sexta-feira, junho 02, 2006

Entrevista de Moretto

Que balanço faz de uma época em que, tal como já reconheceram alguns dos seus companheiros de equipa, houve um certo descurar do Campeonato em detrimento da Liga dos Campeões?
MORETTO Em termos pessoais, foi uma época extremamente positiva. Estive no Vitória de Setúbal durante seis meses e consegui logo dar o salto para um grande de Portugal. Só faltaram os títulos, mas na próxima temporada iremos lutar para sermos campeões.
P Sentiu o peso da camisola nos primeiros meses na Luz?
R Sim. No início, foi muito complicado. Os adeptos do Benfica cobram muito dos jogadores e, apesar de já ter noção de que assim era, não esperava que a pressão fosse tão grande. Hoje, já sei como é. Os adeptos têm uma paixão louca pelo clube e sei que, com o passar dos jogos, a cobrança vai ser cada vez maior.
P E receia essa pressão crescente?
R Não. Hoje em dia já estou calejado. Nos primeiros meses, a pressão foi muito grande e aprendi muito, por isso agora já sei lidar perfeitamente com isso. Mas creio que todos nós temos de mostrar o que valemos a cada jogo. Jogar no maior clube de Portugal – e um dos maiores da Europa – é isso mesmo: provar o nosso valor em cada partida.
P Sente que tem algo a provar aos adeptos?
R Tal como já disse, temos de provar em todos os jogos. No meu caso, senti que, no princípio, os adeptos cobraram muito de mim. Reconheço que tive momentos menos bons, mas, feito o balanço, creio que foram mais os momentos positivos. Claro que, ao serviço do Benfica, se chutarmos mal uma bola ou cometermos outro erro qualquer, as repercussões são dez vezes maiores do que na maioria dos outros clubes.
P Disse que os adeptos cobraram muito de si. Espera mais compreensão na próxima época?
R Isso virá com a redenção dos erros. Um pontapé falhado ou um erro numa defesa podem começar logo a minar tudo o que de bom se tenha feito até aí. Espero corrigir esse tipo de erros logo de início e, se eu não falhar, com certeza não existirão críticas à minha volta.
"Desistir? O verdadeiro campeão nunca desiste"
P Em algum momento pensou atirar a toalha ao chão?
R Nunca. Na minha carreira, nada foi fácil. Sempre tive grandes dificuldades e, quando cheguei ao Benfica, já ia preparado para a pressão que encontrei. Nunca pensei regressar a um clube mais pequeno porque o verdadeiro campeão nunca desiste! O meu objectivo é construir uma carreira com títulos no Benfica e, se voltasse atrás, nunca o iria conseguir.
P Quais são os objectivos – a nível pessoal e também da equipa – para a próxima época?
R Em primeiro lugar, queremos garantir novamente a presença na Liga dos Campeões. Depois – e isto a um nível mais pessoal – manter a titularidade e, por último, espero alcançar títulos.
P Na última época, o Benfica chegou aos quartos-de-final da "Champions". A fasquia foi colocada mais alta para a campanha de 2006/07?
R Primeiro, ainda temos de entrar. Mas já sentimos o gostinho e já sabemos o gozo que dá chegar aos quartos-de-final. Agora, queremos sentir o gostinho das meias-finais e, porque não, da final. Com muito trabalho e um pouco de sorte, queremos chegar o mais longe possível na próxima edição da "Champions".
Quim está no mercado. Como encara a eventual saída do internacional português, a quem "roubou" o lugar assim que chegou ao Benfica?
MORETTO Tenho acompanhado as notícias pela Internet. Não tenho de comentar a possível saída dele, pois essa é uma decisão dos responsáveis do clube, mas desejo-lhe toda a sorte do Mundo e espero que ele possa ter uma nova oportunidade. Sei que ele passou momentos muito difíceis nesta última época, pois também passei pelo mesmo. É difícil passar de primeira opção para terceira...
P Por outro lado, já terá a concorrência de Moreira, que se deverá apresentar ao seu melhor nível.
R É verdade. O Moreira é um jogador muito acarinhado pelos adeptos, mas, mesmo que o Quim não saia, no início da época tudo começa do zero. Somos três guarda-redes para um lugar apenas e cada um de nós vai ter de provar ao novo treinador que merece ser titular. Quem estiver melhor, joga.
P Mas não receia perder um estatuto que sempre teve desde que chegou ao Benfica?
R Não. O Moreira vai lutar para jogar e eu farei o possível e o impossível para manter a titularidade que ganhei na época passada. Vou mostrar que tenho condições para manter esse estatuto, mas o Moreira tem sempre a vantagem de ser muito acarinhado pela massa associativa. É um jogador formado nas escolas do clube e as pessoas valorizam sempre isso, mas estou convencido de que também vou ter o carinho dos adeptos.
P Esse carinho dos adeptos é muito importante para si?
R Muito. Dentro do campo, o facto de sentirmos que as pessoas estão connosco dá-nos mais confiança. O Benfica tem adeptos maravilhosos, fanáticos pelo clube, que nos incentivam em todos os jogos e é muito importante sentir que nos apoiam.

Sem comentários: