quarta-feira, novembro 17, 2010

Poderá este Jesus Ressuscitar (n) o Benfica? - Pedro Candeias

Citando de cor, isto foi o que Jorge Jesus disse à SIC dias depois de conquistar o campeonato pelo Benfica: "Sempre garanti a quem trabalhava comigo que quando chegássemos a um grande, íamos dar de calcanhar." Ele há coincidências...
Quer lá ver o leitor que foi de calcanhar - um senhor calcanhar - que Falcao fez o 2-0 num lance (o segundo) em que a invenção de Jesus (a segunda) deu barraca? David Luiz, o tipo escolhido por JJ para defender à esquerda, foi humilhado por Hulk, Belluschi, etc. e em 12 minutos (12'' e 24'') o Benfica saltou fora da corrida ao título.
"Bom, ouvindo Jesus quando justifica a opção por David Luiz até parece ter lógica porque Peixoto não é o homem ideal para ali. Mas acabou por baralhar e mexer muito num sector que era o mais forte da equipa: a defesa. E saiu a perder", diz Vítor Paneira.
O ex-jogador do Benfica assume que agora é fácil criticar porque o mal já está feito mas estranha as mudanças efectuadas em noite de clássico. "O Fábio é o melhor defesa-esquerdo do Benfica e esta foi uma má opção por parte de Jesus." Como o também foram aqueles discursos de início de época, em que a vitória na Champions era tida como um objectivo acessível e o bicampeonato uma quase certeza. "É positivo ter um discurso ambicioso mas, e já o critiquei antes, quando se vem falar em ganhar a Liga dos Campeões é preciso ter cuidado. Porque para chegar lá é necessária experiência e saber como funciona a competição." E Jesus, de 56 anos, ainda é verdinho nestas coisas da Champions.


A verdade é que este Benfica dá razão a quem o critica por falta de continuidade. Na Luz parece tocar uma daquelas bandas de one hit wonders; no Dragão mora um conjunto consistente, com álbuns coerentes. Acabadinhas de ganhar a Liga 2009/10, as águias perderam os seus dois melhores jogadores (Di María e Ramires) mas JJ não desarmava nas palavras.
Dava a ideia de ter tudo controlado com as contratações de Gaitán, Jara e depois Salvio. Pelo meio, à RTPN, despachou Quim em directo e duvidou das capacidades de Villas-Boas para dirigir o FC Porto - a autoconfiança dava para tudo. Depois, Roberto foi comprado por 8 milhões de euros (na Luz gastaram-se 31 milhões na pré-época) e deu frangos que custaram pontos.
"Não se ganham campeonatos no primeiro terço", garante Jesus. Mas perdem-se, acrescentamos nós. E aquilo de que Vieira falava no final da temporada passada - o arranque de uma nova era encarnada - soa a palavras bacocas dez jornadas depois. JJ teve carta branca para construir um plantel com as suas ideias e jogadores mas nem Gaitán, Airton, Weldon, Menezes, Faria ou Roberto são mais-valias. E enquanto os dirigentes se queixaram das arbitragens (algumas vezes com razão), apelaram à verdade desportiva e ao boicote nos estádios rivais, JJ justificava a má forma com o Mundial.
Perguntamos nós: o planeamento não está ao cargo do treinador?

1 comentário:

eagle01 disse...

Opinião a roçar o imbecil. Aceita-se que os adeptos e sócios sofrendo pelo Benfica, queiram mais e melhor. Não se aceita que percam a lucidez. Foi no Dragão que perdemos o título? Andam a ler muitos jornais de certeza. O titulo foi perdido com a Académica, Nacional e Guimarães, onde mais uma vez, tal como ao longo dos anos, os árbitros erraram sempre contra o mesmo. E de uma forma que não fazem contra o FCP. Este clube, o tal que é consistente, já leva mais de 4 penaltis assinalados a seu favor (são só que contabilizo para esta resposta, de cabeça sem ir aos apontamentos). 1 contra e quando estavam a ganhar 4-0 (Leiria). O Benfica tem 1 a favor e 1 contra. O problema é que a favor do FCP foram marcados grandes penalidades que nos mesmos casos, não foram a favor do Benfica. Estão na retina as agressões a Aimar em Guimarães (penalti e expulsão), a rasteira a CMartins em Guimarães (penalti e 2º amarelo), pontapé a Javi com Académica (penalti e amarelo), pontapé em Saviola com Académica (penalti e amarelo), cortes com o braço (Académica, é só ver como se marcam a favor do FCP), rasteira dupla a Coentrão no Nacional (penalti e amarelo), etc, etc. Se os árbitros apitassem de acordo comas regras que apitam para o FCP, o Benfica teria no minimo mais 7 pontos, e gostasse-se ou não da cor do cabelo de Jesus, da invenção do Dragão, das contratações, etc, o Benfica estaria a 3 pontos do FCP. Isto claro, para ser simpático, pois houve jogos que dificilmente o FCP ganharia se não fosse a ajuda da ordem (Naval e Rio Ave). Recomendo ao autor do texto que pense duas vezes antes de se armar em treinador de bancada. E pense que NENHUM treinador no Benfica conseguirá alguma vez recuperar os pontos que os árbitros tiram ao Benfica e dão ao FCP. NUNCA. Por isso é que eles falham no SLB e tem relativo sucesso lá fora. Jesualdo já foi despedido em Espanha e será despedido na Grécia. O FSantos pelo ocntrário teve tal desempenho na Grécia que ganhou prémio do melhor treinador estrangeiro e hoje é seleccionador da Grécia. Por cá perdeu o titulo para o FCP por 2 pontos que os árbitros tiraram, sem sombra de duvidas.