quinta-feira, junho 01, 2006

Diminuição do Passivo - Uma notícia que se saúda

Há boas e más notícias nas contas do terceiro trimestre do exercício de 2005/06 divulgadas ontem pelo FC Porto em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
As más podem resumir-se num número: 17,49 milhões de euros de prejuízo.
Ainda assim, um valor que regista uma ligeira melhoria em relação aos 17,75 milhões de prejuízo registados no período homólogo da última temporada.
Uma melhoria tanto mais significativa quanto a eliminação prematura do FC Porto na Liga dos Campeões afastou a equipa dos oitavos-de-final da prova, o que resultou numa diminuição de cerca de 2,5 milhões de euros (cerca de oito por cento) em relação ao mesmo período do último exercício.
Para a ligeira melhoria registada nos números, relativamente ao exercício anterior, contribuíram de uma forma decisiva os cortes feitos ao nível das despesas correntes.
Os custos com pessoal, nomeadamente os custos salariais, sofreram um corte de 7,9 milhões (26 por cento) em relação ao mesmo período do exercício anterior.
Os empréstimos de alguns jogadores, como Hélder Postiga, Léo Lima, Leandro e Leandro do Bonfim, permitiu aliviar a carga salarial libertando a tesouraria para outras prioridades.
Por outro lado, as despesas com fornecedores baixaram cerca de dois milhões de euros (15 por cento), o que permitiu ao clube poupar cerca de 10 milhões de euros nas despesas correntes, compensando parcialmente a perda de receitas provocada pela eliminação prematura na Liga dos Campeões.
Entretanto, o passivo do clube ascende actualmente a 115,7 milhões de euros, mas também aqui há boas notícias, uma vez que em relação às contas apresentadas em Junho de 2005 se regista uma diminuição de 17,8 milhões de euros.
De resto, considerando que estas são contas intercalares, nas quais não se inclui, por exemplo, a venda de Diego a título definitivo ao Werder Bremen por seis milhões de euros, é de admitir uma melhoria nas contas a apresentar a 30 Junho.
Aliás, por essa altura, é natural que existam outras mais valias decorrentes das transferências de jogadores.
Na história da SAD portista, nunca se deixou de realizar mais valias com transferências nesta altura do ano e as notícias mais recentes permitem adivinhar que esta temporada não será excepção.
De resto, o triunfo do FC Porto na Taça de Portugal mas especialmente a conquista do campeonato permitem antecipar as receitas resultantes da participação na Liga dos Campeões, um factor considerado essencial para o equilíbrio financeiro dos clubes nacionais e estrangeiros.

Sem comentários: