no seu país, as quatro primeiras de cada lado jogariam entre si. Um ano a final seria em Portugal, no outro seria em Espanha.

As receitas de bilheteira subiriam, os direitos de televisão valeriam muito mais e as equipas e jogadores que estão em Portugal teriam promoção mundial.

Fundir campeonatos nem pensar. Uma Taça da Liga Ibérica, contem comigo.

Sem comentários: