segunda-feira, julho 19, 2010

Eduardo e Roberto - José Ribeiro

O negócio que o Benfica fez com o At. Madrid para a aquisição do guarda-redes Roberto (completou 24 anos em fevereiro) promete ser um dos assuntos mais discutidos ao longo da temporada. Porque custou 8,5 milhões de euros, enquanto o Génova levou o guarda-redes da Seleção portuguesa, Eduardo (completa 28 anos em setembro), por 4,5 milhões; porque Roberto cometeu dois erros de principiante frente ao Sion, poucos dias depois de Eduardo ter arrancado uma exibição espantosa frente à Espanha; porque Roberto só fez 19 jogos na principal liga espanhola (15 dos quais já este ano, entre janeiro e maio), enquanto Eduardo é muito mais experiente (ultrapassou os 100 jogos na Liga portuguesa).

Éa relação entre a qualidade do produto e o preço do mesmo que, normalmente, faz um negócio ser bom ou mau. Assim, neste momento parece evidente que o negócio do Génova foi excelente e que o do Benfica foi péssimo. As contas finais, a apurar lá mais para a frente, podem dar, contudo, resultado diferente. Não levanto a hipótese por desejar que a mesma se concretize, mas porque há 18 anos um treinador tentou convencer-me que por vezes, no futebol, aquilo que parece... não é, e eu, com a arrogância própria de um puto de 20 e poucos anos, não acreditei muito. Até ao dia em que o vaticínio dele se revelou certo e o meu... errado. No Chipre, em 1992, a Seleção Sub-16 disputava o Europeu. Os guarda-redes eram Avelino (titular, jogador do FC Porto) e Quim (suplente, representava o Sp. Braga). A meio da prova eu estava rendido a Avelino. O miúdo “tinha” molas nos pés e asas coladas aos braços. Defendia tudo e de forma espectacular. Quim, pelo que via nos treinos (não jogava), comportava-se na baliza como fora do relvado: tentava passar despercebido, era empenhado e sóbrio, acima de tudo. Avelino revelava-se um garoto divertido na idade certa; Quim era um homem no tempo errado. Em conversa com Rui Caçador (o treinador) apostei num futuro risonho para Avelino. A resposta dele saiu pronta: “Neste momento, o Avelino é um guarda-redes fantástico, melhor que o Quim, mas quando chegarem ao futebol profissional, o Quim é que vai ser o grande guarda-redes. Porque, ao contrário do Avelino, ainda vai evoluir muito”. Caçador sabia do que falava. Eu pensava que sabia do que falava. Em 09/10, Quim (mais de 300 jogos na Liga) foi campeão pelo Benfica; Avelino (menos de 30 jogos na Liga) jogou na II B, pelo Boavista.

Os números de Roberto parecem “ridículos” porque até janeiro deste ano (antes de ir para o Saragoça) tinha apenas 4 jogos (e 11 golos sofridos) na Liga espanhola. Fez outros 67 jogos, mas entre a II B e a II Divisão. Acontece que com os mesmos 24 anos, Eduardo jogara apenas na II B. A “vida” do guarda-redes da Seleção começou no dia em que Carlos Carvalhal apostou nele para o Beira-Mar. Depois insistiu e levou-o para Setúbal. O resto da história é um “conto de fadas” que termina numa gloriosa noite no Estádio Algarve, com a conquista da Taça da Liga.

Jorge Jesus pode tentar ser o “Carvalhal” no percurso de Roberto. Mas o Benfica não é o Vitória de Setúbal. Na Luz a pressão é outra. Daí o esforço feito pelos responsáveis benfiquistas nos últimos dias para “limpar” os erros do guarda-redes.

Não foi pela Jabulani nem pela rega da relva que aquelas bolas entraram. Creio que falta baliza a Roberto. Mas posso estar errado...

5 comentários:

patriarca disse...

Bom texto, só discordando da ultima parte, porque não falta "baliza a Roberto", mas sim HÁ BALIZA A MAIS PARA ROBERTO.

patriarca

pachulico disse...

Amigo, o q achas do teu portero? Desiludido? Ou ainda dás margem de manobra?
Lá estampa física tem, mas parece-me, nesta altura, muito pesado e pouco ágil.
Acho q com 5Kg a menos a coisa melhorava um pouco...

vermelhosempre disse...

Tamos fodidos, o homem treme que nem varas verdes...

Vermelho disse...

Amigo Pachulico:
Que bom reler-te!!!
Reservo a minha apreciação para mais tarde.
Desde já, digo que concordo em absoluto com a dispensa do Quim e a aquisição de um portero com mais de 1,90.
Estas são as premissas, mas sem qualidade técnica, as qualidades físicas pouco ou nada interessam.
Para já, tentou-se resolver um problema e criou-se outro.
Veremos o que nos reserva o futuro.
No Sábado, talvez a pressão sobre o Roberto diminua com o aparecimento de um jogador que fará perceber melhor o valor gasto com a sua aquisição.

Aquele abraço.

p.s. se as minhas fontes não me traírem, Simão será jogador do SLBenfica por 5 milhões...

pachulico disse...

É...parece q vai o cazorla para Madrid.
Não sei se o SLB faz bem...parece-me ter um excelente balneário e o "chorão" é capaz de alterar um pco as coisas...para além de não me parecer q tolere muito bem qq "palavrão" vindo do seu próprio treinador...a ver vamos!