segunda-feira, abril 03, 2006

A pedido de várias famílias, aqui fica...

FC Porto 3-0 Gil Vicente
ÁRBITRO DO JOGO Paulo Baptista (Portalegre)
ÁRBITROS ASSISTENTES Luís Tavares, Arlindo Santos

O CASO
78' Lance na área do Gil Vicente. Raul Meireles mete a bola, Rovérsio desvia com a mão. Há razões para ser assinalada grande penalidade?

JORGE COROADO

BEM Com o braço esquerdo, o jogador do Gil Vicente travou a trajectória da bola. Grande penalidade que o árbitro não hesitou e, muito bem, assinalou.

SOARES DIAS

MAL Não me parece que tenha havido mão na bola. É um lance de difícil análise e penso que os árbitros estão a exagerar muito neste tipo de lances quando a bola vai ao braço. A lei não está a ser cumprida.

ROSA SANTOS

BEM Não há qualquer dúvida que há grande penalidade. Ele salta, corta com o braço e por isso não ficam dúvidas que é uma situação de mão na bola e não bola na mão.

ANTÓNIO ROLA

BEM O jogador do Gil Vicente jogou a bola com o braço esquerdo. Como a falta foi praticada dentro da área de grande penalidade, esteve bem o árbitro ao sancionar penálti contra o Gil Vicente.

OUTROS CASOS
13' McCarthy está em fora-de-jogo?
34' Há penálti por falta de João Pedro sobre Quaresma?
45'+4' Marek Cech parte de posição irregular antes de meter a bola no fundo da baliza?
53' É justo o segundo amarelo mostrado a Braima por rasteira sobre Quaresma?
72' É bem mostrado o segundo amarelo a Bruno Tiago por carga sobre Quaresma?

JORGE COROADO
MAL McCarthy não se encontrava adiantado no momento em que o passe foi executado. O lance era de difícil análise para o assistente Luís Tavares, que se equivocou.
BEM Não. Quaresma sentiu nas costas o contacto do adversário e, sabendo-se no interior da área, deixou-se cair. Esteve bem o árbitro em nada assinalar.
BEM No momento em que lhe enviaram a bola, Marek Cech ainda tinha mais de dois adversários entre ele e a linha de baliza contrária.
BEM É justíssimo e justificadíssimo. A atitude de Braima personificou a ideia de "passa a bola, não passa o homem".
BEM Mais do que isso. Se tivesse visto vermelho directo nada se perderia. Como foi expulso, aceita-se a decisão. No entanto, a falta é para cartão vermelho.

ROSA SANTOS
MAL Não há fora-de-jogo de Benni McCarthy. Mal assinalado pelo árbitro-assistente. Cortou uma jogada de perigo iminente porque o jogador do FC Porto ficava isolado.
MAL Há um toque na perna do Quaresma, o qual o derruba. Se os árbitros assinalam aquele tipo de lances fora da área de grande penalidade, dentro da área também têm que começar a marcar.
BEM Não senhor. Parte de posição correcta. Quando a bola lhe é passada, há um jogador do Gil Vicente a pôr o Marek Cech em jogo.
BEM Sim senhor. O jogador do Gil não tem outra hipótese que não seja jogar nas pernas do adversário e por isso só tinha que ver o amarelo e o respectivo segundo cartão.
BEM Se o árbitro fosse mais rigoroso, Bruno Tiago teria visto o vermelho directo, atendendo a que se trata de uma entrada violenta e não dura.

SOARES DIAS
MAL Mal marcado o fora-de-jogo a McCarthy. No momento em que a bola lhe é passada, ainda tem pelo menos dois adversários à sua frente. Esteve mal o árbitro-assistente.
MAL Havia motivos para a marcação da grande penalidade contra o Gil Vicente. Quaresma é tocado no pé direito para falta merecedora de grande penalidade que não foi assinalada.
BEM Não há qualquer irregularidade da parte do jogador do FC Porto. Quando a bola lhe é passada, um jogador do Gil Vicente está a subir na zona central do terreno e acaba por colocá-lo em jogo.
BEM Não há qualquer dúvida. Braima derruba Quaresma de forma evidente e portanto é bem expulso por acumulação de amarelos.
BEM Não merecia o segundo amarelo, antes o vermelho directo. Tem uma entrada violenta sobre Quaresma, mas o árbitro optou por mostrar o segundo amarelo. Não escandalizava se fosse expulso directamente.

ANTÓNIO ROLA
MAL Perante um lance de difícil julgamento, as imagens elucidam que McCarthy estava em linha. Decisão desajustada do assistente ao sancionar o fora-de-jogo.
BEM Não. Quaresma, ao sentir um toque ligeiro do adversário, tentou tirar proveito dessa situação. Bem o árbitro ao não sancionar qualquer falta.
BEM Não. É um lance muito rápido em que Cech, quando a bola lhe é passada, se encontrava em posição legal. BEM Braima fez falta sobre o adversário merecedora de cartão amarelo. Como este jogador já se encontrava advertido, bem o árbitro ao exibir o cartão amarelo e o consequente vermelho.
BEM Falta idêntica à que foi cometida pelo colega no lance anterior, pelo que esteve bem o árbitro cumprindo o que está determinado, exibindo o segundo amarelo e consequentemente o vermelho.

1 comentário:

VermelhoNunca disse...

Talvez deva ler com atenção a apreciação ao jogo do seu clube antes de lançar o seu post, que demonstra ser claramente tendencioso.
Uma notícia para Cavungi, o clube do Barbas foi derrotado em basquetebol na final da Taça de Portugal pelo FCPorto, mais um titulo que voa...
Ninguém pára o benfica