terça-feira, maio 02, 2006

Análise à Jornada

Tal como havia escrito, na pretérita jornada muitos dos lugares em discussão na Liga poderiam ter ficado definidos.
Todavia, tal não veio a suceder.
Como tive um fim de semana "atarefado", apenas vi a partida do Benfica.
Jogo insosso, próprio de fim de estação.
O Benfica venceu bem, sem discussão, sem que haja, contudo, realizado exibição que se guindasse a patamar pouco mais do que mediano.
O Benfica apresentou um esquema que apenas Koeman poderá explicar, tantos e tão gritantes foram os equívocos tácticos.
Não me parece que o Benfica beneficie seja o que fôr com a utilização de três centrais, ainda para mais atentas as características de qualquer um dos que compuseram o tridente.
A velocidade não é a qualidade maior de nenhum deles e deixar Luisão no centro completamente desprotegido é quase suicida. Só não o foi, porque o Setúbal ofensivamente não existiu.
Utilizar em simultâneo três médios de cobertura retira profundidade ofensiva à equipa, cerceando-lhe a capacidade criativa e de construção.
Guindar Marco Ferreira à condição de titular é de bradar aos céus.
O Benfica chegou ao golo perto da meia hora da primeira metade da partida e, a partir daí, geriu o ritmo e as incidências da partida a seu bel prazer perante um Setúbal pouco mais do que inofensivo e em claro regime de poupança.
A cabeça dos vitorianos está já na final da Taça.
Destaque para Miccoli, Manduca e para a estreia de João Coimbra.
Nota para as lamentáveis declarações de Koeman no final da partida, pondo em causa a dignidade e o brio profissional dos jogadores do Rio Ave.
Declarações de tal jaez roçam, elas sim, o risível.
Em Vila do Conde, vitória justa do Sporting.
Numa partida marcada pelos clamorosos erros defensivos de ambos os conjuntos, venceu a melhor equipa.
Quando parecia incapaz de reagir perante a débacle do jogo do título, os leões deram resposta positiva, impondo-se a um Rio Ave que terá dito adeus à 1ª Liga.
O frango de Ricardo e os erros de Danielson no 2º e 3º golos leoninos foram as notas de maior relevo.
No Dragão, o Porto comemorou o título com uma vitória sofrida, mas meritória.
Venceu o Porto, mas acima de tudo venceu o futebol português.
Temia-se pela verdade e transparência da partida, mas o Porto, ao empenhar-se na busca pelo sucesso, deu forte contributo para a preservação da verdade desportiva do campeonato.
O Guimarães apostou tudo e perdeu.
O Porto foi melhor e com justiça logrou vencer.
Contudo, a actuação do árbitro deixou muito a desejar.
Acumulou erros atrás de erros, quase sempre em desfavor dos vimaranenses.
O 1º golo portista nasce de uma penalidade precedida de fora de jogo de Jorginho, para além de ter sido anulado um golo limpo a Antochouet.
No 2º golo portista existe, igualmente, fora de jogo, mas a medida do mesmo é tão ténue que se compreende o erro do auxiliar.
O Guimarães deverá ter-se despedido da Liga Betandwin, pois que apenas uma conjugação mirabolante de resultados a tal obsta.
Em Braga e na Figueira, Braga e Leiria também deram o seu contributo para a pureza competitiva do campeonato.
A Naval ficou mais longe da manutenção e o Gil Vicente adiou todas as decisões para a última jornada.
No Restelo, a Briosa deu passo em frente rumo à manutenção, bastando-lhe um empate frente ao Marítimo para alcançar a permanência.
Na Madeira, Nacional assegurou, praticamente, a participação na Taça Uefa e o Paços na Liga Betandwin da próxima época.
Nota final para o Estrela que garantiu, de forma meritória, a sua manutenção no 1º escalão do futebol nacional.
Parabéns a Toni que construiu uma das equipas que melhor futebol praticou durante toda a época.

20 comentários:

VermelhoNunca disse...

DE acordo com a generalidade da análise, discordando em alguns pontos apenas: Estrela ser uma das equipas que melhor futebol praticou na 2ª volta, e esquecer-se que Anchouet bisou no Dragão, só que mais um erro de arbitragem a favorecer o Porto, não permitiu a validação de golo limpo.
Um nota para as tristes declarações do holandês do benfica, ao insinuar que os jogadores do Rio Ave perderam de propósito, algo comum na Luz, pois Petit também tinha insinuado doping em jogadores de Braga e o senhor Veiga tinha feito o mesmo. Depois os calimeros são os sportinguistas!!!

Unknown disse...

Exmº Snr. Administrador e caros Condóminos:
Fiquei, na verdade, bastante surpreendido com as declarações do Mister Koeman no final do jogo com o Setúbal, visando o jogo Ria Ave-SCP.
Tais declarações vêm na sequência do que já havia dito Petit e Veiga, como salienta o condómino Vermelhonunca, e, também, do gesto do Nuno Gomes da "seringa para a veia".
Esqueceu-se, já, seguramente, o Snr. Koeman daquele que foi o golo mais caricato deste campeonato, no GIl Vicente-Benfica, quando o guarda redes do Gil, num atraso de um defesa, deixa a bola passar por baixo do pé.
Esqueceu-se, igualmente, de um auto-golo de um jogador do Penafiel, no SLB-Penafiel, quando o resultado estava ainda 1-0 e que contribuiu decisivamente para os 4-0 finais.
Esqueceu-se, igualmente, o Snr. Koeman, das contratações do Moreto e do Fontes na véspera de defrontar o Setúbal e do anúncio do empréstimo do Marcel logo a seguir ao jogo com a Académica, em que tal jogador nem sequer participou.
Esteve, pois, muito mal o Snr. Koeman, com tais declarações, de conteúdo anti-desportivo e reveladoras de mau perder.

Sócio disse...

Deves ter tido um fim de semana "atarefado", deves!

VermelhoNunca disse...

De facto foi um grande frango, a fazer lembrar tempos recentes. Mas o zenhor E sabe que isso acontece. O seu amigo Vitor Baliza é useiro em frangos deste tipo. Estranho o holandês do benfica não falar desse lance, pois poderia ter sugerido que o Ricardo fez de propósito, pois queria que o Sporting perdesse, e como tem uma amigo que é pescador e vive em Vila do Conde, fez tudo para o Rio Ave ganhar.

Vermelho disse...

caro zex:
é pena que não tenhas lido o post, pois que a referência à arbitragem do porto/guimarães consta.
Não fales do que não sentiste, nem conheces em profundidade.
O "caso N´DINGA" foi uma das maiores atrocidades do futebol português e vá lá que ao fim de muitos anos se faz, ainda que parcialmente, justiça.
Quanto à arbitragem do rio ave/sporting, com efeito é verdade o que dizes.
O 2º golo leão é precedido de fora de jogo e o caneira agride o zé gomes.
Erro meu a omissão de tais factos.
Foi do fim de semana "atarefado"...
Caro sócio:
o NOSSO fim de semana foi, efectivamente, muito "atarefado"..
Só em visitas a aldeias históricas...
Já agora, uma referência para a excelente organização das "tarefas" proporcionada pelo condómino Samsalameh.
Não é todos os dias que se vê tamanha competência, a qual incluiu inclusivé a presença de uma das maiores estrelas do panorama musical português e um riquíssimo fogo de artifício.
Obrigado por tudo, Samsalameh.
Um grande bem-haja e votos de repetição futura de tarefas similares...

samsalameh disse...

Quando é contra o Benfica, a maioria das equipas do campeonato (à excepção do Gil Vicente) esfalfa-se em todo o campo para pelo menos empatar...o mesmo, com muita pena minha, não acontece nos jogos contra o FCP ou contra o SLB.
Vejam-se os jogos do SLB contra Navais, Nacionais, Rios Aves, Bragas, Vitórias, etc. e tal, para vermos que essas equipas melhoram sempre o seu rendimento quando jogam contra o Benfica.
Para quem estava ansiosamente a precisar de pontos como o Rio Ave a jogar como jogou o Koeman é capaz de ter alguma razão...
Muito estranho anda o futebol português!!!
Se calhar, até por isso e não só se quer ir embora.

Outra nota relevante desta jornada foi o guarda-redes da selecção de todos nós ser aquele que levou o maior perú do campeonato. Enfim...Provavelmente o Sr. Scolari não viu o jogo, pois estava a ultimar alguns pontos do contrato que irá ter na próxima época com a selecção inglesa e/ou quiçá o Benfica!

Espero ansiosamente que o V. de Guimarães desça!!!!

samsalameh disse...

Caros Sócio e Vermelho:
Um grande bem-haja pela vossa boa disposição que foi permanente durante todo o fim-de-semana!!!
Serão sempre bem recebidos nesta boa terra que está inundada de aldeias históricas e que merece de facto mais um fim-de-semana para conhecerem o que falta.
Para além disso tiveram a oportunidade de conviver e conhecer uma das maiores figuras do panorama musical português nos últimos 25 anos, e ainda "quase" que assistiram ao lançamento de um CD daquela que será uma das mais bonitas vozes de Portugal daqui e além-fronteiras.
Os meus agradecimentos também seguem para os restantes convivas que apenas agora começaram a ter conhecimento deste blog e que espero vê-los por aqui.
Mais uma vez: um grande bem-haja!

Já agora, se quiserem fazer por aqui a distribuição dos Prémios Prof. Karamba eu posso tratar de organizar o local do conbíbio.

Vermelho disse...

amigo Samsalameh:
caso haja acordo, é uma hipótese a considerar muito seriamente, mas com estada.
A boa disposição foi geral, sendo que a minha, a do sócio e a do condutor cool se destacaram, é verdade.
Só tenho a agradecer-te.
Um grande bem-haja por seres como és.
Abraço

Unknown disse...

Vejo com agrado que o Snr. Administrador e o condómino S. Lame fizeram as pazes no passado fim de semana, depois da contenda verbal que aqui mantiveram na passada 6ª feira - onde, creio, o S. Lame se execedeu um pouco nas críticas à linha editorial deste blog, quiçá espicaçado pelo "enfant terrible" Zex.
O fim de semana que, parece, partilharam em Idanha-A-Nova, acompanhados pelo Sócio - seja lá ele quam for - e o "condutor cool" foi, seguramente, determinante para o restabelecer da harmonia entre os meus dois Ilustríssimos amigos.
Conhecendo-os como tenho a honra de conhecer, imagino que deve ter sido um fim de semana de arromba...

samsalameh disse...

Sr. Carlos, o Sócio pode encontrá-lo em odesagravo.blogspot.com.
Sr. Ronaldinho, não fique com inveja, pois eu desde já lhe dou um voto para o Prémio Blog D'Amizade Colorida da próxima época com o nosso amigo Carlos.

Esqueci-me de referir que um outro craque, mas desta vez da bola passou o fim-de-semana em "grande". Seu nome é Fati Sonkaia. Obrigado!!!

Vermelho disse...

amigo Samsalameh:
bem lembrado, o homem esteve mais de 36 horas, literalmente, em "grande".
Abraço.

Unknown disse...

Condómino e Amigo S. Lame:
Vejo que o meu amigo anda muito animado nos últimos tempos e folgo com isso.
Sei que os ares de Idanha lhe têm feito muito bem - e sublinho muito - em todos os aspectos - e sublinho todos.
Não percebo, porém, o teor do seu último comentário, dirigido ao condómino Ronaldinho, e passo a citar:
"pois eu desde já lhe dou um voto para o Prémio Blog D'Amizade Colorida da próxima época com o nosso amigo Carlos".
Com "o nosso amigo Carlos" em que sentido?
Porquê a invocação do meu nome?
Gostava que me esclarecesse.

Sócio disse...

Ainda hoje estava aqui a almoçar com a Celine e eis senão quando ela me pede o telefone do Fatty Sonkaya!
Ouviu dizer que ele esteve na Taipa sempre em cima...

Sr. ronaldinho, em breve aparecerá o idanhajustforboys num blog perto de si...

Vermelho disse...

amigo sócio:
simplesmente fabuloso o seu último post.
Um grande bem-haja.

samsalameh disse...

Sr. Carlos, pediu-me um esclarecimento e eu aqui estou.
Voltemos então a falar de bola.
Há Espaço Professor Karamba para as equipas que vão descer e para os 2º e 3º classificados?

Vermelho disse...

amigo Samsalameh:
não vamos por aí que esse assunto está encerrado.
Abraço

Unknown disse...

Snr. Salame:
Anda desactualizado.
Essa questão já foi alvo de forte controvérsia uns blogs atrás, tendoo Snr. Administrador decidido que não havia alterações das regras do Karamba a meio da competição e que, por isso, não haveria Karamba para esses jogos.

Aproveito para lhe pedir que mande cumprimentos meus ao Sonkaya

samsalameh disse...

Sr. Ronaldinho, qual Mykonos. A viagem já está mais que combinada e é para Sokonas.
Se quiser ainda há vagas...

samsalameh disse...

É verdade Sr. Jorge Mínimo, o Sonkaya não é aquilo que parece...A jogar naquelas condições como jogou este fim-de-semana deve ser bastante complicado.

Mestrecavungi disse...

A pergunta que Koeman queria fazer era: " Há Manacas em Vila do Conde?"