quarta-feira, junho 16, 2010

Fábio Coentrão foi o melhor - Paulo Renato Soares

A FIFA escolheu Cristiano Ronaldo como "Man of the Match" no Portugal - Costa do Marfim.

Escolheu, está escolhido. O jogador que, segundo o guru da internet em Portugal, abria uma conta no Twitter (o quê? o Tweetty? ), seja lá o que isso for, abria uma conta, dizia, ao mesmo tempo que rematava ao poste da baliza de Barry. É a internet estúpido! Jogas, rematas e ao mesmo tempo...twittas. Ainda por cima naquele que é um local visualmente morto na net. Apenas moda e cheio de código para pretensos iluminados. Que parolice, Santo Deus!

Pois a FIFA escolheu Ronaldo e aqui neste blog a escolha recai em Fábio Coentrão. Foi ele o homem do jogo de Portugal. Houve menos presença atacante, mas isso era expectável. Houve concentração e iniciativa. E ritmo. Pedir mais é difícil. Já o mesmo não pode dizer-se de outros "navegadores". Adiante.

O sr. seleccionador de Portugal (1,35 milhões de euros/ano), em registo intelectual pouco honesto, veio com a conversa/teoria que houve uma equipa (Portugal) a querer ganhar e assumir o jogo e outra (Costa do Marfim) a defender e a apostar no erro alheio. Não foi assim. Com a bola, Portugal não soube jogar, não utilizou a velocidade, nem os flancos. Mastigou, jogou para os lados e para trás, com o clássico Bruno Alves-Paulo Ferreira-Pedro Mendes-Bruno Alves e... chuto para frente. Sem a bola, portanto quando a Costa do Marfim atacou (e foi muito mais do que o sr. seleccionador de Portugal quis fazer crer), a selecção nacional defendeu assim-assim e não soube sair em velocidade, não soube ligar lances de contra-ataque. Portanto, nem com bola, nem sem ela.

Segundo as contas da Football Finance, a Costa do Marfim vale 180 milhões de euros. Portugal vale 340 milhões. Demasiado para a brutal jogada de Cristiano que daria o golo deste Mundial. Não deu.

Deco armou-se em treinador no final do jogo. Tipo este blog ou todos os especialistas que já botaram discurso. Fez mal. A azia da substituição não pode ser visível em público. Principalmente quando lhe falta ritmo e qualidade no passe. O essencial, afinal.

Danny ou Simão? Mais um erro de Queiroz. O senador devia ter entrado de início. Se não "desse", então avançava Danny, com outra motivação.

E agora? Bom, o próximo jogo é com a Coreia do Norte que, segundo a Footbal Finance, vale... 15 milhões de euros. E um golo ao Brasil. Se o sr. seleccionador está à espera de um adversário a "assumir" o jogo, então o melhor perder mais tempo a pensar em protecções de braço, pulseiras e não sei quê. Pode ser que no final de mais um empate consiga dizer que Portugal jogou com uma equipa de um país que tem uma ditadura e tal.

Ah! É verdade: Está tudo em aberto! (como eu gosto de clichés). Melhor só mesmo a iliteracia de quem gizou a campanha publicitária da Trident: "DISFRUTA" , não sei quê. Disfruta? Mas estão a falar com quem? Fruta! Está dito.

Sem comentários: