quarta-feira, abril 05, 2006

Afinal foi o Pedro Proença

A Comissão de Arbitragem contrariou o critério adoptado até agora e nomeou um árbitro da associação de uma das equipas que disputam o jogo do título.
O internacional de Lisboa será auxiliado por Bertino Miranda, o que acontece pela primeira vez em jogos da Liga principal, e pelo conterrâneo Tiago Trigo.
Depois de Paulo Costa, Lucílio Baptista, por duas vezes, Pedro Henriques e João Ferreira, chegou a vez de Pedro Proença ter o prazer de dirigir um clássico.
O árbitro de Lisboa, internacional desde 2002/03, primeiro classificado na época passada, foi o escolhido para dirigir, sábado à noite, em Alvalade, o jogo que pode decidir a questão do título.
Uma nomeação inesperada, atendendo a que contraria o critério de designação até ao momento seguido pela Comissão de Arbitragem.
Nos cinco clássicos disputados esta época, nunca tinha sido escolhido um árbitro que pertencesse à associação de uma das equipas em causa.
Por muito que Luís Guilherme afirme que a questão da regionalização "há muito que está banida", a verdade é que esta época tem havido essa preocupação.
Isto sem pôr em causa, claro, a competência e o valor de um árbitro que já por duas vezes (em 2002/03 e na época passada) ficou em primeiro lugar no ranking dos árbitros.
Outro caso poderá levantar alguma celeuma em relação a esta escolha.
Há duas épocas, na 16ª jornada, Pedro Proença foi muito contestado pelo Benfica depois de no dérbi com o Sporting ter expulso dois jogadores (mais um do Sporting) e apontado dois penáltis a favor da equipa leonina.
Falta apenas fazer referência à escolha dos assistentes.
Ambos internacionais, Bertino Miranda, do Porto, vai fazer parte da equipa de Pedro Proença pela primeira vez esta época em jogos da Liga (esteve apenas num jogo da Liga de Honra, no Feirense-Gondomar) e Tiago Trigo é que estará mais habituado ao chefe de equipa, uma vez que colaborou em nove jogos (cinco da Liga e quatro da Honra).
O presidente da Comissão de Arbitragem, Luís Guilherme, explicou ontem a nomeação de Pedro Proença para o Sporting-FC Porto de sábado, apontando três factores que justificaram a escolha. “Pedro Proença é árbitro internacional, foi o primeiro classificado na época passada e não tinha feito, até agora, nenhum dérbi. Estas são razões mais do que suficientes para merecer a confiança da Comissão de Arbitragem. Haveria outros árbitros, mas entendemos que pelas características do jogo e o contexto em que se vai desenrolar seria a nomeação mais apropriada. Neste jogo, Pedro Proença vai também ser coadjuvado por dois árbitros-assistentes internacionais”, analisou.
Desvalorizando o facto de Pedro Proença estar filiado da AF Lisboa, a mesma associação do Sporting, Luís Guilherme afirmou que o critério geográfico não pode inibir as nomeações. “Nós nunca levamos isso em conta. Se optássemos sempre por um internacional a escolha ia sempre recair em Setúbal e Leiria. É preciso dar possibilidade aos outros árbitros de dirigir estes desafios. A questão da regionalidade na arbitragem há muito que está banida e não é factor que nos possa inibir. O que importa na análise que fazemos é avaliar, em cada momento, a forma em que o árbitro se encontra e se o seu perfil é adequado para o jogo em causa”, sustentou.

12 comentários:

Unknown disse...

Snr. Administrador e caros Condóminos:
Se se quiserem dar à maçada de ir ver os comentários ao artigo aqui publicado há uns dias sobre quem seria o árbitro nomeado para dirigir o SCP-FCP, verão que o Condómino Salame (que também responde pelos nomes de Chouriço, Paio ou Mortadela) afiançou que tal árbitro seria o Pedro Proença.
Perante o manancial de conhecimentos que eu sei que o dito condómino tem, logo na ocasião acreditei que seria, de facto, tal árbitro o nomeado.
E foi mesmo!
Grande Salame!
Sobre tal árbitro, é certo que já beneficiou o SCP no jogo assinaldao pelo Snr. Administrador.
Também já o prejudicou, ainda o ano passado, no célebre jogo para a Taça de Portugal com o SLB - dois livres inexistentes que deram lugar aos golos do Benfica, expulsão injusta do H. Viana.
Tem sido classificado pela comissão de arbitragem como o melhor árbitro, o que é péssimo sinal - é um árbitro do "sistema".
Assim, não me parece que a sua nomeação signifique que o SCP seja beneficiado.
Será beneficiada a equipa que, neste momento, estiver a controlar o sistema, que até poderá nem ser nenhuma das intervenientes no jogo...
Façam as contas....

Unknown disse...

Condómino ZEX, ex-ZEX e actualmente ZEX:
Tem a certeza?
Ontem ouvi na TSF um comentário à nomeação do Pedro Proença cujo comentador referia esse jogo da Taça de Portugal como tendo sido arbitrado pelo Pedro Proença.
Daí o meu comentário.
Mas se não foi, então penitencio-me.

Unknown disse...

Condómino Zex:
Tem razão.
Não foi o Proença que arbitrou o jogo da Taça de Portugal.
Apesar de lá ter estado no estádio, não fixei o nome do árbitro.
Fui induzido em erro pelo tal comentarista que ontem opinou na rádio.
Agradeço a rectificação.
Mantenha-se sempre atento e zelador.
Só uma nota:
Deve ser por graça que refere que o Dias Ferreira é meu ídolo!
Já devia ter percebido que o género boçal não faz muito o meu tipo.

VermelhoNunca disse...

Senhor X, está a ficar nervoso com a nomeação deste árbitro? Acha que o seu clube está habituado a ajudas de árbitros para ganhar jogos? Não se enerve senhor X. Porque não fala da ausência de cartão amarelo ao sul-africano da sua equipa no último jogo em casa, por ter pontapeado a bola depois de lhe ter sido assinalado fora-de-jogo? Lembra-se porque Liedson não jogou na Luz o ano passado?

Ndrangheta disse...

amigo Zex:
Por aquilo que já li, não me parece que o ídolo do amigo Carlos Zelador seja o "Taliban" Dias Ferreira.
A sua postura neste blog tem-se pautado por uma elevação que não condiz, minimamente, com o personagem citado.
No universo de figuras sportinguistas mediáticas penso que o amigo Carlos se identificará mais com José Roquette.
No que respeita à nomeação de Proença, direi que mudar as regras a meio do jogo não me parece avisado ou nota de bom senso.
A Comissão de Arbitragem da Liga, por muito que o seu Presidente diga o contrário, ao longo da presente época, nunca nomeou para um jogo grande um árbitro da mesma Associação de um dos intervenientes.
Agora decidiu alterar os pressupostos.
Fragilizou o árbitro, condicionou-o, estigmatizou-o.
É conhecida a tendência de Pedro Proença para, nos casos em que é de alguma forma identificado com um dos clubes intervenientes, prejudicá-lo de modo a dar de si uma imagem de completa isenção.
Assim, esta nomeação não auguro nada de bom para os sportinguistas.
Saudações cordiais e de estima.

VermelhoNunca disse...

De acordo senhor Lázaro. Totalmente de acordo consigo, mas o senhor X como está habituado a palpitar sem saber do que fala, vem com a história do sistema... .

Unknown disse...

Condómino Francisco:
Agradeço e registo as referências elogiosas que me faz no seu comentário.
Comungo da sua opinião quanto à postura que o Proença poderá assumir em jogo.
Não sei se o dito árbitro tem ou não simpatia pelo SCP, mas, sendo de Lisboa, é óbvio que será chamada à colacção a sua presumível tendência em beneficiar um clube da zona a que pertence.
Arbitrará, pois, condicionado.
E na tentativa de se mostrar isento, temo que, em lances mais polémicos, decida contra o SCP, mesmo que inconscientemente.
Não percebo este critério da comissão de arbitragem, mas do carroceiro que preside à dita tudo é de esperar.

Mestrecavungi disse...

Amigo Zex.
Como sabe o Dr Pedro Proença é socio-cativo do SLB.Tem uma cadeira fundador na naova catedral.daí que nada tem a temer da sua arbitragem....

Unknown disse...

Caros condóminos:
Esta informação do Dr. Cavungi vem ao encontro dos receios que manifestei no meu primeiro comentário.
E passo a citar:

"Assim, não me parece que a sua nomeação signifique que o SCP seja beneficiado.
Será beneficiada a equipa que, neste momento, estiver a controlar o sistema, que até poderá nem ser nenhuma das intervenientes no jogo...
Façam as contas...."

Sabido que é que o SLB está arredado do título, não é certo que não se possa ainda alcandorar ao 2º lugar.
Para isso ser possível, é imperioso que o SCP perca com o FCP, ficando apenas com dois pontos de avanço sobre o SLB.
Deste modo, a nomeação do Snr. Proença para arbitrar o jogo poderá trazer tal objectivo encomendado...
Veremos.

VermelhoNunca disse...

Como sempre senhor Carlos! Os lampiões para atingirem os seus objectivos são capazes de tudo. José do Luxemburgo perdeu o pio? Afectado com a gripe das galinhas da 2ª circular?
Concentremo-nos no jogo, e deixemos o Proença sem hipóteses de roubar.

Unknown disse...

Esperemos que não haja motivos para roubos de igreja do Snr. Proença e que os jogadores do SCP joguem com inteligência, fugindo das confusões e não protestando decisões do árbitro.
Que não dêm azo a serem disciplinarmente punidos.
Vão-se defrontar aquelas que são, inegavelmente, as duas melhores equipas nacionais do momento, está em perspectiva um grande jogo de futebol e no camarote com o Soares Franco vai estar Pinto da Costa, o que já causou grande azia ao Orelhas dos Pneus.

Para aqueles que não tomaram conhecimento dessa indisposição do dito senhor, aqui deixo transcrito o que ontem foi publicado na edição on line da Bola:

«Estamos fartos de lobies!», LF Vieira não gosta de ver Pinto da Costa na tribuna de Alvalade
O presidente do Benfica falou hoje de «falta de coerência no futebol português e também das pessoas». LF Vieira referia-se ao facto do ainda presidente do Sporting, Soares Franco, ter convidado Pinto da Costa para a tribuna presidencial de Alvalade"

Ao ler esta notícia dei uma boa casquinada, bem ao jeito do falecido Prof. Venceslau.
O que é que o Homem dos Kits - em inglês, Kitman - tem a ver com as pessoas que são convidadas para a tribuna presidencial do Estádio do SCP?
Acaso não foi ele quem convidou todos os presidentes dos clubes de futebol da 1ª Liga e da Liga de Honra para o acompanharem a Liverpool por ocasião do jogo que o SLB ali disputou?
Isso sim, é suspeito!

VermelhoNunca disse...

Convocatória da Selecção de Sub-19:
FCPorto- 7 jogadores;
Sporting- 6 jogadores;
benfica- 2 jogadores.

Convocatória da Selecção de Sub-16
Sporting- 5 jogadores;
FCPorto- 2 jogadores:
benfica- 2 jogadores.

Ninguém pára o benfica!!!