terça-feira, junho 06, 2006

Mundial - Grupo C

Argentina, Costa do Marfim, Sérvia e Montenegro e Holanda

O grupo da morte.
O Grupo C, formado por Argentina, Holanda, Sérvia e Montenegro e Costa do Marfim, actual vice-campeã africana, é seguramente o mais renhido deste Mundial'2006 e é o grupo de onde vai sair, como todos esperamos, o adversário de Portugal nos oitavos-de-final do certame.
As equipas que o compõe, estão todas acima do lugar 50 no ranking da FIFA, e duas delas estão mesmo nos 4 primeiros lugares, Argentina (4º) e Holanda (3º).
A Argentina é uma eterna presença no mundial.
A Argentina é sempre uma das selecções favoritas a chegar longe nas fases finais.
Nem sempre as coisas correm bem, como por exemplo em 2002, quando perdeu os bilhetes dos oitavos para Inglaterra e Suécia e acabou por ficar pelos grupos, mas, olhando à qualidade dos jogadores da alviceleste, há sempre que ter em conta a selecção das Pampas.
A permeabilidade da defesa é uma das principais preocupações de José Pekerman, que procura dar maior sentido colectivo ao futebol argentino, por vezes exagerado nas acções individuais, sem ligar ao que vem na pauta do maestro Juan Román Riquelme.
Há um ano, na Taça das Confederações, deixaram uma boa imagem, quando só perderam com o Brasil. E não tinham, entre outros, Ayala, Lucho González, Mascherano, Leo Messi, Julio Cruz ou Hernán Crespo...
Javier Zanetti, Walter Samuel, Verón e Martin Demichelis são os grandes ausentes do lote de convocados.
A Holanda regressa oito anos depois.
Na fase de qualificação exibiu-se a grande nível.
Marco Van Basten comanda a Holanda neste regresso, oito anos depois, ao grande palco do futebol mundial.
Em relação ao France'98, já não há Overmars, Ronald e Frank de Boer ou Dennis Bergkamp, mas a Laranja continua a dar sumo e a contar com jogadores como Robben, Mathijsen, Van Persie, Van der Vaart ou Van Nistelrooy.
Van der Sar, Phillip Cocu e Giovanni van Bronckhorst são os sobreviventes da última aparição numa fase final, enquanto Stam, Davids, Seedorf, Kluivert e Makaay são as ausências mais notadas e foram os sacrificados pelo processo de rejuvenescimento da selecção operado por Van Basten.
Wesley Sneijder, Hedwiges Maduro e Ryan Babel, três jogadores com grande margem de progressão, são os benjamins do lote de convocados da turma holandesa.
A Sérvia e Montenegro pode partir em desvantagem relativamente a Argentina e Holanda, mas não é por isso que não apresenta credenciais suficientes para atingir os oitavos-de-final.
Ilija Petkovic comanda uma das selecções que mais evoluiu nos últimos anos, e que promete evoluir mais ainda, de acordo com os resultados conseguidos pelos Sub'21 nos dois últimos Europeus da categoria.
Muito fortes na defesa (só sofreram um golo durante o apuramento), os servo-montenegrinos depositam as suas esperanças em Vidic, Ergic, Stankovic, Milosevic e Kezman.
E para o que der e vier há sempre o gigante Nikolas Zigic (2.02 m) no banco...
A Costa do Marfim apresenta uma equipa cheia de talento e entusiamo, a qual certamente irá proporcionar bons momentos nesta primeira fase.
Chega ao Alemanha 2006 embalada pela excelente participação na Taça das Nações Africanas, onde só foi batida na final pelo Egipto e mesmo assim apenas nas grandes penalidades.
Didier Drogba é o grande embaixador dos marfinenses, orientados pelo francês Henry Michel, enquanto Emmanuel Eboué, Kolo Touré, Bonaventure Kalou e Aruna Dindane dispensam apresentações.
Pelo que se pôde ver na CAN, Boka, Didier Zokora, Yaya Touré e Kanga Akalé também são jogadores a ter em conta nesta Costa do Marfim, que deixou pelo caminho a poderosa selecção dos Camarões na fase de qualificação.
Trata-se do grupo de mais difícil prognóstico.

Ranking FIFA

Holanda (3º), Argentina (4º), Costa do Marfim (41º), Sérvia e Montenegro (47º)

Principais Figuras:
Argentina - Riquelme, Sorín, Crespo, Messi e Lucho;
Costa do Marfim - Drogba, Emmanuel Eboué, Kolo Touré, Bonaventure Kalou e Aruna Dindane;
Sérvia e Montenegro - Vidic, Ergic, Stankovic, Milosevic e Kezman;
Holanda - Nistelrooy, Robben, Sneijder,Van Persie e Van der Vaart;

Previsão de Passagem:
Argentina e Holanda

Sem comentários: