quarta-feira, junho 16, 2010

Deco gastou 71 cêntimos de gasóleo

Jorge Jesus introduziu a análise economicista do jogo, nos comentários feitos ao Costa do Marfim-Portugal, na RR. Era um dos ângulos de análise que faltava explorar e, mais uma vez, o treinador do Benfica inovou. Vamos, portanto, a factos.

Se na direção do meio-campo da Seleção Nacional Deco "carbura" a gasóleo, há que fazer contas, embora tenhamos de formular uma suposição, pois Jesus não forneceu as especificações do "motor" usado no "modelo luso-brasileiro".

Sabendo que Deco já tem algumas "folgas" e foi equipado com tecnologia ultrapassada, nunca poderá anunciar um daqueles consumos mirabolantes de 3,5 l aos 100 kms. Longe disso.

Mas também é verdade que o estado de conservação é bastante razoável e não deixa de ser notório que as revisões têm sido realizadas a tempo, segundo consta no livro rubricado pelos mecânicos, oops!, médicos dos clubes e da própria Seleção. Logo, o consumo estará controlado. Deco, aos 100, não gastará mais de 7,5 litros.

Atendendo a que o preço do gasóleo (sem aditivos) praticado na bomba da Galp (Estádio Nacional) - verificado hoje in loco, cerca das 11.30 - é de 1,199 euros; atendendo a que, segundo medição efectuada pela FIFA, devidamente publicitada no site, Deco percorreu 8 quilómetros frente à Costa do Marfim... como diria o outro, é só fazer as contas.

E as contas dão um valor extremamente baixo: 71 cêntimos! Nem mais. Chega para ajudar a ganhar um jogo do Mundial? Não! Mas é evidente que não se pode pedir mais a um modelo destes, tão usado e ainda tão económico.

1 comentário:

Luis Rosario disse...

Muito bom.

Eu avanço com 5 € Gforce Diesel para a máquina trabalhar melhor na 2ª feira com a Coreia.