terça-feira, junho 15, 2010

Toni - Luís Sobral

Fazer um «sobe» ao treinador Toni porque ele vai funcionar como observador da Costa do Marfim no Mundial 2010 é provavelmente uma coisa idiota.

Mesmo assim arrisco.

Este «sobe» é a minha forma de manifestar incómodo por alguns comentários maldosos sobre Toni, nos últimos dias.

Para quem não sabe, Eriksson, treinador de futebol, convidou Toni, treinador de futebol, para fazer parte da equipa de observadores técnicos durante o Mundial.

Esta função é simples, embora relevante. Consiste em ver jogos dos adversários e produzir relatórios.

É um trabalho que um treinador pode executar. Por isso Toni recebeu o convite de alguém que conhece há muitos anos e resolveu aceitá-lo.

O facto de a Costa do Marfim fazer parte do grupo de Portugal originou comentários absurdos. Toda a gente tem direito à sua opinião, claro. Mas isso não impede que eu pense de forma exactamente contrária e ache que evocar o patriotismo num casos destes é desajustado.

Apesar de discordar, respeito quem tem opinião diferente. Já não posso respeitar quem publicamente tem um discurso e em privado diz exactamente o contrário. Toni é um profissional de futebol que aceitou um trabalho. Para pessoas bem resolvidas, sem fantasmas, isto seria simples.

Só espero que se o jogo com a Costa do Marfim sair mal a Portugal não apareçam ilustres figuras a dizer que a responsabilidade é do antigo treinador do Benfica.

P.S.: Conheço Toni há 20 anos, sempre o admirei. Nunca o vi ter um comportamento que prejudicasse outras pessoas. Se isto influencia o que escrevo, paciência.

Sem comentários: