quarta-feira, junho 28, 2006

Uma opinião

Fernando Santos exigiu a contratação de Katsouranis desde o momento em que assinou contrato com o Benfica, e os responsáveis do clube da Luz tudo fizeram para garantir a aquisição desejada. O médio grego é um dos elementos fundamentais na estrutura que o novo treinador encarnado quer montar para a temporada 2006/07, merecendo grandes elogios de Chainho, futebolista luso que já actuou na Grécia, ao serviço do Panathinaikos.
O médio português não esconde a sua admiração por Katsouranis, apontando o médio como um dos jogadores de maior qualidade da Grécia: "Katsouranis é o melhor trinco grego. Pode jogar em todas as posições no meio-campo e marca sete, oito golos por época. É um jogador fantástico", começa por afirmar o actual atleta do Nacional, que já trabalhou com Fernando Santos no Estrela da Amadora, no FC Porto e no Panathinaikos.
Chainho acredita que "o Benfica acertou" na contratação de Katsouranis, reconhecendo que "ter um jogador com características de trinco que marque tantos golos é uma mais-valia", o que, na sua opinião, "terá pesado, também, na opção por Katsouranis".
O futebolista do Nacional já actuou na Grécia, ao serviço do Panathinaikos, tendo sido então orientado pelo novo treinador do Benfica. Chainho lembra que Fernando Santos "gosta bastante de jogar em 4-3-3", mas o técnico estuda também a possibilidade de colocar os encarnados a jogar em 4-4-2.
O médio não reconhece nenhum sistema preferido do novo camisola 17 das águias, sublinhando, porém, que Katsouranis "é um jogador capaz de se adaptar a diferentes esquemas e que se equilibra bastante bem na equipa". E não só: "Pelas suas características, vai adaptar-se bem a Portugal."
Apesar de as qualidades defensivas de Katsouranis serem bastante reconhecidas, Chainho destaca também a capacidade do médio helénico de ajudar o seu ataque: "É um jogador que se desdobra no terreno e que sabe sair a jogar da defesa. É muito bom no capítulo do passe." Por isso, o futebolista do Nacional considera Katsouranis "crucial no jogo da sua equipa".
"É a bússola da equipa. Foi-o no AEK e na Grécia, no Europeu. É ele que mexe tudo", frisa.
Enquanto esteve na Grécia, Chainho teve oportunidade de actuar em alguns dos grandes clássicos do futebol grego, frente ao AEK e ao Olympiacos, tendo mesmo defrontado o novo reforço encarnado.
O médio luso não acredita, por isso, que Katsouranis sinta a pressão de envergar a camisola do Benfica, uma vez que está já habituado aos grandes palcos. "Era titular numa das melhores equipas gregas e foi campeão europeu, por isso julgo que não vai sentir a pressão. Este factor já não pesa tanto e, apesar de não ser fácil jogar numa equipa como o Benfica, a pressão na Grécia também é enorme. Julgo que não vai ter problemas", afirma.

Sem comentários: