quarta-feira, novembro 10, 2010

E agora Benfica? - Luís Seara Cardoso

Os dados estavam lançados, a margem de erro para o Benfica era mínima ou mesmo inexistente. Mais do que isso, exigia-se um Benfica competente, afoito, resoluto. Só um Benfica na posse dos seus melhores atributos poderia levar de vencida um FC Porto forte, coeso, estimulado. O cenário do Dragão constituía, desde logo, mais uma adversidade para as pretensões rubras.

Que Benfica se viu? O melhor Benfica, tal como era exigido? Ao contrário, um Benfica débil, insuficiente, desmoralizado. O triunfo do adversário foi inquestionável, ainda que os números da vitória sejam tão cruéis quanto injustos. A verdade é que no mais decisivo encontro da temporada, o Benfica não soube puxar os galões de campeão e até sugeriu passar o testemunho ao rival.

Discutem-se as opções do treinador. Com razão? Se calhar, sim. Todavia, também se afigura irrecusável, no final dos jogos todos ganham, todos estão na posse da receita certa. Jesus falhou? Se calhar, sim. E quantas vezes acertou em inúmeras circunstâncias? O pior é que este era o tal jogo em que a falha estava absolutamente interdita.

E agora? Há muito campeonato, há mais Ligas, há outras competições. Uma coisa é certa: o desempenho do Dragão não pode repetir-se. A época não está perdida, está comprometida. Ainda assim, acredite-se que o desastre no Porto até pode ser pedagógico, até pode devolver aos adeptos encarnados o melhor Benfica. É que só esse Benfica traz o suplemento de alma que os aficionados exigem até ao termo da temporada futebolística.

2 comentários:

Anónimo disse...

"O triunfo do adversário foi inquestionável, ainda que os números da vitória sejam tão cruéis quanto injustos."

Injustos??? Não deve então estar a falar do jogo FC Porto 5-0 SL Benfica do dia 7 de Novembro de 2010.

FURA-REDES disse...

Man.
Mais um ano decorreu para o blog e continuas com ele de pé, denotando, assim, vitalidade e pujança.
Parabéns.
Que para o ano estejamos novamente a celebrar mais um aniversário, que até pode ter como pano de fundo um artigo do género deste em que posto o comentário (provocação, ok?).
Abraço.
Força na coisa.