terça-feira, junho 20, 2006

Mensagem do Papa à Nação Portista

Segundo Pinto da Costa não haverá grandes mudanças no plantel do FC Porto para a próxima temporada.
Depois da saída de Diego para o Werder Bremen, não está prevista a venda de nenhum jogador entre os que Co Adriaanse considerou indispensáveis no esboço deixado à direcção antes das férias.
No sentido contrário - o da entrada - também não estão previstas novidades, apesar de estarem abertas as portas para um bom negócio, "sobretudo para ponta-de-lança".
Por agora, Adriano e Sokota são os únicos candidatos ao lugar.
O croata faz parte dos planos do técnico e vai continuar de azul e branco. Tal como Quaresma. Pinto da Costa revelou a existência de uma proposta tentadora pelo extremo, mas assegurou a sua permanência na equipa. Ambos vão usar os novos equipamentos, ontem apresentados no Estádio do Dragão. Os tons que vão vestir o campeão nacional, a julgar pelas palavras do presidente portista, são as únicas novidades para 2006/07.
Para já, João Paulo e Diogo Valente são as únicas contratações do FC Porto.
O plantel agrada a Co Adriaanse mas não está descartada a hipótese de entrar mais alguém. "Não estamos muito preocupados. Tenho visto no jornal O JOGO, que traz sempre a relação dos jogadores com dois para cada lugar, apenas o Adriano como ponta-de-lança, mas o treinador disse-me, antes de ir para férias, que contava com o Sokota no plantel. Também aí temos dois para o lugar. É evidente que, se nos surgir um bom negócio para qualquer posição, sobretudo para ponta-de-lança, aproveitaremos. Mas não estamos obcecados e consideramos que temos um óptimo plantel", referiu.
Ora, com Adriano e Sokota no eixo do ataque, McCarthy terá ficado sem espaço.
Pinto da Costa não explicou. "Nunca podemos saber se vai sair ou ficar porque tem uma cláusula de rescisão". Mas Co Adriaanse conta ou não com ele? "Conta com o Sokota e com o Adriano. Quando nos deu a lista quis dizer que, com aqueles, conta de certeza absoluta. Com os outros poderá contar ou não". E no lote dos jogadores riscados da próxima temporada está um dos 23 portugueses presentes no Mundial. "Com Hélder Postiga não conta", afiançou.
Se a entrada de um ponta-de-lança depende de uma boa oportunidade de negócio, a venda de jogadores não é uma necessidade para o FC Porto.
A prová-lo, estão as negas dadas aos interessados em Quaresma e Bosingwa. "Já vendemos o Diego e não estamos a necessitar de vender mais. Só o faremos se for uma grande proposta. Já tivemos propostas para o Quaresma - que noutros tempos aceitaríamos muito contentes, mas recusámos liminarmente porque não admitimos sequer negociar - e para o Bosingwa. São os únicos por quem, de facto, recebemos propostas", frisou.
Pinto da Costa não está surpreendido com as vitórias de Portugal na Alemanha.
Para o presidente portista, a selecção não está a fazer mais do que a sua obrigação, uma vez que a considera muito superior aos adversários já defrontados: "Fez seis pontos fantásticos. Não havia ninguém que não estivesse à espera destas vitórias. Não vamos ser falsos modestos. Em dez jogos com Angola e com o Irão, Portugal tem a obrigação de os ganhar todos. Se ficámos muitos felizes com o sorteio é porque éramos favoritos. Contra equipas desta categoria quase diria que chegava o Deco. "
Com os oitavos-de-final assegurados, o objectivo passa por evitar a Argentina de Lucho González.
O médio está lesionado e o FC Porto foi informado na hora pelos responsáveis argentinos, o que motivou novas acusações de Pinto da Costa sobre a forma como foi conduzido o caso de Bruno Vale: "O médico da selecção achou que o jogador era do Estrela da Amadora".
Van der Meyde e Hesselink têm sido apontados como alvos do FC Porto para a próxima temporada.
O primeiro revelou mesmo o teor de uma conversa com Co Adriaanse, que lhe terá pedido para o ajudar no Dragão, mas Pinto da Costa afirma que não conhece nenhum deles.
Começando pelo extremo do Everton, o presidente portista pediu para repetir a pergunta, mostrando-se surpreendido com o nome. "O treinador nunca me falou nele, nem em ninguém". O mesmo aplica-se ao avançado do PSV. "Quem? Não conheço". Informado de que se trata de um jogador presente no Mundial, a resposta foi ainda mais evasiva. "Tem jogado? Então... Se fosse o Nistelrooy dizia que não, mas sei quem é".
Segundo Pinto da Costa, o plantel tem elementos mais do que suficientes e até precisa de emagrecer antes do início da pré-temporada. "O treinador acha que temos jogadores a mais e que o plantel é numeroso e por isso existe a necessidade de tirar alguns para ficar com 24/25 elementos".
Como são mais, haverá dispensas antes do dia 17 de Julho, data da partida para a Holanda. "Poderá haver um caso ou outro, mas não vamos levar trinta jogadores como no ano passado", assegurou.
Pinto da Costa falou ainda sobre a dispensa de César Peixoto, assegurando o pagamento dos salários do atleta enquanto não definir o seu futuro, assim como a recuperação da lesão. "O César está autorizado a procurar um clube para resolver a sua situação. Mas ele não foi despedido; tem contrato e, enquanto não encontrar clube, o FC Porto cumpre as suas obrigações. Inclusive, temos um profissional a trabalhar no Olival para continuar a sua recuperação para que esteja a cem por cento quando começar a época. Neste momento, ainda não recebemos qualquer proposta", explicou.

Sem comentários: