terça-feira, maio 16, 2006

Mundo da bola - estória surreal

Hoje estou numa de consultar o blog do António Boronha.
Aqui fica mais uma estória em discurso directo:
"como presidente do farense tenho imensas estórias com o meu conterrâneo - e amigo - sousa cintra quando ele presidia ao sporting.
uma delas, no final da época de 1990/91, a última em que a vitória valia dois pontos, a quatro jornadas do fim, estávamos - como de costume - de 'calças na mão'.
fomos jogar a alvalade.
ao almoço o tema de conversa foi o facto de o sporting estar arredado da luta pelo título por ter perdido com o porto, em casa, por 2 a 0, quinze dias antes. 'roubadíssimo' pelo árbitro como sousa cintra tinha repetido à exaustão, nos últimos dias, em tudo o que era rádio, jornal ou televisão.
depois, simpaticamente, o presidente do sporting manifestou solidariedade ao único representante do seu algarve na primeira divisão e, além disso, filial número dois do clube de alvalade (ele dizia sempre filial número um e eu tinha que lhe recordar que essa...era o sporting de tomar) fazendo votos que o farense se aguentasse na primeira divisão.
nessa tarde..."ele até nem se importaria de ser prejudicado pelo árbitro !!!..."peguei na deixa, de imediato.
agradeci-lhe os votos e lamentei que a equipa de arbitragem não tivesse ouvido tais palavras.
aproveitei para acrescentar que a mesma iria, de certeza, apitar condicionada pelas afirmações do presidente do sporting nos últimos quinze dias.
foi o suficiente para que sousa cintra me dissesse :" venha daí comigo à cabine do árbitro... "era o soares dias do porto.
do alto do seu metro e noventa e muitos lembro a expressão de surpresa ao ver a entrada dos dois presidentes de braço dado.
seguiu-se o - por mim - esperado discurso de sousa cintra dizendo, entre o costumeiro, engasgado, gargalhear, que confiava numa boa arbitragem, que era muito amigo do farense, que o soares dias se sentisse à vontade, blá blá blá, etc, etc.
desejámos-lhe boa sorte e fomos ver o jogo.
a meio da segunda parte, o pitico, a fazer mais um jogo memorável, foi por ali fora, pela direita, e centrou para o nosso 1 a 0, de cabeça, pelo curcic.
a partir daí foi sofrer até ao fim.
porque a mais uma escapadela do pitico, isolado na área, o oceano, com um derrube por trás, evitou o golo.
e o soares dias evitou a grande penalidade.deve ter pensado com os seus botões : "para continuem bons amigos a vitória tangencial chega".
e chegou."

Sem comentários: