terça-feira, maio 23, 2006

Plantel do Sporting - Próxima Época

A certeza da participação do Sporting na Liga dos Campeões oferece a garantia do encaixe de cerca de cinco milhões de euros, mas "obriga" ao fortalecimento efectivo do plantel.
O reforço de todos os sectores está previsto, mas (também) serão os proveitos de potenciais transferências a determinar o enquadramento no mercado.
Defesa, meio-campo e ataque: a política de contratações da SAD leonina para 2006/07 é extensiva a todos os sectores.
Existem, contudo, uma série de ponderáveis a merecer definição antes de os leões avançarem de forma decidida para o reforço do plantel orientado por Paulo Bento, na época que marca o regresso do Sporting à Liga dos Campeões.
Da concretização de permanências e de saídas – e decorrentes receitas extraordinárias – se poderá determinar o verdadeiro potencial desportivo e capital financeiro passível de ser investido no fortalecimento efectivo do grupo comandado por Paulo Bento.
A renovação de Polga está iminente, mas ainda não passou ao papel; as perspectivas de o Valência viabilizar novo empréstimo de Caneira são boas, mas não foram ainda confirmadas; a eventualidade de Douala se transferir no defeso, proporcionando proveitos extras ao orçado pela SAD para a próxima época (na ordem dos 17 milhões de euros), afigura-se altamente provável, mas ainda não passou da condição de... eventual.
Há, assim, uma série de factores a determinar para a SAD leonina então apurar quem precisa de contratar – se apenas um central, se dois; se um lateral-esquerdo ou não (dependendo do sucesso por novo empréstimo de Caneira), por exemplo – e qual a margem de que dispõe para se movimentar no mercado.
As possibilidades de negócio são exploradas pelos responsáveis leoninos (Jorge Wagner, do Internacional de Porto Alegre, ou Maniche, do Dínamo de Moscovo, são alguns dos nomes de que se fala...), sendo certo que outros passos terão de ser dados antes de ser chegado o patamar das contratações.
A própria massa salarial terá de ser considerada nesta equação: Abel, Liedson e, previsivelmente, Polga verão melhoradas as suas condições financeiras, enquanto a SAD deixará de ter encargos com Sá Pinto, Nélson ou, ao que se estima, Hugo.
Ambição e rigor serão ponderados em sintonia, por um objectivo comum, na gestão desportiva e financeira: o equilíbrio.

11 comentários:

VermelhoNunca disse...

Quando analisar a próxima época do benfica agradeço que refira o facto do seu clube ter acabado com a equipa B. Pelos vistos o Sporting até tinha razão quando procedeu a essa medida.

VermelhoNunca disse...

Quanto aos reforços do Sporting, confio plenamente em Paulo Bento/ Carlos Freitas para as melhores escolhas. Para já, a falada lista dos que não continuam( Sá Pinto, Nelson, Hugo, Koke e Luís Loureiro), tem todo o meu apoio.

samsalameh disse...

Até ao momento, penso que só o FCP acabou com a equipa, senhor Unca!!!

samsalameh disse...

Queria dizer equipa B, como é óbvio

VermelhoNunca disse...

Sr Salame, está errado. O seu clube acabou com a equipa B ontem mesmo, e o Sporting acabou há 2 anos com a equipa B.

VermelhoNunca disse...

Pedindo desculpa pela colagem da notícia,mas para que o senhor Salame fique elucidado, aqui vai:
"Regresso ao clube satélite
O Benfica decidiu acabar com a equipa B e deverá reeditar, com o Alverca, o projecto do clube satélite. A não renovação dos quadros competitivos foi a razão de fundo para os encarnados tomarem a decisão, à semelhança de todos os clubes que tinham equipa B.




Não deixou de ser uma decisão surpreendente, a começar pelos técnicos de jogadores da equipa B, mas o Benfica decidiu seguir o caminho de todos os outros clubes, como FC Porto, Marítimo, Sp. Braga ou Sporting, este há mais tempo."

Unknown disse...

A análise aqui feita pelo Snr. Administrador revela-se bastante acertada e perspicaz, com a qualidade e acerto a que já nos habituou.
Espero que o SCP não volte a cair na tentação de comprar por atacado e aposte mais nos jovens jogadores oriundos da sua formação.
Da equipa de juniores campeã nacional, há bons valores que importa lançar na equipa principal, e a vinda de jogadores estrangeiros de qualidade duvidosa funciona sempre como tampão à afirmação desses valores.
Nisso, Paulo Bento parece poder funcionar como garantia de aproveitamento desses jogadores oriundos da equipa junior do SCP, pois foi treinador dessa equipa e conhece bem os jogadores.
Espero a integração na equipa principal, já no próximo ano, de, pelo menos, dois dos bons jogadores oriundos dessa equipa campeã nacional, à semelhança do que sucedeu com Nani este ano e JOão Moutinho a época passada - que são, "só", e a par com Liedson, as "estrelas da companhia".
Como reforços vindos "de fora", creio que um defesa central, um médio defensivo, outro organizador de jogo e um avançado serão suficientes para colmatar as saídas de Luis Loureiro, Sá Pinto, Koke, Hugo e, provavelmente, Douala.
Mas deverão ser jogadores com créditos firmados, que não venham a ter problemas de ambientação à equipa e que não se traduzam no "flop" que foram as aquisições de Luis Loureiro, Edson, Wender, Manoel e mesmo David e João Alves.

Vermelho disse...

amigo Vermelho Nunca:
A extinção das equipas B´s de Benfica e Porto decorre da alteração dos quadros competitivos que prevê essa mesma extinção na época 2007/2008, segundo creio.
Ambos irão recorrer à figura dos "clubes satélites", os quais apresentam a vantagem de poderem subir de escalão até à liga de honra.
Abraço.

VermelhoNunca disse...

Curioso, amigo Vermelho, que a notícia do "orgão oficial" do benfica, o jornal "A Bola" referir que foi uma surpresa esta decisão. Mas como não domino a área da alteração doa quadros competitivos, abstenho-me de prosseguir o meu comentário nesta matéria.

VermelhoNunca disse...

"Gagembox Champions - Sporting prepara lançamento de nova GAMEBOX".
Será que o benfica está a lançar os seus bilhetes de época europeia? É que tanto faz ficar em 2º como em 3º , pelo menos para José Veiga.

Unknown disse...

Amigo Vermelhonunca:
É, de facto, exactamente a mesma coisa ficar em 2º ou em 3º lugar.
É só uma diferença, no mínimo, garantida, de 5 milhões de euros, coisa pouca, irrelevante, que nada significa.
Não só para o Luxemburguês como também para alguns dos condóminos benfiquistas deste espaço, com o saudoso Cavungi à cabeça.