quarta-feira, julho 19, 2006

Palavras de circunstância

PERGUNTA Como é que se sente neste regresso ao trabalho, depois de quase mês e meio de férias?
LIEDSON Muito bem, apesar do cansaço. A pré-época está a correr bem, é bom reencontrar os colegas e conhecer os novos jogadores. Claro que tenho consciência de que a tendência é para o aumento da intensidade de treino e o consequente cansaço, mas isso é fundamental para estarmos a cem por cento.
P Já é possível fazer um balanço destes primeiros dias de estágio?
R Claro que sim, já deu para entender aquilo que nos espera. Além disso, temos um grupo muito unido, estamos a realizar um trabalho muito proveitoso, para garantir as melhores condições físicas possíveis.
P Tem alguma meta de golos traçada para esta temporada?
R Nunca falei em metas ao longo da minha carreira. Os golos que consigo são consequência do trabalho que realizo no meu clube, e, com eles, procuro ajudar o Sporting a vencer. Para esta temporada, aquilo que espero é fazer muitos golos, não importa quantos.
P Em três temporadas no Sporting, leva já 55 golos marcados no Campeonato. Trocava tudo isso, e ainda os golos que possa realizar esta época, por títulos?
R Claro que sim, nem pensava duas vezes. Trocava os meus golos por títulos sem problemas.
P O Sporting quer mais um avançado. Como interpreta esse desejo?
R O Sporting é um grande clube e os grandes emblemas estão sempre à procura de grandes jogadores. É uma situação perfeitamente normal, e não significa que os atacantes que estão cá não tenham competência. Estou tranquilo em relação a isso, até porque acho que a concorrência faz bem e ajuda no trabalho diário.
P Mário Jardel voltou ao futebol português e já afirmou que vai lutar pelo título de melhor marcador da Liga. É um atacante com quem vai rivalizar nessa luta?
R Todos os avançados pensam em chegar ao fim do Campeonato e sagrarem-se os melhores marcadores da prova, e eu também penso dessa forma. Os golos são um factor fundamental para um atacante e, quantos mais, melhor.
P Teve alguns cuidados especiais com a sua coxa direita, tendo mesmo realizado algum trabalho específico durante as férias. Como é que está essa situação?
R Este trabalho já estava definido, pois a lesão com que acabei a época era bastante complicada. Por isso, nesta fase é importante dar continuidade a esse trabalho, mas estou a sentir-me muito bem, sem problemas.
P Como é que o Sporting vai encarar a participação na Liga dos Campeões?
R Trata-se de uma competição de alto gabarito, onde o nível dos jogos é muito difícil, mas na qual desejamos ir o mais longe possível. Estamos muito motivados, cheios de vontade e empenho em participar numa prova dessa categoria. Aqui, na Europa, é a maior competição de clubes, vou estrear-me nela esta época e quero fazer uma boa campanha.
P Como é que analisa a forma como os adversários do Sporting estão a trabalhar neste defeso?
R Desde que cheguei ao Sporting, em 2003/04, que o nível do campeonato português tem vindo a aumentar. Este ano não será diferente, pois o Benfica e o FC Porto estão a preparar-se bem, e todos teremos as nossas hipóteses.
P Acredita que o facto de ter mantido a estrutura-base pode tornar o Sporting mais favorito à vitória final?
R Não penso que sejamos favoritos, mas temos realmente uma grande base, que transitou da época passada, reforçada ainda com os jogadores contratados e com os jovens, como Djaló, Veloso ou Rui Patrício. Tudo isso nos deixa mais fortes, mas o Campeonato será uma grande disputa entre todos.
P Qual a sua opinião sobre Yannick Djaló, um jovem atacante formado no Sporting e que, esta época, faz parte do plantel?
R Já o conhecia há bastante tempo. Penso que terá um futuro brilhante à sua frente e desejo-lhe muita sorte, para que consiga ser feliz.
P E o seu compatriota Moisés: trata-se de um bom reforço?
R É excelente – vi-o jogar no Vitória da Bahia e no Cruzeiro. Penso que vai ajudar bastante o Sporting.
P Vai voltar a ser o responsável pela marcação de penáltis?
R É uma situação que ainda não está definida, e cuja responsabilidade de decisão cabe ao treinador. Eu vou treinar-me com afinco para poder ser um dos eleitos, mas é Paulo Bento quem vai fazer essa escolha. Na época passada, falhei dois penáltis consecutivos, não me sentia bem psicologicamente para continuar a marcar e pedi ao treinador para deixar essa responsabilidade, mas agora já está tudo bem, e estou pronto para isso, caso assim o entendam.
Liedson confia nas capacidades de Custódio e Pedro Barbosa para desempenhar os respectivos papéis de capitão e director de futebol do Sporting. Para o atacante baiano, o médio leonino, tal como Ricardo e Moutinho, já demonstrou a sua competência para liderar o grupo: "Acho que foi uma boa escolha. O Custódio já demonstrou ser um bom líder, assim como o Ricardo e o Moutinho. Este, apesar de muito jovem, já exibe muita maturidade."
Quanto ao regresso de Pedro Barbosa, agora nas funções de director para o futebol, o camisola 31 relembra o espírito de liderança do antigo centrocampista: "Quando eu cheguei ao Sporting, ele era o capitão, um jogador respeitado e que aprendi a admirar. Acredito que o Sporting fez uma boa escolha."

Sem comentários: