sexta-feira, maio 26, 2006

Entrevista da praxe - O discurso estereotipado de empolgação das massas

Apostado em não desiludir os adeptos encarnados, Fernando Santos revela enorme ambição e deseja vencer em Portugal, mas também quer criar condições para que a equipa possa brilhar nas competições europeias.
Fernando Santos deu a sua primeira entrevista como técnico do clube da Luz ao jornal "Benfica", aproveitando para falar do que sente por treinar finalmente o "seu" clube, das suas ambições, metas e do que pretende para a próxima temporada.
Optimista quanto ao sucesso, Fernando Santos assume que quer ganhar títulos e promete que "nenhum adversário trabalhará mais do que o Benfica".
Questionado sobre se, até pelo seu reconhecido benfiquismo, este era o maior desafio da sua carreira, Fernando Santos afirmou: "É um desafio muito importante. Porque tem uma carga diferente! Em termos profissionais, não será o maior, mas, obviamente tem uma carga emocional diferente, isto porque ser benfiquista e entrar no Benfica tem um peso distinto, até para os próprios adeptos... Sei que este vai ser um enorme desafio, mas tenho tido muitos."
O técnico acrescentou ainda que o seu maior desafio terá sido quando saiu do Estrela da Amadora para treinar o FC Porto.
Ainda sobre as dificuldades que poderá encontrar, o técnico adiantou: "O que é verdade é que vou ser o único treinador português a treinar os três grandes. E, curiosamente, acabo, por último, a treinar aquele que foi a minha primeira ambição... Naturalmente, isso traz sempre uma certa carga, mas os desafios não me metem medo, antes motivam-me!"
Sobre o que pretende do Benfica, Fernando Santos é claro: "Quero que seja campeão europeu num futuro próximo. Penso que é isso que todos os benfiquistas desejam. Que o clube regresse ao passado não muito longínquo, quando chegava às finais das grandes competições europeias. Em Portugal, queremos ganhar. É isto que quero!"
Quanto à forma de trabalhar para que, no final da época, o Benfica tenha sucesso, o treinador adianta: "Primeiro que tudo, temos de consolidar este projecto, que começou com a conquista do título em 2005 e continuou, na última época, com a participação nas competições europeias. E, portanto, o que queremos é vencer nas competições em que participarmos."
Elogiando o futuro local de trabalho do plantel encarnado, o Centro de Estágio e Formação no Seixal, que diz "ser fundamental" para o sucesso da equipa, Fernando Santos deixou ainda uma garantia aos adeptos: "[De] uma coisa podem ter a certeza: ninguém vai correr mais do que nós. De certeza que nenhuma adversário trabalhará mais do que o Benfica. Mais, posso garantir que, em competição, ninguém vai ser melhor que nós."

Sem comentários: