quinta-feira, junho 08, 2006

Mundial - Grupo G

França, Suíça, Coreia do Sul e Togo

Os franceses, campeões em 1998, são naturalmente a equipa mais forte do grupo e é previsível que deixem a discussão do apuramento entregue a suíços e coreanos, já que a selecção africana é uma das mais fracas de entre as presentes no Alemanha'2006.
O Grupo F é o grupo do ex-campeão mundial em 1998, a França, que se quererá redimir do mau desempenho do Mundial da Coreia/Japão, onde foi eliminada na primeira fase, perdendo o primeiro jogo frente a uma equipa formada por jogadores criados em França, Senegal... o pior é que com o Togo acontece a mesma coisa, muitos jogadores são praticamente mais franceses que togoleses, e terão motivação extra... um pouco à imagem de Portugal e Angola.
Os comandados de Raymond Domenech procuram limpar a má imagem deixada em 2002, quando defenderam o título da pior forma possível, terminando a prova sem qualquer golo marcado.
Henry e Zinedine Zidane, que se despede dos relvados após o Mundial, são as figuras de proa desta selecção, que tem ainda nos seus quadros jogadores como Thuram, Makelele, Vieira, Trezeguet ou Franck Ribéry, nova coqueluche do futebol francês, tido por muitos como o sucessor de 'Zizou'.
A qualificação para os oitavos-de-final não está em causa, mas a partir daí os gauleses terão de fazer muito mais do que o que fizeram na fase de apuramento.
Curiosamente, a Suíça foi um dos adversários com quem se bateram para garantir o passaporte para a Alemanha.
Orientados por Köbi Kuhn, os helvéticos ultrapassaram a Turquia (3ª classificada em 2002) num play-off dramático e são talvez a selecção melhor colocada para garantir a outra vaga nos oitavos.
Senderos, Philipp Degen, Vogel, Behrami, Tranquillo Barnetta e Alexander Frei são alguns dos elementos mais importantes do conjunto suíço, que conta ainda como uma cara bem conhecida do nosso campeonato: Diego Benaglio, guarda-redes titular dos Sub'21 que na última temporada alinhou no Nacional da Madeira.
De salientar que a Suíça regressa a uma fase final doze anos depois de ter superado Portugal na caminhada para o Estados Unidos 94, onde atingiu os oitavos-de-final.
De resto, Coreia do Sul e Togo são, a meu ver, as duas equipas que deverão fazer as malas mais cedo.
A Coreia, que depois do grande quarto posto no “seu” mundial, se bem que ajudada tanto pelo público como por alguns erros de arbitragem, vai tentar provar que aquele classificação não foi um “oásis” no meio das más classificações que normalmente obtem.
Contudo, o craque Ahn já não é o mesmo, Hiddink saiu e afigura-se difícil a passagem aos oitavos de final.
A selecção coreana, agora dirigida por Advocaat, continua especialista a actuar em contra-ataque, fazendo uso da rapidez de Pyo Young Lee, Ji Sung Park e Ahn Jung-Hwan, por exemplo, mas é praticamente irrepetível o quarto lugar alcançado em 2002.
O Togo, por seu turno, só com uma espécie de milagre conseguirá algo mais que o último lugar do grupo.
Em Janeiro foi uma das piores equipas presentes na Taça das Nações Africanas, onde contou por derrotas os jogos disputados.
Adebayor é a estrela da companhia, a ponto de há uns tempos ter entrado em ruptura com a federação do seu país, o que prejudicou a prestação dos Falcões do Pardal na prova africana e levou à exclusão do treinador Stephen Keshi.

Ranking FIFA
França (8º), Coreia (29º), Suiça (35º), Togo (61º)

Principais Figuras:
França- Zidane, Thierry Henry, David Trezeguet, Patrick Vieira, Claude Makélélé, Frank Ribery
Suiça – Senderos, Philipp Degen, Vogel, Behrami, Tranquillo Barnetta e Alexander Frei
Coreia – Pyo Young Lee, Ji Sung Park e Ahn Jung-Hwan
Togo –Emmanuel Adebayor, Adekanmi Olufade, Assimiou Touré, Ludovic Assemoassa

Previsão de Passagem:
França e Suiça

Sem comentários: