quinta-feira, julho 20, 2006

Notícia do "Pravda" sobre a transferência de Manuel Fernandes

Manuel Fernandes viajou ontem, ao início da tarde, para Inglaterra, com o intuito de ultimar a transferência para o Portsmouth, onde se juntará a Pedro Mendes.
O interesse do emblema inglês no internacional português é antigo, tal como O JOGO adiantou em primeira mão na edição do passado dia 1, mas só esta semana se estabeleceu o acordo com o Benfica.
As primeiras propostas apresentadas não agradaram aos dirigentes encarnados, e só depois de os valores terem ultrapassado um pouco os oito milhões de euros é que o Benfica deu o aval à transferência do camisola 14, que irá assinar um contrato válido por quatro ou cinco temporadas. O médio português tratou ontem de alguns pormenores burocráticos relativos à mudança e realizará hoje os habituais exames médicos – recorde-se que o atleta não se tem treinado sob a orientação de Fernando Santos, por se encontrar a recuperar de uma pubalgia –, indispensáveis para a concretização da transferência.
Apenas e só quando estas questões estiverem resolvidas é que Manuel Fernandes será oficialmente apresentado como o mais recente reforço à disposição de Harry Redknapp, confesso admirador das capacidades técnicas do internacional português.
Ao que tudo indica, até amanhã a transferência será consumada, conforme Milan Mandaric revelou a O JOGO. "Ainda há algumas questões por resolver, mas esperamos apresentá-lo oficialmente nos próximos dias", começou por dizer o presidente do Portsmouth. "Ainda tem de efectuar alguns exames médicos. Valores envolvidos? Neste momento. não fica bem falar sobre isso."
À partida para Inglaterra, Manuel Fernandes escusou-se a tecer comentários sobre esta nova etapa da sua carreira.

7 comentários:

Vermelho disse...

amigo zex:
a diferença a existir é de pormenor.
O certo é que os vários orgãos de comunicação social mostram-se unânimes no valor da transferência.
Aliás, o Record ainda vai mais longe "Manuel Fernandes vai mesmo deixar o Benfica. O jogador já se despediu dos seus companheiros e viaja nas próximas horas para Inglaterra onde quinta-feira deverá realizar os habituais exames médios e assinar um contrato com o Portsmouth, válido por quatro temporadas.
Em "rota de colisão" com o clube da Luz há várias semanas, Manuel Fernandes, segundo várias fontes, vai para a "Premier League" auferir um salário cinco vezes superior ao actual.
O Benfica vai receber do Portsmouth 9 milhões de euros que, somados aos 6 que o fundo de investimento MSI já havia desembolsado, permite aos encarnados embolsarem 15 milhões de euros, um recorde financeiro."
Abraço.

Vermelho disse...

amigo zex:
apenas disse que "pelo conteúdo da notícia parecem ser 15 milhões pelos 50% do passe.
Veremos."
Reconhece que não insinuei nada, apenas fiz um comentário com base na notícia publicada.
Aliás, fiz mesmo uma ressalva -"veremos".
Mas, parece que foram, realmente, 15 milhões o montante que o Benfica embolsou com a transferência, contabilizados os proventos decorrentes das duas alienações que efectuou.
A MSI também fez um belo negócio se acaso vendeu pelo mesmo preço do Benfica. Viu o investimento valorizado em 2 milhões de Euros em apenas um ano.
O valor parece-me bastante bom.
Ontem, não tive oportunidade de retorquir algumas afirmações, como tal, fá-lo-ei agora.
No que concerne ao Paulo Ferreira não disse que tinha sido vendido por 30 milhões, mas sim por valores idênticos a esses.
No que tange ao propalado valor de 8,5 milhões a dividir por dois, tal afirmação nunca poderia corresponder à realidade, pois que o Benfica não poderia vender o que não era seu, ou seja, a totalidade do passe.
Obviamente, que aquele valor teria que corresponder ao montante pago ao Benfica.
No que se refere ao valor de Cannavaro e Emerson e sua extrapolação para o valor da transferência de Manuel Fernandes pareceu-me destituída de qualquer sentido lógico.
Primeiro, o mercado não funciona de forma uniforme, pelo que qualquer extrapolação perde lógica.
Segundo, Cannavaro e Emerson são jogadores da Juventus que foi despromovida à Serie B com a agravante de iniciar o campeonato com 30 pontos negativos, para além de serem jogadores na casa dos 30 anos, ou seja, o seu passe mostra-se desvalorizado pela urgência da sua venda, fruto do decréscimo de receitas, do elevado salário que auferem e da previsível estadia da Juventus, pelo menos, dois anos na Serie B, e pela circunstância de terem já 30 anos.
O Manuel Fernandes é um jovem, com elevada margem de progressão, para além do jogador português se encontrar muito valorizado na Europa.
Comparar uma e outra situação parece-me, no mínimo, temerário.
Abraço.

Unknown disse...

Parece ser de interesse chamar aqui à colacção o que o condómino Holtreman aqui publicou ontem.

"Redknapp has also agreed a £5.8m fee for Benfica's central midfielder Manuel Fernandes and is ready to make a £4m offer to City for central defender Sylvain Distin."

£5,8 correspondem aproximadamente a 8,4 milhões de euros, sendo este o valor que se tem falado em Portugal mas apenas por metade do passe do Manuel Fernandes.
Mas como se vê da notícia acima publicada, terá sido esse o valor total que o clube inglês dispendeu com a compra do Manuel Fernandes.
Não faz qualquer sentido a imprensa inglesa referir apenas o valor que o Portmouht pagou ao Benfica, de forma que aquele montante parece ser o preço da totalidade do passe do jogador.

O que me parece é que a imprensa portuguesa tem andado a especular:
Ouviu falar em 8,5 milhões de euros e pôs a conjecturar:
8,5 milhões de euros deverá ser a parte do benfica, donde a totalidade do passe custou 15 milhões de euros.
E especularam mais ainda, pois que ao chegarem a este número de 15 milhões de euros, avançaram logo para que este valor como sendo o que o Benfica teria recebido!
Ridículo.
Nenhuma dúvida existiria sobre esta questão se o Benfica estivesse obrigado a declarar o valor dos negócios que celebra, como estão o SCP e o FCP.

Vermelho disse...

amigo carlos:
para além de remeter para o meu comentário supra, dir-te-ei que especulação fazes tu no teu comentário.
abraço.

Vermelho disse...

amigo zex:
o teu comentário é a confirmação daquilo que afirmo.
Dizes que o valor pelo qual o Paulo Ferreira foi vendido foi um exagero. De acordo.
Mas, foi precisamente isso que quis enfatizar.
Se o Paulo Ferreira foi vendido por 20 milhões por que não o Manuel Fernandes ser vendido por 30?!
Existe uma correspondência diminuta entre o puro valor futebolístico de um jogador e o valor da sua transferência.
O valor das transferências depende de múltiplos factores, um dos quais, como bem referes, o clube comprador.
Ora, neste momento se há clube com uma política de aquisições semelhante à do Chelsea é, precisamente, à sua dimensão, o Portsmouth.
Assim, como bem dizes, os exageros de uns podem ser imitados pelos outros.
Para mim, face ao valor futebolístico do jogador, à conjuntura, à idade do jogador, à circunstância de ser internacional A por Portugal, ao clube vendedor, ao clube comprador e ao País de destino, o Manuel Fernandes poderia ser perfeitamente transaccionado por 30 milhões.
Foi neste sentido que disse "valer, vale".
abraço.

Unknown disse...

Amigo Vermelho:
Eu não estou a especular.
Estou a tentar perceber como é que ontem a imprensa dizia que o Benfica ia receber 15 milhões de euros pelo Manuel Fernandes, o que significava que o seu custo total teria sido 30 milhões de euros!

Veja-se esta notícia publicada ontem na Bola on line:

"ASF
De acordo com a Renascença, que avançou com a notícia, o Benfica vende ao Portsmouth os cinquenta por cento que ainda detinha do passe do jogador. A outra metade do passe já havia sido vendida pelo clube da Luz a um Fundo de Investimentos. No total o Benfica receberá pela transferência de Manuel Fernandes para aquele clube inglês cerca de 15 milhões de euros."

Sublinho:
NO TOTAL, O BENFICA RECEBERÁ PELA TRANSFERÊNCIA CERCA DE 15 MILHÕES DE EUROS"

Como é que se chegou a este número?
Só por mera especulação, pois que hoje já se fala só em 8,5 milhões de euros!
Sendo certo que com base naquela notícia que o Holtreman publicou, parece que 8,5 milhões de euros terá sido o custo total do passe do Manuel Fernandes.

VermelhoNunca disse...

Amigo Carlos, esperemos a comunicação do clube inglês, pois eles tornarão público a valor do negócio,inclusivé o valor pago a empresários, pois em Inglaterra funciona-se assim.