quarta-feira, junho 07, 2006

Mundial - Grupo E

Itália, Gana, Estados Unidos e República Checa

Itália e Rep.Checa são os favoritos do Grupo E, que conta ainda com as selecções do Gana e dos Estados Unidos da América, que prometem complicar as contas às duas formações teoricamente mais fortes.

Já aqui tínhamos considerado o Grupo C como o da morte. Mas este grupo E, não lhe fica muito atrás.

A Squadra Azzurra pertence sempre ao restrito lote de candidatos ao título mundial e apresenta em 2006 melhores argumentos do que por exemplo há quatro anos, quando caiu perante a Coreia do Sul.

Buffon, Cannavarro, Nesta, Zambrotta, Pirlo, Totti, Del Piero e Luca Toni, entre outros, representam a nata da Serie A italiana e garantem que a turma de Lippi está na Alemanha para discutir um lugar no pódio. Se a estes nomes se juntarem outros como os de Zaccardo, Gattuso, Camoranesi ou Gilardino, dá para perceber o porquê da Itália ser apontada por muitos como um dos mais fortes candidatos a festejar em Berlim no dia 9 de Julho.

Em princípio, às outras três selecções - Rep.Checa, Estados Unidos e Gana, por esta ordem - restará a luta pelo segundo lugar do grupo.

Quem não teve muita sorte foi a selecção do Gana. Estreante nestas andanças, vai ter pela frente 3 selecções que estão colocadas acima do 12º lugar no ranking FIFA.

A selecção ganesa, pelo que fez na Taça das Nações Africanas, não deverá ter capacidade para ambicionar o apuramento para os oitavos, apesar de contar com estrelas como Essien, Muntari, Stephen Appiah e Kuffour, pelo que a luta pelo apuramento se deve resumir às outras duas formações - Rep.Checa e EUA.

Depois aparecem os Estados Unidos, que estão pela quinta vez consecutiva no Mundial e na sequência de terem atingido os quartos-de-final em 2002, após terem deixado Portugal pelo caminho.

Bruce Arena tem feito um grande trabalho à frente da selecção norte-americana, uma selecção que hoje em dia tem mais de metade dos seus seleccionáveis a alinhar na Europa. DaMarcus Beasley, Bocanegra, Claudio Reyna, Landon Donovan e Brian McBride apresentam-se como os jogadores dos Estados Unidos a ter em conta..

Para finalizar o grupo, a selecção da República Checa, que apesar de vir da fase de repescagem na qualificação da zona europeia, apresenta um conjunto de jogadores muito competitivos, experientes e de excelente relacionamento, sendo que é provavelmente a última oportunidade para este grupo conquistar algo.

Os checos regressam, 16 anos depois, a uma fase final de um Mundial, depois de terem marcado presença no Itália'90 ainda como Checoslováquia.

Petr Cech, Pavel Nedved, Milan Baros e Jan Koller são as grandes figuras de uma das melhores selecções que passou pelo «nosso» Euro 2004 e que continua a contar com um jogador que passeou a sua classe nos relvados portugueses: Karel Poborsky, que aos 34 anos actua no Ceske Budejovice, da segunda divisão checa.

Ranking FIFA

Itália (12º), Gana (50º), Estados Unidos (8º), República Checa (2º)

Principais Figuras:


Itália - Luca Toni, Del Piero, Totti, Nesta, Zambrotta e Pirlo

Gana - Appiah, Michael Essien, Muntari, Stephen Appiah e Kuffour

Estados Unidos - DaMarcus Beasley, Bocanegra, Claudio Reyna, Landon Donovan e Brian McBride

Rep. Checa - Koller, Nedved, Karel Poborsky, Milan Baros, Tomas Rosicky, Petr Cech

Previsão de Passagem:
Itália e Rep. Checa

Sem comentários: