quinta-feira, abril 27, 2006

A revolta dos verdadeiros adeptos de futebol

O FC United of Manchester (FCUM) sagrou-se Campeão em Inglaterra!!!
Não, não se trata do poderoso Manchester United. Esse já lá não chega...Trata-se sim de um verdadeiro clube do povo fundado por cerca de três mil (!!!) adeptos descontentes do Manchester United pela total mercantilização do seu clube (e pela venda do mesmo a um magnata americano que até há pouco nem sabia o que era futebol - pelo menos aquele que se joga com uma bola e não com um melão).
Após a grande (a maior!) vitória que foi a formação - e o respectivo impacto e poder de atracção popular - do novo clube em Junho de 2005, agora, menos de um ano passado sobre esse feito, o clube já festeja o seu primeiro título.
Mesmo que seja o de campeão de uma pequena Liga obscura (a Moore and Company North West Counties Divison Two League), que correspondente a uma espécie de 10ª Divisão Inglesa! É mais um começo. E um novo marco!
Para milhares de adeptos foi também motivo para mais uma grande festa.
Esses milhares de adeptos (e mais alguns...) que no verão passado decidiram que tinham chegado ao limite do suportável em termos de exploração mercantil do clube que tanto amavam, e que avançaram para um acto de desespero. Como dizia um deles dessa altura:
"O United para nós morreu. É este o espírito dos adeptos do novo clube, o FCUM (em inglês se dito de forma rápida soa a "fuck them"), que nasceu das cinzas da paixão dos adeptos pelo United."
Estes adeptos querem um clube que seja verdadeiramente dos adeptos, gerido por eles, próximo da comunidade, das pessoas comuns, e não uma entidade ao serviço de interesses económicos e financeiros, ainda por cima muitas vezes pouco claros ou até corruptos, que exclui os adeptos menos favorecidos socialmente e que tudio decide à revelia daqueles que o apoiam, nas salas de reuniões dos grandes accionistas. Vocês sabem do que eu estou a falar...
Eis os 7 mandamentos do novo clube:
"1. O conselho de administração será democraticamente eleito pelos sócios.
2. As decisões serão tomadas mediante o regime de um sócio, um voto.
3. O clube desenvolverá ligações fortes à comunidade local e esforçar-se-á por ser acessível a todos, sem discriminar ninguém.
4. O clube tudo fará para tornar os preços dos bilhetes o mais acessíveis possível a um público o mais alargado possível.
5. O clube encorajará a participação dos jovens locais - como jogadores e adeptos - sempre que possível.
6. O conselho de administração evitará o comercialismo sempre que possível.
7. O clube manterá o estatuto de organização não lucrativa."
Nas palavras de um dos directores do clube: "O número de sócios alcançou rapidamente os 3 000 e o clube reuniu 150 000 libras em donativos particulares por meio de um apelo lançado no seu site. Apesar de pertencer a uma liga onde a assistência média dos jogos é inferior a 200 pessoas, o FCUM, com mais de 3 800 sócios, encontra-se na irónica posição de ser o clube mais rico e popular da sua divisão."
Pode ser que este facto represente muito mais do que a mera criação de um novo clube.
Tudo isto faz aumentar a esperança de que seja possível criar alternativas ao actual "futebol do cifrão".
Claro que o FCUM não quer competir desportivamente com o Big United, até porque está nove (agora "só" oito!) divisões abaixo, em termos competitivos.
Pretende isso sim, dar um grito de alerta e de esperança, para a necessidade de devolver o futebol às pessoas, às suas pessoas, aquelas para quem significa muito, à comunidade.

Sem comentários: