terça-feira, junho 06, 2006

E parece-me que não fica por aqui...

A Comissão Disciplinar da Liga, ontem reunida, resolveu dar razão ao Belenenses no polémico caso Mateus, o que significa a manutenção do clube do Restelo na Liga e a despromoção do Gil Vicente à Liga de Honra.
Aquele órgão jurisdicional deliberou responsabilizar o Gil Vicente por violação do artigo 63.º do Regulamento Disciplinar da Liga, o qual determina que quem recorrer aos tribunais comuns sem autorização da Liga de Clubes e da Federação Portuguesa de Futebol será punido com «pena de descida de divisão».
Os pormenores da votação são obviamente desconhecidos, mas sabe-se que dos quatro elementos que compõem a Comissão Disciplinar, um deles, Domingos Lopes, advogado de profissão, declarou impedimento e não esteve presente, por ser familiar de um dirigente do clube de Barcelos.
Esta medida, recorde-se, só não assume carácter definitivo na medida em que é passível de recurso para o Conselho de Justiça da FPF.
O caso Mateus, conforme ficou conhecida a polémica transferência do jogador do Lixa para o Gil Vicente, adquiriu forma em consequência do recurso do Gil Vicente aos tribunais comuns para tentar fazer vingar uma posição que lhe fora recusada em face da legislação desportiva.
A primeira acção interposta no Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga não teve efeitos, dado o juiz ter considerado que se tratava de uma questão iminentemente desportiva.
Não satisfeito, no entanto, o Gil Vicente recorreu ao Tribunal do Porto, que lhe deu razão e que depois, em face da exposição da FPF, considerou sem efeito a sua primeira decisão.
Entretanto, Mateus fora autorizado a alinhar em quatro jogos.
A questão principal, porém, não se prende com a legalidade ou não da utilização do jogador, mas sim com o comportamento assumido pelo clube de Barcelos, que violou um princípio considerado intocável pela FIFA, ao ponto de ter sido ela própria a questionar a FPF sobre os contornos deste processo, cujo primeiro passo para despromover o Gil Vicente foi dado pela Comissão Disciplinar da Liga.

10 comentários:

Sousa disse...

O próximo passo é o alargamento ou por outra a manutenção de 18 equipas na 1ª Liga.
Saudações cordiais e de estima.

Holtreman disse...

Parece claro que não podia haver outra decisão.

Jorge Mínimo disse...

Vai haver alargamento para 20 equipas. É uma vergonha!

Zex disse...

O princípio é claro !
As consequências também !
O resultado está à vista !
Pena é que este tipo de regulamentos seja inflexível só quando se trata do Gil Vicente.
Houve, em tempos, alguns clubes que não pagavam impostos, sendo a consequência a descida de divisão, e os regulamentos eram mais "maleáveis", permitindo todo o tipo de desvios, inclusivamente garantias constituídas por acções que nem se encontravam cotadas no mercado. Como diria Petit, "uns são mais grandes que outros" !
São dois pesos e duas medidas !
É o sistema, como diria o Fífias !

Jorge Mínimo disse...

Caro zex:
Essa é uma grande verdade!

Holtreman disse...

Muito bem visto, Zex. Mas a verdade é que nós também não queríamos o circo na 2ªdivisão. São a verdadeira comédia nacional, e divertem-nos semana após semana.

Sócio disse...

Caro Zex, vê-se bem que não acerta só nos resultados do Prof. Karamba.
Subscrevo inteiramente as suas afirmações

VermelhoNunca disse...

Aproveito para informar os bloguistas que o Sporting renovou os títulos de campeão Nacional de Atletismo, masculino e feminino. Nos homens foi o 6ªtítulo consecutivo e nas mulheres o 12ª.

Jorge Mínimo disse...

E ficou em 3º na Taça dos Campeões de pista no outro fim de semana.

VermelhoNunca disse...

E leva 250 ginastas à Gimnoestrada...