terça-feira, julho 25, 2006

Polémicas estéreis ou muito mais do que isso - reflexo de uma determinada forma de ver e sentir a Briosa

O ex-presidente da Académica, Campos Coroa, salientou, hoje, que a utilização de equipamentos de cores diferentes que não o preto e o branco é uma violação dos estatutos do clube."O equipamento da Académica estatutariamente é preto e em alternativa branco e os números nas camisolas devem seguir a mesma norma. Fora disto é uma violação dos estatutos", afirmou o ex-dirigente.
Fernando Pompeu, vice-presidente da direcção de Campos Coroa, em artigo hoje publicado, afina pelo mesmo diapasão e critica que a colagem da actual direcção a estratégias de marketing não desculpa o atropelo aos estatutos de um clube que ultrapassou os cem anos de história. "Sei que desde que haja a garantia da «bola na rede», muitos dos sócios da Académica encolherão os ombros se a equipa jogar de azul, como o farão se actuar de verde ou de vermelho. Sei finalmente que, com os dirigentes que temos, unicamente virados para a estratégia do negócio e completamente insensíveis aos princípios, ao ideário, à imagem histórica da instituição e aos seus sagrados símbolos, tudo, mas tudo mesmo, é hoje possível", salientou o ex-dirigente.
Fernando Pompeu vai mais longe, ao afirmar que a Briosa está a "prostituir-se", ao "permitir a inserção de números dourados nos equipamentos de jogo". "Com esta medida, fica claro que a Briosa está à venda e que no deliberado conspurcar da sua centenária e prestigiadíssima camisola, está a leilão também a sua «alma» de instituição «sui generis», ora metamorfoseada em banal meretriz, que sobe ou desce a saia, sem pudor ou vergonha, ao sabor das suas conveniências e necessidades financeiras", acrescentou o ex-dirigente.
Em causa está a utilização de equipamentos cinzentos e a cor escolhida para o terceiro equipamento, o azul, com números amarelos.
No seu artigo de opinião, Fernando Pompeu acusa o actual presidente, José Eduardo Simões, de descaracterizar a Briosa, não só nos símbolos históricos, como nas promessas não cumpridas: "os campos do Bolão, o saneamento do passivo, entre outras.

Sem comentários: