segunda-feira, julho 24, 2006

Como se esperava o contra-relógio deu a vitória a Landis

O norte-americano Floyd Landis foi aclamado em Paris como o vencedor da 93ª edição da Volta a França, a corrida da sucessão à dinastia Lance Armstrong, vencedor das sete edições anteriores.
No pódio dos Campos Elísios, na capital francesa, Landis, que representa a equipa Phonak, tornou-se o terceiro americano a vencer a prova - após Greg Lemond e Armstrong - apresentando-se, na cerimónia protocolar, ladeado pelo espanhol Oscar Pereiro (Ilhas Baleares) e pelo alemão Andreas Kloden (T-Mobile), respectivamente segundo e terceiro classificados.
A última etapa, entre Sceaux e Paris, na extensão de 154 quilómetros, foi ganha pelo norueguês Thor Hushovd (vencedor do prólogo em Estrasburgo) que bateu o camisola verde Robbie McEwen e cumpriu a distância em 3h56m51 à "tranquila" média de 39,15 km/h, na tradicional jornada de consagração dos vencedores.
O português José Azevedo, na sua quinta participação, terminou a corrida no 19º lugar, tendo sido o primeiro elemento da Discovery Channel, a anterior equipa de Armstrong.
Por sua vez, Landis, na sua quinta presença em França - e no segundo ano enquanto líder da Phonak, no ano passado foi nono - venceu o Tour aos 30 anos, numa actuação que ficará para os anais da história da prova assinalada pela espectacular recuperação na última etapa dos Alpes, em Morzine, após ter acusado, no dia anterior – " a maior humilhação da sua vida", referiu – um atraso superior a oito minutos.
A história do Tour 2006 passa também pelo galego Oscar Pereiro - que deu os seus primeiros passos enquanto profissional em Portugal - camisola amarela na corrida durante cinco dias, repetindo, no final, o segundo lugar de Joseba Beloki, conquistado em 2002.
Nas restantes classificações o dinamarquês Michael Rasmussen, da Rabobank, sagrou-se, pela segunda vez, o melhor trepador ao passo que o australiano Robbie McEwen (Davitamon) venceu pela terceira ocasião a camisola verde e a jovem esperança do ciclismo italiano, Damiano Cunego, triunfou no prémio da Juventude. A T-Mobile (Alemanha) foi a vencedor da classificação por equipas.

Sem comentários: