segunda-feira, maio 08, 2006

Análise à Jornada

Como estive no ECC e não possuo o dom da ubiquidade, não vi os jogos de Benfica e Sporting, apenas os resumos.
Em Paços de Ferreira, o Benfica terminou o campeonato vergado ao peso de uma derrota que é espelho fiel de uma temporada medíocre.
Incoerência táctica, estratégica e na formulação do onze titular.
Koeman, uma vez mais, deu de si uma imagem pobre, de um treinador à deriva numa equipa cujo balneário não domina há muito.
É inconcebível conceder a titularidade a um jogador que não joga desde Dezembro.
O proscrito Karyaka reapareceu e a alinhar num lugar que já se viu não pode ser o seu.
Na ala, Karyaka não rende, simplesmente porque não pode, não possui características para tal.
Se a intenção era justificar a dispensa, então Koeman desempenhou o seu papel na perfeição.
Mas, não foi só por aí que a equipa falhou.
Falhou, também, na abordagem ao jogo e na esquematização da equipa.
Como escrevi, o Benfica não pode fazer alinhar, em simultâneo, três médios de contenção nas competições nacionais (salvo em alguma situação esporádica e devidamente justificada).
Com a inclusão de Beto, Petit e Manuel Fernandes cercea-se a capacidade criativa da equipa, subjugando-a a um modelo de transição assente no pontapé longo.
Entre os médios e Miccoli criam-se, pelo menos, uns bons 30 metros de distância, reduzindo a capacidade de construção e de finalização da equipa.
A par destas incongruências tácticas e estratégicas, o Benfica surgiu na Mata Real descrente, falho de motivação, ausente de vontade. E isto quando ainda havia um objectivo a disputar...
Da conjugação de tudo isto, o insucesso emerge como consequência natural.
A vantagem ao intervalo não premiava qualquer superioridade benfiquista, mas sim a fortuna de um lance ocasional numa primeira parte enfadonha, em que as equipas se recearam mutuamente.
No dealbar da segunda parte, Moretto num lance inenarrável, de tão caricato que foi, ofereceu o empate ao Paços.
Inacreditável o erro de Moretto. Já vi muito frango, mas como este nunca.
Daí até final, viu-se um Paços pletórico de vontade de vencer, de garra frente a um Benfica abúlico, apático, sem chama e sem garra.
Venceu o Paços e bem.
Da derrota há que retirar o que de positivo poderá encerrar, a saber a saída de Koeman.
O holandês chegou ao fim da linha, o seu espaço de manobra é nulo e a saída inevitável.
Iniciar a próxima época com Koeman ao leme seria um suicídio, tão fragilizado que está o técnico.
Como se viu com Jesualdo aquando da sua passagem como técnico principal do Benfica e com Peseiro este ano no Sporting, começar uma época com a massa associativa descrente das capacidades do treinador acarreta que ao primeiro desaire a paz podre reinante venha à tona e daí ao descalabro seja um pequeno passo.
Vejamos como Veiga irá resolver este problema, sabendo-se que o Benfica não pode suportar os custos financeiros da demissão de Koeman.
Em Alvalade, o Sporting venceu bem.
Foi melhor, quis ganhar e fez por isso.
Foi mais agressivo e mais competente que o Braga.
Marcou um golo e remeteu-se, como sempre, a uma postura de contenção, não permitindo a criação de ocasiões de perigo por parte dos bracarense (com excepção de um lance no final da partida em que João Tomás ganhou nas alturas a Ricardo e Delibasic atirou por cima).
Atingiu o 2º lugar com todo o merecimento, ainda para mais quando o seu adversário directo não apresentou qualidade futebolística mais do que mediana e pautou as suas exibições por uma inconstância atroz.
Parabéns a Paulo Bento por ter construído uma equipa da manta de retalhos que lhe deram.
No Bessa, um Boavista em perda e um Porto de segunda protagonizaram um fraco espectáculo de futebol, no qual apenas o golo de Lizandro e alguns lances de João Pinto e Anderson se salvaram.
Desfecho justo e natural, numa clara partida de fim de época.
Nos restantes jogos, discutia-se a permanência.
Sem surpresa Guimarães e Rio Ave acompanharam Penafiel na descida e com surpresa o Belenenses juntou-se-lhes.
Sofri a bom sofrer, ontem, no ECC.
A 15 minutos do fim, a Briosa estava na Liga de Honra.
Jogo impróprio para cardíacos (como eu gosto desta expressão e ontem foi-o literalmente para um indivíduo que se encontrava uma fila atrás de mim), no qual a AAC conseguiu milagrosamente o empate salvador.
E digo milagrosamente porque a qualidade da exibição da Académica foi confrangedora.
Não fôra o crer, a raça e vontade de vencer evidenciados após os dois golos do Marítimo e a Briosa teria saído derrotada.
Com 0-2 no marcador, a mole humana que praticamente enchia o ECC achava-se mergulhada na mais profunda descrença.
Ansiava-se por um nulo em Penafiel.
Eis senão quando, Joeano "inventa" um golo.
Numa jogada de insistência, Joeano acredita que consegue chegar à bola, antecipa-se a Van der Gagh e, perante Marcos, não perdoa.
Renascia a esperança.
O público empolgou-se e a equipa acompanhou-o.
Pressão imensa sobre os insulares e numa recuperação de Brum a meio-campo, este isola Alcantâra que é derrubado no interior da área.
Penalty indiscutível que Joeano não desperdiçou.
Uma sensação de alívio perpassou pelo ECC.
Numa má época, o sofrimento foi até final.
Nos restantes jogos, destaque para a vitória e salvação do Gil Vicente.
Quando parecia impossível, Paulo Alves encetou uma recuperação notável que desaguou no sucesso de ontem.
Pelo contrário, Couceiro, de hesitação em hesitação, desceu de divisão pela segunda vez.
Aliás, ainda que mantenha uma aura de bom treinador, o certo é que no seu curto percurso como treinador principal acumula já duas descidas.
Porém é justo dizer que a descida do Belenenses ficou-se muito mais a dever à instabilidade directiva e financeira vivida no clube do que à acção de Couceiro enquanto treinador principal.
Erros na construção do plantel, ausência de uma liderança clara e ordenados em atraso conjugaram-se entre si para o insucesso verificado.
Por seu turno, a descida do Guimarães assentou mais em aspectos desportivos.
Atraso e inc0mpletude na escolha do plantel, dispersão pelas competições europeias, instabilidade no corpo técnico, desequilíbrios vários no plantel e a distinta filosofia de jogo e matriz táctica dos técnicos que comandaram a equipa ao longo da temporada, constituiram o caldo necessário ao desenlace sucedido.
Desta vez, a pressão dos adeptos teve efeito contrário - se em múltiplas situações no passado, a massa associativa do Vitória catapultou a equipa para as vitórias, esta época os jogadores não souberam lidar com a pressão diária exercida pelos adeptos.
Findo o campeonato, glória aos vencedores, honra aos vencidos.

21 comentários:

VermelhoNunca disse...

Concordo com a sua análise, e saúdo com agrado o seu fair-play. Para o ano há mais. Uma referência à Naval, que também fez uma recuperação verdadeiramente notável, embora praticando um futebol horroroso.

samsalameh disse...

Também estive no ECC e pude constatar pela primeira vez como há adeptos que sofrem a bem sofrer. Ainda pensei que fosse caso de chamar a Cruz Vermelha quando vi o adepto sentado atrás do Sr. Administrador deste blog a chorar, a tremer, a suar e a sentir a (demasiada e até de mais) paixão que tem pela Briosa na altura em que Joeano se preparava para marcar o golo da Salvação.
Não vi ainda os golos das restantes jornadas, pois tive uma viagem de 200 km. para fazer mal terminou o jogo contra o Marítimo.
Porém, estive atento aos relatos das restantes partidas e aos comentários sobre os jogos que ouvi na rádio.
Creio que o Benfica perdeu (infelizmente bem!), mas como diz o Grande Veiga o SLB terá uma receita extraordinária, pois fará mais um jogo que Sporting e Porto no acesso à Champions...Assim o espero!!!
Fiquei, como é óbvio, contente com a descida do Guimarães que espero que se mantenha durante bastante tempo na Liga de Honra.
Quanto ao Belenenses foi a surpresa, mas mais uma vez se vê que Couceiro não é treinador de futebol.
Parabéns a Jorge Jesus, pois colocou o Leiria no 7º e honroso lugar.
Uma nota de realce para a próxima temporada, pois a Beira Litoral terá 4 clubes na I Liga, a saber, Beira-Mar, Académica, U. Leiria e Naval.
Concordo com o Sr. Inca quando diz que a Naval não merecia ter ficado. Joga mal, tem um estádio horrível e os nomes dos jogadores são do mais caricato da Liga Bet and Win.

Unknown disse...

Termina em grande o Snr. Administrador este espaço da "Análise à Jornada" que se tornou uma referência neste blog.
Demonstrando, mais uma vez, inquestionável imparcialidade, apresentou-nos aqui um espelho fiel da última jornada deste nosso campeonato.
Reconheceu a péssima época com que o seu clube, o Benfica, presenteou os seus adeptos.
Do "vamos ganhar tudo" dos seus dirigentes ao 3º lugar do campeonato e à eliminação da Taça de Portugal, em casa, por uma equipa que desceu de divisão, fica uma época frustrante para os benfiquistas.
Salva-se, apenas, a boa carreira que fez na Liga dos Campeões, onde conseguiu atingir os quartos de final e se bateu com as melhores equipas daquela competição.
Embora tenha sido principalmente a sorte que tenha levado o Benfica tão longe, os resultados obtidos em tal competição serviram para amenizar a péssima campanha a nível interno e evitou, creio, a saída prematura de Koeman.

Quanto ao resultado de ontem do Benfica, idêntico ao que se verificou no Rio-Ave-SCP que tanta polémica gerou, é caso para perguntar se os jogadores do Benfica não terão querido facilitar a vida ao Paços.
De facto, frangos como aquele com que o Moreto nos presenteou parecem encomendados, e leva-nos a pensar se o Benfica não terá, ontem, feito o papel do Rio-Ave no jogo com o SCP.
Boa questão para colocar ao Koeman.

Quanto ao SCP, garantiu o segundo lugar e vai ter acesso directo, merecidamente, à Liga dos Campeões.
Não gostei da qualidade futebolística exibida pelo SCP este ano.
Não sei se se trata do estilo do Paulo Bento ou se é fruto dos jogadores que a equipa (não) tem.
Inclino-me mais para esta última hipótese.
Penso que o SCP precisa de se reforçar com um bom médio, um bom organizador de jogo (Carlos Martins, infelizmente, parece não ter profissionalismo para se guindar a tal posição) e um bom atacante para acompanhar o Liedson.
Com tais reforços, e mantendo a coreência defensiva desta época (era Paulo Bento) o SCP poderá fazer boa campanha na Champions.

O FCP após um início de época muito fraco, acaba o campeonato em grande forma.
Tem grandes jogadores - isso nunca foi questionado - que conseguiram, finalmente, encaixar na táctica pretendida pelo Adrianse.
Não deixo de estar curioso para ver com é que esta equipa se vai portar, para o ano, na Liga dos Campeões.

Quanto à Briosa, foi sofrer até ao fim.
Nelo Vingada teve, a meu ver, grande responsabilidade em tal situação.
Nunca acertou na colocação dos jogadores em campo, que muitas vezes jogam fora da sua posição.
Insistiu demasiado tempo em Hugo Alcântara para o eixo da defesa quando, afinal, existia no plantel um central de boa qualidade, como se viu ontem no EAMR - o Ezequias.
Manteve o Joeano afastado da equipa enquanto o Marcel era jogador da Académica e, para mim, Joeano é bem superior ao Marcel - segura melhor a bola, finta melhor, transporta jogo, e marcou 13 golos!.
Mantém o Brum à frente dos defesas, não lhe dando liberdade para subir - ontem, esse papel foi feito pelo "grande" Andrade - quando Brum é talvez, o melhor jogador da Académica.
Caso se confirme a sua saída, Nelo Vingada não deixará saudades em Coimbra.

Unknown disse...

Condómino Z:
Espanta-me ao dizer que o penaltie sobre o Hugo Alcantara é duvidoso.
Esteve no ECC?
O defesa do Marítimo atira-se literalmente aos pés do rapaz quando ele se preparava para - tenho a certeza - falhar mais um golo.
Mas, independentemente disso, acertou-lhe nas pernas e fê-lo cair.
Se isso não é penaltie, já não sei o que é.

Condómino Mínimo:
Tem de rever os seus apontamentos.
Não foi o Manuel José que substituiu o Mourinho no Leiria.
Foi exactamente o contrário.
O Mourinho foi para o Leiria quando o Manuel José dali saiu.

Vermelho disse...

amigo zex:
se avalias um jogador pelo desempenho num jogo, tudo bem.
Assim, deves considerar o Baía um péssimo guarda-redes, pois que os frangos da amadora e luz assim o comprovam.
Como disse e reafirmo, o Moretto será um valor a confirmar no próximo campeonato.
Tem qualidades físicas para o lugar extraordinárias - estatura e elasticidade.
Falta-lhe escola, experiência e tranquilidade.
No balanço da época, alternou o muito bom com o muito mau.
A sua época pode-se resumir no jogo contra o Barça na Luz.
Vamos ver no que dá.
Tem calma.
Abraço.

Unknown disse...

Concordo que o Moretto tem possibilidades de se tornar um bom guarda-redes.
Contudo, tem muito a aprender.
Há apenas duas épocas, jogava no Felgueiras.
Depois de curta passagem pelo Setúbal, viu-se sem saber como a jogar contra o Barça e o Liverpool.
Deve ter sido muita areia para a camioneta dele.
A sua adaptação ao Benfica devia ter sido feita gradualmente.
Nunca percebi como é que o Koeman lhe deu a titularidade da baliza do Benfica em detrimento do Quim.
Foi mau para o Quim e foi mau para o Moreto.
O Moreto tinha muito a aprender com o Quim e precisava de se ir adaptando, lentamente, a jogar num "grande".
Assim, já ninguém tira ao Moreto a sigla de frangueiro.
De um guarda-redes capaz do melhor e - no minuto seguinte - do pior.
Também aqui o Koeman mostrou ser um mau treinador.
Por isso, serei daqueles que alimentarão a vaga de fundo para que o Koeman fique no Benfica.

Vermelho disse...

amigo Carlos:
Subscrevo, na íntegra, o teu comentário.
Abraço

Unknown disse...

Amigo Vermelho:
Suponho que a tua subscrição, na íntegra, do meu comentário não incluirá a parte final do mesmo, onde manifesto o meu desejo de que o Koeman continue a ser o treinador do SLB na próxima época.

Unknown disse...

Condómino Salame:
E o Idanhense?
Quer-nos por ao corrente do resultado obtido na última jornada e respectiva posição na tabela classificativa?

Vermelho disse...

amigo Carlos:
Obviamente.
Abraço.

samsalameh disse...

Sr. Carlos,
O Idanhense, apesar do Deputado Costa não o ter referido no seu comment ao post de sexta-feira, folgou este fim-de-semana.
Mas desde já aproveito para dizer que irá jogar contra o Peniche no próximo sábado e terminará a época em Soure.
Estou é, neste momento, em posição de revelar, apesar de ainda não poder dizer nomes, que dois jovens de futuro nacional e quiçá internacional foram contratados para a próxima época: um avançado e um nº 10

Vermelho disse...

amigo Costa:
outros que me escuso de qualificar já de lá saíram com mesas de 4 e 3 pernas, respectivamente.

Vermelho disse...

amigo costa:
Para mim, trazer mobliário de Paços Ferreira é sempre um resultado negativo, se para si só o é em determinadas circunstâncias...
Abraço.

samsalameh disse...

Enfim Sr. Deputado Costela ou se calhar é melhor chamar-lhe o Mestre do Plágio.
Mais uma vez uma notícia do Idanhense que todos podem consultar aqui http://www.clubuniaoidanhense.blogspot.com/ foi brilhante copiada por si.
Parabéns!!!
Diga ao menos de onde tira as coisas que copia que a malta daqui agradece.

Outra coisa me apraz questionar: O QUE É QUE GANHOU ESTE ANO O SPORTING?
NADA.
...e por aqui me fico
Um grande bem-haja!

VermelhoNunca disse...

Sr Salame, tenha calma. Não diga que o Sporting não ganhou nada. No futebol profissional nada ganhámos, mas, como sabe, para mim o Sporting é muito mais que futebol. Sei que é duro passar de uma situação em que, supostamente, seriam campeões europeus, para um 3º lugar, e consequente jogo da pré-eliminatória da Champions, mas tem de ter estofo... . Atente que as equipas a quem o benfica mais prejudicou nos últimos jogos, desceram de divisão. Sintomático! Rio Ave e Belenenses poderiam estar a salvo da descida( especialmente o Belenenses que foi espoliado de 3 penalidades).
Ninguém pára o benfica!!!

Unknown disse...

Snr. Same:
Lá tinha de vir Vossa Excelência meter-se com o SCP.
É verdade que o SCP não ganhou nenhuma competição esta época.
E que lhe interessa isso?
Satisfá-lo?
O seu raciocínio parece este: o Benfica não ganhou nada mas não faz mal, pois o SCP também não.

Esquece-se, contudo, o caro condómino que o SCP ficou em 2º lugar no campeonato e que, por isso, tem garantido o acesso à milionária Liga dos Campeões.
Actualmente, e como alguém já disse, o 2º lugar não é o primeiro dos últimos.
Em termos práticos - leia-se, em termos de dinheiro que entrará nos cofres do clube na próxima época - vale tanto como o 1º lugar.
Por isso se pode dizer que o SCP, ainda que não tenha ganho nada, não deixou de ter algumm motivo para regozijo no final da época.

Unknown disse...

Acresce, amigo Lame, que não foram os dirigentes do SCP que andaram no início e meio da época a propalar que iam ganhar tudo, que iam ser campeões europeus, que eram os melhores do Mundo, que ninguém parava o Benfica.
Por isso, e quando desceram à terra, devem ter levado um grande tombo...

Aliás, depois das asneiradas que fizeram a época toda não podia ser de diferente forma.
Contratação de um Robert em fim de época com salário principesco, roubo do Marcel à Briosa, contratação magnífica de um jogador à pior equipa do campeonato, aquisição do maior - em altura - guarda-redes da 1ª Liga e consequente colocação do Quim no banco, aquisições magníficas de Kariaka e de Beto no início da época...
Continuam embriagados pelas declarações de um Presidente que tudo promete, que dispara em todas as direcções como se o Mundo estivesse contra ele e que descobriu agora um triste consolo para a época frustrante que tiveram: foram - diz ele, o Orelhas - o Campeão da Credibilidade.
Parabéns por isso.

VermelhoNunca disse...

Em tempos idos, segundo o jornal "A Bola" quem ficava em segundo( se fosse o benfica, claro) era vice-campeão. Como será que vão tratar o Sporting agora?
Ninguém pára o benfica!!!

samsalameh disse...

Isto da bola é mesmo engraçado. Vocês, sportinguistas, ficaram em segundo, e pronto!!
Não ganharam nada, zero, niente!!!
Tal como o Benfica, nada ganhou!!!
Mas o engraçado da coisa é que vocês cantam de galo, como se ficar em 2º lugar fosse ainda melhor do que ganhar o campeonato.
Pois se querem a minha opinião, para mim, me dé egual!!!!´
Parabéns então ao Sporting, pode ser que assim Vossas Excelências durmam melhor!
O Sr. Holtreman nem aparece...ainda deve estar a comemorar a também vossa grande alegria e regozijo de ficarem em segundo lugar!!!

Unknown disse...

Snr. Lame:
Não desdenhe o segundo lugar só porque o seu Benfica não lá chegou.
Se na próxima época futebolística o seu Benfica não conseguir passar a 3ª pré-eliminatória e, consequentemente, não aceder à Liga Milionária, falaremos, então.
Até lá, tome nota: o 2º lugar é bem melhor que o 3º.
E o próprio 3º lugar é melhor que o 4º, embora nada garanta.
Temos, assim, dois lugares de luxo que se disputam no nosso campeonato, que são o primeiro e o segundo.
E, na luta para este segundo lugar, ganhou o SCP.
O SCP, ao contrário do SLB, já pode, a partir de agora, planear a sua próxima época, na certeza dos milhões que vai embolsar e na segurança de que vai participar na montra do futebol europeu.
O SLB, pelo contrário, terá de se sujeitar e uma terrível pré-eliminatória que, ao que penso, nenhum clube português conseguiu ainda ultrapassar.
É por isso que nós, sportinguistas, estamos contentes.
Não desanimem, como disse o vosso presidente nos States, para o ano será melhor "de certeza absoluta", sendo certo que, este ano, foram os "campeões da credibilidade".

VermelhoNunca disse...

Sr. Salomé:
Fixe estes nomes:
José Duarte; José Domingues, Gonçalo Diogo e Sérgio Domingues Clara Carvalho, Joana Ferreira, Ema Rodrigues e Rita Cunha ,Diogo Abreu e João M. Carvalho,David Ferreira e Nuno Goldschmidt.
Descubra quem são, e não repita que o meu Sporting Clube de Portugal nada ganhou este ano.
Zenhor Ex, ninguém liga ao seu clube, é o problema do amigo ser adepto de um clube de bairro. SE quiser discutir problemas do ser clube ponnha-se ao nível do senhor Salomé e fale do Idanhense.