terça-feira, maio 23, 2006

Plantel do FCPorto - Próxima Época

A lista de compras do campeão nacional não é extensa e privilegia apenas alguns sectores da equipa: o ataque aparece em destaque e a palavra ponta-de-lança surge sublinhada a carregado.
Adriaanse pretende um jogador que marque muitos golos e a SAD vai tentar satisfazê-lo.
A SAD do FC Porto já definiu a lista de prioridades nas contratações que vai efectuar tendo em vista a próxima época, na qual irá defender o título nacional e a Taça de Portugal, bem como tentar fazer uma Liga dos Campeões mais consentânea com os dois títulos europeus já conquistados. E a grande prioridade está no ataque.
Contratar um ponta-de-lança é o objectivo do FC Porto e o mercado já começou a ser vasculhado para se tentar arranjar a melhor solução.
Na longa entrevista que concedeu a O JOGO, Co Adriaanse falou sem rodeios da situação.
Um dos objectivos do holandês quando chegou ao FC Porto foi colocar a equipa a jogar um futebol ofensivo e que rendesse muitos golos.
O futebol ofensivo foi conseguido, mas apesar de ter sido a equipa mais concretizadora, esperavam-se mais golos.
E é exactamente para corrigir essa situação que Adriaanse quer um ponta-de-lança para juntar aos que já tem (se nenhum deles for vendido ou dispensado): McCarthy, Adriano, Hugo Almeida e Sokota.
Bruno Moraes, que não jogou esta época devido a lesão, também pode entrar nestas contas, tal como Lisandro, uma vez que Adriaanse aprecia o comportamento do argentino quando este joga no eixo do ataque, como segundo ponta-de-lança. Lisandro marcou sete golos.
O treinador portista pretende uma equipa mais eficaz no ataque e gostaria de ter um jogador que, só por si, fosse uma garantia de golos. O número de pontas-de-lança pode parecer excessivo, mas o estilo táctico de Adriaanse requer a utilização simultânea de dois, havendo ainda a considerar aspectos como lesões e castigos.
O FC Porto já tem jogadores referenciados e o mais provável é que actuem no estrangeiro.
Para se ter uma ideia de quanto pode custar um bom ponta-de-lança, basta dizer que o valor de mercado de Pauleta, melhor marcador de França com a camisola do PSG, é superior a cinco milhões de euros. Pelo menos é por esse valor que o Lyon está a tentar contratá-lo. E Pauleta não é propriamente um jovem.
A intenção de Pinto da Costa é não desfazer a equipa, apesar de ter dito que só há dois ou três jogadores inegociáveis.
McCarthy, Hugo Almeida, Quaresma, Lucho González e Bosingwa são alguns dos jogadores do actual plantel com mercado e eventuais transferências serviram para financiar a compra de um avançado consagrado.
De resto, os sete milhões de euros que o Werder Bremen vai depositar nos cofres portistas por ter levado Diego para a Alemanha já podem ser utilizados na negociação do tal ponta-de-lança.

Sem comentários: