terça-feira, abril 04, 2006

Diferentes políticas comerciais

O Barcelona-Benfica da segunda mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões está esgotado.
O Camp Nou vai contar com presença de 5.100 benfiquistas que requisitaram todas a entradas dispensadas pelas normas da UEFA fazendo com que os adeptos «culés» fiquem pelos 93 mil (a capacidade exacta do estádio é de 98.918).
Há alguns lugares que não serão ocupados para fazer corredores de segurança, mas a lotação estará perto da capacidade máxima.
Também esta terça-feira ainda serão colocados alguns bilhetes à venda, mas o normal será que os sócios de um clube que são mais do que o número de lugares do estádio não deixe passar a oportunidade.
A venda de bilhetes para um jogo que está esgotado tem uma explicação.
O Barcelona tem um sistema de entradas para os jogos que assenta em duas modalidades, ambas com a compra pelos sócios de um lugar de temporada: uma chamada de «carnet»; outra de «abono».
Este bilhete de temporada do Barcelona não só garante lugar durante todo o ano fazendo uso do bilhete a que se tem direito para os jogos, como os próprios bilhetes já estão incluídos quando se compra quer carnet» quer «abono». E bilhete de temporada quer dizer isso mesmo: já não se paga o que quer que seja para ver os jogos da Liga Espanhola da Taça do Rei e da Liga dos Campeões.
Por isso, os responsáveis do Barça gabam-se de dizer que são «o clube mais barato da elite europeia», com preços entre os 200 euros de um «carnet» e os 900 euros do «abono» mais caro.
A diferença entre os dois (e dos vários preços) é que o «abono» é o bilhete de temporada que permite escolher o lugar onde se quer ver o jogo no Camp Nou.
Mas às vezes não se pode.
Por isso é que esta terça-feira ainda poderá haver bilhetes à venda.
Este sistema de venda do Barcelona permite que os sócios com bilhete de temporada possam colocar à venda o ingresso para um jogo em concreto.
A venda é feita pelo clube e o lucro do bilhete é dividido em partes iguais entre adepto e clube. Assim, só podem ficar mesmo todos a ganhar: quem cede o bilhete, o Barça e quem quer comprar.

Sem comentários: