terça-feira, junho 20, 2006

Concordo, há que preservar os "amarelados"

Scolari vai deixar de fora os cinco jogadores que viram amarelo mas não deverá virar a equipa do avesso, embora no treino aberto de Gutersloh tenha ficado a ideia muito forte de que o central Ricardo Costa vai ter uma oportunidade no eixo da defesa, apesar de nenhum dos centrais estar em perigo de exclusão.
O jogador do FC Porto foi sujeito a trabalho específico com o próprio Felipão e tudo aponta para que avance para o onze.
Nuno Valente/Caneira - A saída de Nuno Valente deverá implicar a entrada de Caneira, que passou meia época no Sporting a jogar como lateral-esquerdo, por ter percebido que era nessa posição que tinha verdadeiras hipóteses de fazer parte dos planos de Scolari.
Costinha/Petit - A ausência do Ministro implica uma substituição directa e previsível. De raiz só existem estes dois jogadores para a posição 1 do meio-campo.
Cristiano Ronaldo/Simão - Jogam ambos à direita e à esquerda. É mais uma troca lógica, mas poderá haver uma cambiante, caso Scolari decida poupar Figo, o que não parece muito lógico. Nesse caso, Simão seria o substituto do capitão e Boa Morte alinharia na esquerda.
Outra razão para que Figo jogue é não fazer sentido estarem os três capitães de fora em simultâneo e tanto Costinha como Pauleta têm amarelo.
Deco/Tiago - A escolha inicial do grupo apresentaria Hugo Viana como principal candidato ao lugar de Deco, mas no último jogo foi Tiago quem entrou para o lugar do Mágico. E jogou bem.
Nuno Gomes ou Postiga
Se nos quatro casos anteriores os raciocínios parecem lógicos e as escolhas naturais, no que diz respeito ao ponta-de-lança a situação é diferente, porque têm sido dois os avançados que têm estado no banco.
O histórico desta equipa apontaria Nuno Gomes como primeira opção para substituir Pauleta sem mexidas tácticas.
Basta lembrar que no Euro’2004, frente à Espanha, o açoriano não estava disponível e o escolhido para jogar sozinho entre os centrais foi Nuno Gomes, ao passo que no jogo seguinte, com a Inglaterra, quando decidiu manter Pauleta e meter um segundo ponta-de-lança optou por Postiga (que marcou).
Nesta altura, porém, é difícil apostarmos num deles. Apesar de já estar apto, Nuno Gomes chegou ao grupo saído de uma lesão, enquanto Postiga se apresentou a cem por cento.
Estará em vantagem?
Ricardo Carvalho ou Fernando Meira
Dando como certa a entrada na equipa de Ricardo Costa, há mais uma questão a equacionar.
Se o primeiro pensamento lógico apontava para que o portista entrasse para formar dupla com Ricardo Carvalho, até porque já em tempos jogaram juntos e foi Meira quem esteve mal diante do Irão, a protecção montada pelos responsáveis em torno do jogador do Estugarda pode significar que Scolari não está disposto a deixá-lo de fora.
Ricardo Carvalho e Jorge Andrade (anteontem) e Ricardo (ontem) desfizeram-se em elogios a Meira.
E se for ele a alinhar ao lado de Ricardo Costa frente ao México? Mesmo que pareça uma hipótese menos lógica do que a utilização da dupla de Ricardos, há que equacioná-la.
Ricardo, Miguel, Maniche e Figo deverão ser os resistentes.

Sem comentários: