quinta-feira, junho 01, 2006

Tanto mercado para tão pouco valor... Incongruências

A verba pedida pelo FC Porto ao Bayer Leverkusen para a transferência de Hugo Almeida é um começo de conversa, mas um começo de conversa que já tem uma certeza: esta época, o internacional sub-21 só abandona o clube se for transferido em definitivo. Emprestado, não.
Tem sido essa a resposta dos dragões a todas as abordagens relativas ao ponta-de-lança.
Está apenas claro que, se a intenção for negociá-lo, o FC Porto tem com quem: o Hamburgo e agora o Bayer, que enviou aos dragões um intermediário devidamente mandatado para solicitar as condições do negócio.
O número que os alemães receberam como resposta estará acima dos seis milhões de que há uma semana se falava. A questão seguinte, ainda por esclarecer, é se os portistas põem ou não a hipótese de o discutir.
Liquidez é o problema dos clubes interessados em Hugo Almeida.
No caso do Roma, foi mesmo o factor decisivo, já que os italianos vinculavam a negociação com o FC Porto à venda do egípcio Mido ao Tottenham.
Como a transferência falhou, ficou o pretendente em banho-maria, mas o mesmo acontecimento que afastou o Roma aproximou o Hamburgo, neste momento o candidato mais endinheirado, porque, para o lugar de Mido, os londrinos contrataram o bósnio Barbarez, por 16 milhões de euros, quantia agora estacionada nos cofres do clube alemão, à espera de ser gasta num novo lote de avançados.
As próximas semanas dirão se a escolha recai sobre Hugo Almeida e se o Bayer Leverkusen, agora conhecedor da base de negociação, decide intrometer-se.
Entretanto, não há novidades do mercado inglês, onde o jogador mantém alguns admiradores e que desde sempre é apontado como o destino mais provável para as suas características.
Outro detalhe importante ainda por esclarecer é o ponto de vista do FC Porto a respeito do jogador.
Oficialmente, Hugo Almeida não foi dado como dispensável, o que até seria contraproducente se a intenção for de facto transferi-lo, mas a contratação de um ponta-de-lança alto e a permanência de Adriano no plantel indicam que terá pouco espaço de manobra na próxima época.
A decisão de circunscrever as hipóteses à saída em definitivo é outro sinal de que a transferência seria bem acolhida.

Sem comentários: