segunda-feira, junho 05, 2006

Mundial - Grupo B

Inglaterra, Paraguai, Trinidade e Tobago e Suécia

À primeira vista o grupo B parece acessível à selecção Inglesa.
O conjunto de Eriksson e a selecção sueca partem como favoritos à passagem para os oitavos-de-final, enquanto o Paraguai terá muitas dificuldades para igualar a proeza alcançada em 1998 e 2002.
Os Soca Warriors, por seu turno, participam na sua primeira fase final de um Mundial e querem é desfrutar do momento...
A Inglaterra terminou a fase de qualificação em primeiro lugar, é claramente uma equipa mais experiente, principalmente nestas andanças, no entanto, tirando o Mundial de 66, as grandes prestações em fases finais, há muito que não acontecem.
Dispõe de um lote de grandes jogadores, superiormente orientados por um técnico experiente, mas será sobretudo o estado físico dos principais jogadores que ditará a sorte inglesa neste Mundial.
Será, talvez, a selecção inglesa mais dotada do ponto de vista técnico de sempre.
Beckham, Lampard, Gerrard, Joe Cole, Rooney e Owen não encontram paralelo na história do futebol inglês.
Por outro lado, Gary Neville, Ferdinand, Terry e Ashley Cole são garante de solidez defensiva.
A inexperiência de Robinson na baliza assume-se como o grande ponto de interrogação. Valor tem, se suportará a pressão de defender as redes inglesas no Mundial é a questão.
A recuperação de Rooney emerge como outro dos pontos chave na equação do sucesso da participação inglesa.
A Inglaterra surge no Alemanha'2006 disposta a afastar de vez o grande handicap das últimas grandes competições: as eliminações aos pés de equipas latinas. Argentina em 1998, Portugal em 2000 (na primeira fase), Brasil em 2002 e novamente Portugal em 2004 expuseram as dificuldades inglesas em alinhar frente a este estilo de futebol, mais técnico e rendilhado do que o das formações tipicamente britânicas.
Os jovens Aaron Lennon e Theo Walcott são as grandes surpresas do lote de convocados.
Paraguai e Suécia serão os grandes adversários para a disputa dos dois primeiros lugares com os Ingleses.
O Paraguai pela terceira vez consecutiva presente no Mundial, chegou aos oitavos de final nos dois últimos Mundiais.
Alcançou a 4ª posição na fase de grupos de qualificação da América do Sul, merecendo destaque a vitória sobre a Argentina.
A selecção paraguaia tenta em 2006 passar a fase de grupos pela terceira vez consecutiva. Carlos Gamarra, Roque Santa Cruz, Carlos Paredes e Roberto Acuña são nomes credenciados no futebol sul-americano, aos quais se juntam outros como Riveros, Dos Santos, Manzur, Cuevas e Valdez.
Mesmo assim, é crível que os comandados do uruguaio Aníbal Ruiz façam as malas mais cedo do que aquilo que é habitual.
A Suécia, que tem a particularidade de ser a terra mãe do seleccionador inglês, garantiu com o Alemanha 2006, a sua 11ª presença nesta fase da competição.
Presença assidua em Mundias, apresenta uma equipa experiente com uma dose de juventude, que poderá trazer "frutos".
Medalha de Bronze nos Estados Unidos em 1994, a Suécia chega à fase final em terras germânicas com legítimas aspirações a, pelo menos, sonhar com algo parecido com a façanha de há doze anos.
Isaksson, Kallstrom (novo reforço do Lyon), Ljungberg e os inevitáveis Henrik Larsson e Zlatan Ibrahimovic são um agradável cartão de visita de uma selecção que possui ainda grandes talentos como Edman, Wilhelmsson, Elmander ou Markus Rosenberg.
Com tanta matéria-prima, seria frustrante não passar os grupos e, olhando para as formações do Grupo A, incluindo os anfitriões, os quartos não são uma meta assim tão inatingível.
Já Trinidade e Tobago está pela primeira vez presente no Mundial.
O holandês Leo Beenhakker é o herói da selecção centro-americana, que tem em Shaka Hislop, Russel Latapy, Dwight Yorke, Stern John e Dennis Lawrence, central autor do golo que afastou o Bahrain no play-off, as suas principais figuras.

Ranking FIFA

Inglaterra (9º), Suécia (14º), Paraguai (30º), Trinidade e Tobago (51º)

Principais Figuras:
Inglaterra : Beckham, Rooney, Gerrard, Lampard, T. Walcott
Paraguai: Gamarra, Santa Cruz, Carlos Paredes e Roberto Acuña
Trinidade e Tobago: Dwight Yorke, Stern John, Latapy
Suécia:Ljunberg, Larsson, Ibrahimovic

Previsão de Passagem:
Inglaterra e Suécia

Sem comentários: